A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Angélica Maria Teixeira de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/776
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Mestre Mandú no Município de Diamante, sertão da Paraíba, no período de abril de 2014. Com o objetivo de entendermos a utilização dos jogos didáticos no ensino de conteúdos matemáticos. Lançamo-nos em busca de evidenciarmos esta realidade na sala de aula, assim, elegemos uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Itaporanga, Paraíba para aplicarmos algumas atividades que nos possibilitasse entender melhor a aplicação didática de jogos matemáticos no ensino. Para isso adotamos como principais teóricos: Smole, Diniz e Milani (2007), Rêgo e Rêgo (2004), Almeida (2003) dentre outros, e os documentos oficiais: Brasil (1997; 1998) e os Referenciais curriculares do ensino fundamental do estado da Paraíba (2010). Desta forma, a pesquisa foi realizada no mês de abril de 2014 contando com 16 alunos participantes. Adotamos como metodologia de pesquisa um estudo descritivo, sendo caracterizado como uma pesquisa, ação quanto à aquisição e tratamento de dados. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa questionários semiestruturados e observações realizadas pelos pesquisadores durante todo o estudo. Realizamos um pré-teste, individualmente, com os sujeitos no intuito de caracterizá-los com relação ao perfil e quanto aos conhecimentos prévio das operações básicas (noções de somar, subtrair, multiplicar e dividir). O pré-teste foi composto por um questionário contendo oito itens. Em seguida aplicamos o jogo Cubra Doze no intuito de verificarmos o comportamento cognitivo, emocional e social dos participantes. Ao fim do estudo constatamos que o uso de jogos, em especial, neste caso, no contexto educativo, foi um recurso didático de fundamental importância para a resolução de problemas e a discussão da matemática. Os alunos participaram efetivamente de todos os momentos da pesquisa, se mostrando interessados e desafiados, melhorando sua atenção, concentração, o raciocínio lógico e planejamento de ação.
id UFPB-2_30d9cd2d52e2061b77bccb72c8a77691
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/776
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str 2546
spelling 2014-09-22T20:00:17Z2014-09-22T20:00:17Z2014-09-22https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/776O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Mestre Mandú no Município de Diamante, sertão da Paraíba, no período de abril de 2014. Com o objetivo de entendermos a utilização dos jogos didáticos no ensino de conteúdos matemáticos. Lançamo-nos em busca de evidenciarmos esta realidade na sala de aula, assim, elegemos uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Itaporanga, Paraíba para aplicarmos algumas atividades que nos possibilitasse entender melhor a aplicação didática de jogos matemáticos no ensino. Para isso adotamos como principais teóricos: Smole, Diniz e Milani (2007), Rêgo e Rêgo (2004), Almeida (2003) dentre outros, e os documentos oficiais: Brasil (1997; 1998) e os Referenciais curriculares do ensino fundamental do estado da Paraíba (2010). Desta forma, a pesquisa foi realizada no mês de abril de 2014 contando com 16 alunos participantes. Adotamos como metodologia de pesquisa um estudo descritivo, sendo caracterizado como uma pesquisa, ação quanto à aquisição e tratamento de dados. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa questionários semiestruturados e observações realizadas pelos pesquisadores durante todo o estudo. Realizamos um pré-teste, individualmente, com os sujeitos no intuito de caracterizá-los com relação ao perfil e quanto aos conhecimentos prévio das operações básicas (noções de somar, subtrair, multiplicar e dividir). O pré-teste foi composto por um questionário contendo oito itens. Em seguida aplicamos o jogo Cubra Doze no intuito de verificarmos o comportamento cognitivo, emocional e social dos participantes. Ao fim do estudo constatamos que o uso de jogos, em especial, neste caso, no contexto educativo, foi um recurso didático de fundamental importância para a resolução de problemas e a discussão da matemática. Os alunos participaram efetivamente de todos os momentos da pesquisa, se mostrando interessados e desafiados, melhorando sua atenção, concentração, o raciocínio lógico e planejamento de ação.This study was conducted at the Municipal Escola Mestre Mandú in the City of Diamante backlands of Paraiba from April 2014. Aiming to understand the use of educational games in teaching math concepts launched in seeking evidenciarmos this reality in the room classroom . Thus , we chose a group of 6th grade of elementary school to a public school located in the municipality of Itaporanga , Paraíba apply to some activities that would enable us to better understand the didactic application of mathematical games in education . For this we adopted as the main theoretical: Smole, Diniz and Milani (2007 ) Rêgo and Rêgo (2004 ) Almeida (2003 ) among others, and official documents: Brazil (1997 , 1998 ) and the Referenciais curriculares do ensino fundamental do estado da Paraíba (2010 ). Thus, the survey was conducted in April 2014 with 16 students participating counting. We adopted a descriptive research methodology study as the purpose of the study, being characterized as an action research as the acquisition and processing of data. Used as the main research instrument semiestruturas questionnaires and observations made by researchers throughout the study. We conducted a pretest, individually, with the subject in order to characterize them with respect to the listing and prior knowledge about the basic operations ( ideas to add, subtract , multiply and divide ). The pre-test consisted of a questionnaire containing eight items . Then apply the cubra doze match in order to track the cognitive, emotional and social behavior of the participants. At the end of the study found that the use of games, especially in this case, in the educational context was a teaching resource of fundamental importance for problem solving and discussion of mathematics. Students participated effectively in all stages of research, showing interested and challenged, improving your attention, concentration, logical thinking and action planning.