O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11240 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo central o intuito de analisar a evolução do gênero musical sertanejo para o gênero musical feminejo através da pesquisa qualitativa, investigando o que é gênero musical e explorando a narrativa do feminejo mediante as canções compostas pela cantora e compositora Marília Mendonça. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens. A seguir buscamos compreender o movimento feminista, para que tenhamos embasamento na narrativa da concepção do gênero musical feminejo, e exploramos os conceitos de construções do gênero musical tendo como base as identidades da cultura da hibridização. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias e autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras que nortearam os caminhos observados, destacamos dois autores principais que utilizamos para compreender gênero musical e identidade, Néstor García Canclini e Jesús Martín-Barbero. Com relação às metodologias utilizadas, estas são procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas qualitativas, como a análise de algumas composições da cantora Marília Mendonça para identificar os cenários do gênero musical feminejo. |
id |
USIN_877a2babe6b9174c9a1663e7ff1dc9a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11240 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-05-06T13:46:25Z2022-05-06T13:46:25Z2022-03-14Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2022-05-06T13:46:25Z No. of bitstreams: 1 Amanda Azevedo_.pdf: 1650895 bytes, checksum: def63afd06000f3e90a9a351903aa0b6 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-06T13:46:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda Azevedo_.pdf: 1650895 bytes, checksum: def63afd06000f3e90a9a351903aa0b6 (MD5) Previous issue date: 2022-03-14Este trabalho tem por objetivo central o intuito de analisar a evolução do gênero musical sertanejo para o gênero musical feminejo através da pesquisa qualitativa, investigando o que é gênero musical e explorando a narrativa do feminejo mediante as canções compostas pela cantora e compositora Marília Mendonça. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens. A seguir buscamos compreender o movimento feminista, para que tenhamos embasamento na narrativa da concepção do gênero musical feminejo, e exploramos os conceitos de construções do gênero musical tendo como base as identidades da cultura da hibridização. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias e autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras que nortearam os caminhos observados, destacamos dois autores principais que utilizamos para compreender gênero musical e identidade, Néstor García Canclini e Jesús Martín-Barbero. Com relação às metodologias utilizadas, estas são procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas qualitativas, como a análise de algumas composições da cantora Marília Mendonça para identificar os cenários do gênero musical feminejo.The objective of this work is to analyze the evolution of the musical genre sertanejo into the feminejo using qualitative research. First, we investigate what a musical genre is and explore the narrative of feminejo through different songs by the composer Marilia Mendonça. Therefore, we conduct a contextual review of the history of the sertanejo musical genre since its origins. In this work, we seek to understand the feminist movement to have a foundation in the narrative of creation for this new musical genre, feminejo, and explore the creation of feminejo using the identities of hybrid culture as a base. To achieve the proposed objectives, we use a combination of different methodologies, authors, and researchers. We highlight two primary authors that we use to understand musical genre and identity, Néstor García Canclini and Jesús Martín-Barbero. The different methodologies are procedures for collecting, analyzing, and combining qualitative techniques, such as analyzing some compositions by singer Marília Mendonça to identify scenes of the feminejo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAzevedo, Amanda Vic Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/6531198882244944http://lattes.cnpq.br/0850914521365876Gómez de la Torre, Alberto Efendy MaldonadoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaO acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília MendonçaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoFeminejoFeminismoGênero musicalSertanejoMarília MendonçaFeminismMusical genreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11240info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAmanda Azevedo_.pdfAmanda Azevedo_.pdfapplication/pdf1650895http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11240/1/Amanda+Azevedo_.pdfdef63afd06000f3e90a9a351903aa0b6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11240/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/112402022-05-06 10:46:57.129oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-05-06T13:46:57Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça |
title |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça |
spellingShingle |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça Azevedo, Amanda Vic Ferreira de ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Feminejo Feminismo Gênero musical Sertanejo Marília Mendonça Feminism Musical genre |
title_short |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça |
title_full |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça |
title_fullStr |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça |
title_full_unstemmed |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça |
title_sort |
O acontecimento do “feminejo”: uma análise do gênero musical através de Marília Mendonça |
author |
Azevedo, Amanda Vic Ferreira de |
author_facet |
Azevedo, Amanda Vic Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6531198882244944 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0850914521365876 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Amanda Vic Ferreira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado |
contributor_str_mv |
Gómez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação Feminejo Feminismo Gênero musical Sertanejo Marília Mendonça Feminism Musical genre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminejo Feminismo Gênero musical Sertanejo Marília Mendonça |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Feminism Musical genre |
description |
Este trabalho tem por objetivo central o intuito de analisar a evolução do gênero musical sertanejo para o gênero musical feminejo através da pesquisa qualitativa, investigando o que é gênero musical e explorando a narrativa do feminejo mediante as canções compostas pela cantora e compositora Marília Mendonça. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens. A seguir buscamos compreender o movimento feminista, para que tenhamos embasamento na narrativa da concepção do gênero musical feminejo, e exploramos os conceitos de construções do gênero musical tendo como base as identidades da cultura da hibridização. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias e autores e autoras, pesquisadores e pesquisadoras que nortearam os caminhos observados, destacamos dois autores principais que utilizamos para compreender gênero musical e identidade, Néstor García Canclini e Jesús Martín-Barbero. Com relação às metodologias utilizadas, estas são procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas qualitativas, como a análise de algumas composições da cantora Marília Mendonça para identificar os cenários do gênero musical feminejo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-06T13:46:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-06T13:46:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11240 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11240/1/Amanda+Azevedo_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11240/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
def63afd06000f3e90a9a351903aa0b6 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801845071935438848 |