Utilização de materiais manipuláveis para o ensino do cálculo de áreas: uma proposta de sequência didática
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27735 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma sequência didática direcionada ao 6° ano do Ensino Fundamental, contemplando o cálculo de área por meio da utilização de material manipulativo. A investigação desenvolvida buscou responder à questão problema de pesquisa: como podemos utilizar o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem do cálculo de área no 6° ano do Ensino Fundamental?. Para responder tal questionamento, foram levadas em consideração as situações que dão sentido ao conceito de área, apresentadas por Ferreira (2010) e alguns tipos de tarefas para a grandeza área contempladas por Santos (2015). A pesquisa, aqui apresentada, é caracterizada, conforme os procedimentos técnicos, por um estudo bibliográfico de pesquisas e materiais já publicados que abordam o ensino de Grandezas e medidas, enfatizando o cálculo de áreas e o uso de material manipulável para o Ensino de Matemática. A partir desse estudo pudemos selecionar alguns documentos oficiais como os PCN (BRASIL, 1998), os RCEF/PB (GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, 2010) e a BNCC (BRASIL, 2018), que expõem orientações para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental, e alguns trabalhos de pesquisa, tais como Bellemain e Lima (2002), Facco (2003), Secco (2007) e Douady e Perrin-Glorian (1989, apud FERREIRA, 2010), além de Ferreira (2010), que abordam o ensino de grandezas e medidas e cálculo de área. Selecionamos também, para nos orientar na elaboração da sequência didática, pesquisadores da área de Educação Matemática, tais como Lorenzato (2006), Rêgo e Rêgo (2006) e Passos (2006), que trazem contribuições sobre a utilização do material manipulativo no Ensino de Matemática. Concluímos que, com esse trabalho, pudemos apresentar ao professor de Matemática, e outros profissionais da área, uma proposta de sequência didática para o ensino de cálculo de área no 6° ano do Ensino Fundamental por meio do uso de materiais manipulativos e de fácil acesso, como o papel quadriculado, o Tangram, e triângulos confeccionados a partir de cartolina. A partir de nossas reflexões e estudos, vimos que a sequência didática proposta pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de área de figuras planas, que entendemos de considerável importância, tanto para o currículo escolar quanto para o cotidiano, bem como para outras áreas de conhecimento, além da própria Matemática. A proposta aqui apresentada pode ser modificada e adaptada para cada realidade de sala aula, desde que leve em consideração as premissas teóricas utilizadas para a elaboração das atividades da sequência. |
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2023-08-14T12:34:45Z2023-08-14T12:34:45Z2019-09-09https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27735Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma sequência didática direcionada ao 6° ano do Ensino Fundamental, contemplando o cálculo de área por meio da utilização de material manipulativo. A investigação desenvolvida buscou responder à questão problema de pesquisa: como podemos utilizar o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem do cálculo de área no 6° ano do Ensino Fundamental?. Para responder tal questionamento, foram levadas em consideração as situações que dão sentido ao conceito de área, apresentadas por Ferreira (2010) e alguns tipos de tarefas para a grandeza área contempladas por Santos (2015). A pesquisa, aqui apresentada, é caracterizada, conforme os procedimentos técnicos, por um estudo bibliográfico de pesquisas e materiais já publicados que abordam o ensino de Grandezas e medidas, enfatizando o cálculo de áreas e o uso de material manipulável para o Ensino de Matemática. A partir desse estudo pudemos selecionar alguns documentos oficiais como os PCN (BRASIL, 1998), os RCEF/PB (GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, 2010) e a BNCC (BRASIL, 2018), que expõem orientações para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental, e alguns trabalhos de pesquisa, tais como Bellemain e Lima (2002), Facco (2003), Secco (2007) e Douady e Perrin-Glorian (1989, apud FERREIRA, 2010), além de Ferreira (2010), que abordam o ensino de grandezas e medidas e cálculo de área. Selecionamos também, para nos orientar na elaboração da sequência didática, pesquisadores da área de Educação Matemática, tais como Lorenzato (2006), Rêgo e Rêgo (2006) e Passos (2006), que trazem contribuições sobre a utilização do material manipulativo no Ensino de Matemática. Concluímos que, com esse trabalho, pudemos apresentar ao professor de Matemática, e outros profissionais da área, uma proposta de sequência didática para o ensino de cálculo de área no 6° ano do Ensino Fundamental por meio do uso de materiais manipulativos e de fácil acesso, como o papel quadriculado, o Tangram, e triângulos confeccionados a partir de cartolina. A partir de nossas reflexões e estudos, vimos que a sequência didática proposta pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de área de figuras planas, que entendemos de considerável importância, tanto para o currículo escolar quanto para o cotidiano, bem como para outras áreas de conhecimento, além da própria Matemática. A proposta aqui apresentada pode ser modificada e adaptada para cada realidade de sala aula, desde que leve em consideração as premissas teóricas utilizadas para a elaboração das atividades da sequência.This Course Conclusion work aimed to present