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2014-09-22T20:00:17Z No. of bitstreams: 1 AMTA22092014.pdf: 1073112 bytes, checksum: bb082f952162e965fd110d25719b1a87 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-22T20:00:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMTA22092014.pdf: 1073112 bytes, checksum: bb082f952162e965fd110d25719b1a87 (MD5)Itaporanga, PB, 2014.Jogos e recreações matemáticasOperações matemáticasJogo cubra dozeMathematics games and recreationsMathematical operationsGame cover twelveA utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFarias, Severina Andréa Dantas de.Araújo, Angélica Maria Teixeira de.Matemáticaporreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILAMTA22092014.pdf.jpgAMTA22092014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3187https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/6/AMTA22092014.pdf.jpg58066b11fc663354e0952027aaeee84aMD56TEXTAMTA22092014.pdf.txtAMTA22092014.pdf.txtExtracted texttext/plain65612https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/5/AMTA22092014.pdf.txtce67d75c4fc6b65c8225699d4463a08cMD55ORIGINALAMTA22092014.pdfAMTA22092014.pdfapplication/pdf1073112https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/1/AMTA22092014.pdfbb082f952162e965fd110d25719b1a87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7762020-03-09 13:43:00.444oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-02-28T09:23:00.660916Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
title A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
spellingShingle A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
Araújo, Angélica Maria Teixeira de.
Jogos e recreações matemáticas
Operações matemáticas
Jogo cubra doze
Mathematics games and recreations
Mathematical operations
Game cover twelve
title_short A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
title_full A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
title_fullStr A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
title_full_unstemmed A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
title_sort A utilização de jogos na matemática do ensino fundamental: caso do Cubra Doze.
author Araújo, Angélica Maria Teixeira de.
author_facet Araújo, Angélica Maria Teixeira de.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Severina Andréa Dantas de.
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Angélica Maria Teixeira de.
contributor_str_mv Farias, Severina Andréa Dantas de.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e recreações matemáticas
Operações matemáticas
Jogo cubra doze
Mathematics games and recreations
Mathematical operations
Game cover twelve
topic Jogos e recreações matemáticas
Operações matemáticas
Jogo cubra doze
Mathematics games and recreations
Mathematical operations
Game cover twelve
description O presente trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Mestre Mandú no Município de Diamante, sertão da Paraíba, no período de abril de 2014. Com o objetivo de entendermos a utilização dos jogos didáticos no ensino de conteúdos matemáticos. Lançamo-nos em busca de evidenciarmos esta realidade na sala de aula, assim, elegemos uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Itaporanga, Paraíba para aplicarmos algumas atividades que nos possibilitasse entender melhor a aplicação didática de jogos matemáticos no ensino. Para isso adotamos como principais teóricos: Smole, Diniz e Milani (2007), Rêgo e Rêgo (2004), Almeida (2003) dentre outros, e os documentos oficiais: Brasil (1997; 1998) e os Referenciais curriculares do ensino fundamental do estado da Paraíba (2010). Desta forma, a pesquisa foi realizada no mês de abril de 2014 contando com 16 alunos participantes. Adotamos como metodologia de pesquisa um estudo descritivo, sendo caracterizado como uma pesquisa, ação quanto à aquisição e tratamento de dados. Utilizamos como principal instrumento de pesquisa questionários semiestruturados e observações realizadas pelos pesquisadores durante todo o estudo. Realizamos um pré-teste, individualmente, com os sujeitos no intuito de caracterizá-los com relação ao perfil e quanto aos conhecimentos prévio das operações básicas (noções de somar, subtrair, multiplicar e dividir). O pré-teste foi composto por um questionário contendo oito itens. Em seguida aplicamos o jogo Cubra Doze no intuito de verificarmos o comportamento cognitivo, emocional e social dos participantes. Ao fim do estudo constatamos que o uso de jogos, em especial, neste caso, no contexto educativo, foi um recurso didático de fundamental importância para a resolução de problemas e a discussão da matemática. Os alunos participaram efetivamente de todos os momentos da pesquisa, se mostrando interessados e desafiados, melhorando sua atenção, concentração, o raciocínio lógico e planejamento de ação.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-22T20:00:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-22T20:00:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/776
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.none.fl_str_mv Itaporanga, PB, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.department.fl_str_mv Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/6/AMTA22092014.pdf.jpg
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/5/AMTA22092014.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/1/AMTA22092014.pdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/776/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58066b11fc663354e0952027aaeee84a
ce67d75c4fc6b65c8225699d4463a08c
bb082f952162e965fd110d25719b1a87
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br
_version_ 1815449139164479488