Inclusão escolar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3570 |
Resumo: | O tema “Educação Inclusiva”, apesar de frequentemente estar presente nas discussões e pesquisas no meio acadêmico, apresenta-se ainda como um relevante objeto de investigação. A importância dessas investigações aumenta à medida que crescem as inquietações sobre como os profissionais da educação contemplam um trabalho voltado para a inclusão. Nesta perspectiva essa pesquisa apresenta como objetivos: Investigar o conhecimento dos profissionais da Educação Infantil relacionado ao trabalho com alunos portadores de necessidades especiais em classes comuns de Educação Infantil, e refletir a respeito da inclusão social a partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania com base na Educação Inclusiva; Refletir sobre a importância da Educação Inclusiva na educação e na sociedade como um todo; Analisar o que os professores da Educação Infantil conhecem e pensam sobre o trabalho com a educação inclusiva; Analisar o posicionamento dos professores de Educação Infantil sobre o impacto deste processo de inclusão no cotidiano escolar. Para tanto, nos baseamos em estudos como os de Montoan (2003), que aborda o atendimento educacional especializado. Também nos aportamos nos estudos de Warschauer (2006), Demo (1984), Carvalho (2004), Blanco (1998), Mittler (2003), Vygotsky (1998), Facion (2003) Hemminingson e Borell (2002), Mazotta (1996). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário em uma creche e uma escola, ambas localizadas na cidade de Malta-PB. O corpus foi composto por oito professores atuantes em escolas públicas e creches. Verificamos que os professores pesquisados não têm a exata compreensão da dimensão do modelo inclusivo, mesmo que em alguns pontos elas se aproximem do que vem sendo debatido pelos especialistas. Assim, ainda trazem em seu discurso muitos preconceitos que estão presentes na nossa sociedade relacionados a educação inclusiva, por exemplo, que incluir é apenas proporcionar um atendimento diferenciado, ou até mesmo igual. Portanto, diante dos resultados obtidos, conclui-se que as educadoras apresentam um conhecimento razoavel sobre a educação inclusiva, sendo um dos maiores problemas sobre os princípios e práticas da inclusão. |
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Nesta perspectiva essa pesquisa apresenta como objetivos: Investigar o conhecimento dos profissionais da Educação Infantil relacionado ao trabalho com alunos portadores de necessidades especiais em classes comuns de Educação Infantil, e refletir a respeito da inclusão social a partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania com base na Educação Inclusiva; Refletir sobre a importância da Educação Inclusiva na educação e na sociedade como um todo; Analisar o que os professores da Educação Infantil conhecem e pensam sobre o trabalho com a educação inclusiva; Analisar o posicionamento dos professores de Educação Infantil sobre o impacto deste processo de inclusão no cotidiano escolar. Para tanto, nos baseamos em estudos como os de Montoan (2003), que aborda o atendimento educacional especializado. Também nos aportamos nos estudos de Warschauer (2006), Demo (1984), Carvalho (2004), Blanco (1998), Mittler (2003), Vygotsky (1998), Facion (2003) Hemminingson e Borell (2002), Mazotta (1996). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário em uma creche e uma escola, ambas localizadas na cidade de Malta-PB. O corpus foi composto por oito professores atuantes em escolas públicas e creches. Verificamos que os professores pesquisados não têm a exata compreensão da dimensão do modelo inclusivo, mesmo que em alguns pontos elas se aproximem do que vem sendo debatido pelos especialistas. Assim, ainda trazem em seu discurso muitos preconceitos que estão presentes na nossa sociedade relacionados a educação inclusiva, por exemplo, que incluir é apenas proporcionar um atendimento diferenciado, ou até mesmo igual. Portanto, diante dos resultados obtidos, conclui-se que as educadoras apresentam um conhecimento razoavel sobre a educação inclusiva, sendo um dos maiores problemas sobre os princípios e práticas da inclusão.The theme "Inclusive Education", despite often being present in discussions and research in academia, still presents itself as an important subject of investigation. The importance of these investigations increases as growing concerns about the education professionals include work toward inclusion. In this perspective this research has the following objectives: To investigate the knowledge of professionals from kindergarten related to working with students with special needs in regular classes in Early Childhood Education, and reflect on the social inclusion from the perspective of human rights and the concept of citizenship based on Inclusive Education; Reflect on the importance of Inclusive Education in education and society as a whole; analyze what teachers from kindergarten know and think about working with inclusive education; Analyze the positioning of teachers in Early Childhood Education on the impact of the inclusion process in everyday school. For this, we rely on such studies as Montoan (2003), which addresses the specialized educational services. Also we bring in the studies by Warschauer (2006), Demo (1984), Carvalho (2004), Blanco (1998), Mittler (2003), Vygotsky (1998), Facion (2003) Hemminingson and Borell (2002), Mazotta (1996). This is a descriptive qualitative study conducted through a questionnaire in a kindergarten and a school, both located in the town of Malta-PB. The corpus was composed of eight teachers working in public schools and kindergartens. We found that the teachers surveyed did not have an exact understanding of the size of the inclusive model, even though at some points they approach than has been debated by experts. So even bring in his speech many prejudices that are present in our society related to inclusive education, for example, to include only provide a differentiated service, or even equal. Therefore, given the results, it is concluded that educators have a reasonable knowledge about inclusive education, one of the biggest problems on the principles and practices of inclusion.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-05T13:57:34Z No. of bitstreams: 1 EGS01032014.pdf: 804693 bytes, checksum: 4e8072684f1b3b7dba144e01fcb57cd1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-05T13:57:34Z (GMT). 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