Transtorno do espectro do autismo e sua relação com a educação musical : uma revisão de literatura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Neto, Oriosvaldo Travassos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26635
Resumo: O trabalho pedagógico com a música para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser compreendido como a relação comunicativa, afinal, ouvir, cantar, dançar através de uma música são ações que representam uma linguagem corporal, encontradas em diversas culturas, haja vista a participação e os inúmeros benefícios que já foram efetivamente verificados na história da humanidade, e cujos registros indicam que tais ações benéficas da música estão presentes na vida dos indivíduos desde as primeiras civilizações. Logo, compreende-se que música é a representação de uma forma de linguagem espontaneamente acolhida pelos indivíduos sociais. Estabeleceu-se como pergunta central deste estudo a seguinte indagação: Como os aspectos relacionados ao processo do ensino de música podem auxiliar no desenvolvimento de crianças com TEA? E, como objetivo geral, compreender como o contexto do processo do ensino de música pode colaborar com o desenvolvimento de crianças com TEA. A presente pesquisa anseia contribuir com os estudos cujo debate esteja pautado na construção social e educativa de ambientes educativos de inclusão, principalmente para despertar a interação e o conhecimento por meio do trabalho com a música. Acerca do percurso metodológico, este estudo apresenta características de natureza bibliográfica, e pode ser classificado como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados indicam, que, a educação musical, pode atuar de forma positiva quando associada a outras intervenções não-musicais, tal como a Terapia Lúdica, que utiliza de jogos e brinquedos como mediadores para alcançar objetivos terapêuticos, ampliando a possibilidade de generalização das brincadeiras musicais em outros contextos.
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spelling 2023-04-03T12:56:18Z2023-01-202023-04-03T12:56:18Z2022-12-22https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26635O trabalho pedagógico com a música para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser compreendido como a relação comunicativa, afinal, ouvir, cantar, dançar através de uma música são ações que representam uma linguagem corporal, encontradas em diversas culturas, haja vista a participação e os inúmeros benefícios que já foram efetivamente verificados na história da humanidade, e cujos registros indicam que tais ações benéficas da música estão presentes na vida dos indivíduos desde as primeiras civilizações. Logo, compreende-se que música é a representação de uma forma de linguagem espontaneamente acolhida pelos indivíduos sociais. Estabeleceu-se como pergunta central deste estudo a seguinte indagação: Como os aspectos relacionados ao processo do ensino de música podem auxiliar no desenvolvimento de crianças com TEA? E, como objetivo geral, compreender como o contexto do processo do ensino de música pode colaborar com o desenvolvimento de crianças com TEA. A presente pesquisa anseia contribuir com os estudos cujo debate esteja pautado na construção social e educativa de ambientes educativos de inclusão, principalmente para despertar a interação e o conhecimento por meio do trabalho com a música. Acerca do percurso metodológico, este estudo apresenta características de natureza bibliográfica, e pode ser classificado como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados indicam, que, a educação musical, pode atuar de forma positiva quando associada a outras intervenções não-musicais, tal como a Terapia Lúdica, que utiliza de jogos e brinquedos como mediadores para alcançar objetivos terapêuticos, ampliando a possibilidade de generalização das brincadeiras musicais em outros contextos.The pedagogical work with music for autistic children can be understood as a communicative relationship, after all, listening, singing, dancing through music are actions that represent a body language, found in different cultures, given the participation and the countless benefits that already were effectively verified in the history of humanity, and whose records indicate that such beneficial actions of music awaken in individuals since the first civilizations. Therefore, it is understood that music is the representation of a form of language spontaneously accepted by social individuals. The following question was established as the central question of this study: How can aspects related to the music teaching process help in the development of children with ASD? And, as a general objective, to understand how the context of the music teaching process can collaborate with the development of children with ASD. This research aims tocontribute to studies whose debate is based on the social and educational construction of educational inclusion environments, mainly to awaken interaction and knowledge through working with music. About the methodological path, this study presents characteristics of a bibliographical nature, and can be classified as descriptive research with a qualitative approach. The results indicate that musical education can act positively when associated with other non-musical interventions, such as Ludic Therapy, which uses games and toys as mediators to achieve therapeutic goals, expanding the possibility of generalizing musical games. in other contexts.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T12:56:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OTCN20012023.pdf: 542789 bytes, checksum: d5a97e34855bab006ad805de9e85d3fb (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-03T12:56:18Z (GMT). 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Campos Neto, Oriosvaldo Travassos
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topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musical.
Autismo.
Aprendizagem.
Música - Saúde.
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Autismo.
Aprendizagem.
Música - Saúde.
description O trabalho pedagógico com a música para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser compreendido como a relação comunicativa, afinal, ouvir, cantar, dançar através de uma música são ações que representam uma linguagem corporal, encontradas em diversas culturas, haja vista a participação e os inúmeros benefícios que já foram efetivamente verificados na história da humanidade, e cujos registros indicam que tais ações benéficas da música estão presentes na vida dos indivíduos desde as primeiras civilizações. Logo, compreende-se que música é a representação de uma forma de linguagem espontaneamente acolhida pelos indivíduos sociais. Estabeleceu-se como pergunta central deste estudo a seguinte indagação: Como os aspectos relacionados ao processo do ensino de música podem auxiliar no desenvolvimento de crianças com TEA? E, como objetivo geral, compreender como o contexto do processo do ensino de música pode colaborar com o desenvolvimento de crianças com TEA. A presente pesquisa anseia contribuir com os estudos cujo debate esteja pautado na construção social e educativa de ambientes educativos de inclusão, principalmente para despertar a interação e o conhecimento por meio do trabalho com a música. Acerca do percurso metodológico, este estudo apresenta características de natureza bibliográfica, e pode ser classificado como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os resultados indicam, que, a educação musical, pode atuar de forma positiva quando associada a outras intervenções não-musicais, tal como a Terapia Lúdica, que utiliza de jogos e brinquedos como mediadores para alcançar objetivos terapêuticos, ampliando a possibilidade de generalização das brincadeiras musicais em outros contextos.
publishDate 2022
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