a didactic sequence directed to the 6th grade of Elementary School, contemplating the area calculation through the use of manipulative material, and it sought to answer the research problem question “how can we use the manipulative material in the process of teaching and learning the area calculation in the 6th grade of elementary school? ”. To answer this question, we considered the situations that give meaning to the concept of area, presented by Ferreira (2010) and some types of tasks for the greatness area contemplated by Santos (2015). The research presented here is of an applied nature and it is characterized, according to the technical procedures, by a bibliographical study of research and published materials that deal with the teaching of greatness and measures, emphasizing the calculation of areas and the use of manipulable material for teaching of math. From this study we could to select some official documents such as the PCN (BRAZIL, 1998), the RCEF / PB (GOVERNMENT OF THE STATE OF PARAÍBA, 2010) and the BNCC (BRAZIL, 2018), which expose guidelines for teaching Mathematics in Education Fundamental, and some research works, such as Bellemain and Lima (2002), Facco (2003), Secco (2007) and Douady and Perrin-Glorian (1989, apud FERREIRA, 2010), and Ferreira (2010), which address the teaching of greatness and measures and area calculation. We also selected to guide us in the elaboration of the didactic sequence researchers in the area of Mathematical Education, such as Lorenzato (2006), Rêgo and Rêgo (2006) and Passos (2006), who make contributions on the use of manipulative material in Mathematics Teaching. We conclude that, with this work, we could to present to the Mathematics teacher, and other professionals in the area, a proposal for a didactic sequence for the teaching of area calculus in the 6th grade of elementary school through the use of manipulative and easily accessible materials. , such as graph paper, Tangram, and triangles made from card stock. From our reflections and studies, we saw that the proposed didactic sequence can help in the process of teaching and learning the content of flat figures area, which we understand of considerable importance, both for the school curriculum, for the daily life and other areas of learning knowledge beyond mathematics itself. The proposal presented here can be modified and adapted to each classroom reality, as long as it takes into account the theoretical premises used for the elaboration of the sequence activities.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-14T12:34:45Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KelineSerafimdeAndrade__TCC.pdf: 1691381 bytes, checksum: 1455f7b0964c2360d57343dc98bc55e7 (MD5) KelineSerafimdeAndrade__TERMO.pdf: 500943 bytes, checksum: c1863fed9979152a703bf7aa514a78c0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-14T12:34:45Z (GMT). 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Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma sequência didática direcionada ao 6° ano do Ensino Fundamental, contemplando o cálculo de área por meio da utilização de material manipulativo. A investigação desenvolvida buscou responder à questão problema de pesquisa: como podemos utilizar o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem do cálculo de área no 6° ano do Ensino Fundamental?. Para responder tal questionamento, foram levadas em consideração as situações que dão sentido ao conceito de área, apresentadas por Ferreira (2010) e alguns tipos de tarefas para a grandeza área contempladas por Santos (2015). A pesquisa, aqui apresentada, é caracterizada, conforme os procedimentos técnicos, por um estudo bibliográfico de pesquisas e materiais já publicados que abordam o ensino de Grandezas e medidas, enfatizando o cálculo de áreas e o uso de material manipulável para o Ensino de Matemática. A partir desse estudo pudemos selecionar alguns documentos oficiais como os PCN (BRASIL, 1998), os RCEF/PB (GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, 2010) e a BNCC (BRASIL, 2018), que expõem orientações para o ensino de Matemática no Ensino Fundamental, e alguns trabalhos de pesquisa, tais como Bellemain e Lima (2002), Facco (2003), Secco (2007) e Douady e Perrin-Glorian (1989, apud FERREIRA, 2010), além de Ferreira (2010), que abordam o ensino de grandezas e medidas e cálculo de área. Selecionamos também, para nos orientar na elaboração da sequência didática, pesquisadores da área de Educação Matemática, tais como Lorenzato (2006), Rêgo e Rêgo (2006) e Passos (2006), que trazem contribuições sobre a utilização do material manipulativo no Ensino de Matemática. Concluímos que, com esse trabalho, pudemos apresentar ao professor de Matemática, e outros profissionais da área, uma proposta de sequência didática para o ensino de cálculo de área no 6° ano do Ensino Fundamental por meio do uso de materiais manipulativos e de fácil acesso, como o papel quadriculado, o Tangram, e triângulos confeccionados a partir de cartolina. A partir de nossas reflexões e estudos, vimos que a sequência didática proposta pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de área de figuras planas, que entendemos de considerável importância, tanto para o currículo escolar quanto para o cotidiano, bem como para outras áreas de conhecimento, além da própria Matemática. A proposta aqui apresentada pode ser modificada e adaptada para cada realidade de sala aula, desde que leve em consideração as premissas teóricas utilizadas para a elaboração das atividades da sequência. |
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