Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Liana Monteiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54766
Resumo: O presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.
id UFRN_843d6b9078358df4045a07bd86dfdd17
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54766
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Liana Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/9327621472158173http://lattes.cnpq.br/9224599605968743Nunes, Débora Regina de Paulahttps://orcid.org/0000-0001-8758-8916http://lattes.cnpq.br/1188086132826132Louro, Viviane dos SantosMendes, Jean Joubert Freitas2023-09-11T22:18:38Z2023-09-11T22:18:38Z2018-12-19ARAÚJO, Liana Monteiro de. Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista. Orientador: Jean Joubert Freitas Mendes. 2018. 155f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54766O presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.The present study is in the field of special music education, it recognizes musical learning as an inclusive axis for people with disabilities, and gives emphasis on autism spectrum disorder (ASD) or autism. The research aims to understand how the music learning process mediated by the interaction of mother- autistic child occurs. The method used is the case study in a qualitative approach, since it is understood that this method is adequate to interpret a given context in its singularity and complexity. The methodological design includes the application of a pre-survey questionnaire, class observations and semi-structured interview with selected dyads. Two criteria were used to analyze the data: the analysis of image in motion and the content analysis. Focusing on musical learning, we adapted and applied a musical learning assessment scale (AAM) in two different moments of the research: baseline (initial phase) and guided post-intervention; through of all the results presented in the AAM (Musical Learning Assessment) scales, and the results related to maternal mediation levels in three specific musical activities, it was possible to highlight which activities had greater learning gains, shown after a guided mediation. Thus, we stress the importance of musical learning with family, the promotion of more musical learning spaces with these peculiarities, with reflections, theories and, above all, musical practices on the subject in focus, amplifying the knowledge regarding the musical education of the person with autism.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsica e autismoMúsica e educação especialAprendizagem musicalAprendizagem musical em famíliaAutismo - interação mãe-filhoAprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAprendizagemmusicalmediada_Araujo_2018.pdfapplication/pdf4412980https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54766/1/Aprendizagemmusicalmediada_Araujo_2018.pdf8ff050d5c3bbe12ef8bf33f7e8a60338MD51123456789/547662023-09-11 19:19:13.687oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54766Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-11T22:19:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
title Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
spellingShingle Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
Araújo, Liana Monteiro de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música e autismo
Música e educação especial
Aprendizagem musical
Aprendizagem musical em família
Autismo - interação mãe-filho
title_short Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
title_full Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
title_fullStr Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
title_full_unstemmed Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
title_sort Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista
author Araújo, Liana Monteiro de
author_facet Araújo, Liana Monteiro de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9327621472158173
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9224599605968743
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Débora Regina de Paula
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8758-8916
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1188086132826132
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Louro, Viviane dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Liana Monteiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
contributor_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Música e autismo
Música e educação especial
Aprendizagem musical
Aprendizagem musical em família
Autismo - interação mãe-filho
dc.subject.por.fl_str_mv Música e autismo
Música e educação especial
Aprendizagem musical
Aprendizagem musical em família
Autismo - interação mãe-filho
description O presente estudo se situa no campo da educação musical especial, reconhecendo a aprendizagem musical como eixo inclusivo para pessoas com deficiência, dando ênfase mais especificamente ao transtorno do espectro autista (TEA) ou autismo. A pesquisa tem por objetivo geral descrever como ocorre a aprendizagem musical mediada pela interação mãe-filho autista. O método utilizado foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa, por entender que esse método é próprio quando se quer interpretar um determinado contexto na sua singularidade e complexidade. O desenho metodológico incluiu aplicação de questionário pré-pesquisa, observação das aulas e realização de entrevista semi-estruturada com as díades selecionadas. Para análise dos dados foram adotados dois critérios: a análise de imagem em movimento e a análise de conteúdo. Focalizando na aprendizagem musical, adaptamos e aplicamos uma escala de avaliação da aprendizagem musical. Nessa escala, elegemos as atividades que foram realizadas com maior frequência pelas díades durante o período compreendido na pesquisa, que foram: a apreciação musical, a execução instrumental e a linguagem musical. Os dados foram colhidos em dois momentos distintos da pesquisa: Linha de base (fase inicial) e Pós-Intervenção orientada; por meio de todos os resultados apresentadas nas escalas de AAM (Avaliação da Aprendizagem musical). Também analisamos os resultados relacionados aos níveis de mediação maternos durante essas três atividades musicais e foi possível destacar em quais atividades houve maiores ganhos de aprendizagem, refletida após uma mediação orientada. Assim, foi possível perceber ganhos significativos em mais de uma atividade/elemento musical, desde melhora na execução de um instrumento, a aquisição e estímulo da fala, evidenciando a importância da aprendizagem musical em família, a promoção de mais espaços de aprendizagem musical com essas peculiaridades, com reflexões, teorias e, sobretudo, práticas musicais sobre o tema em foco, ampliando os conhecimentos referentes à educação musical da pessoa com autismo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-11T22:18:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-11T22:18:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Liana Monteiro de. Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista. Orientador: Jean Joubert Freitas Mendes. 2018. 155f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54766
identifier_str_mv ARAÚJO, Liana Monteiro de. Aprendizagem musical mediada pela interação entre mãe-filho autista. Orientador: Jean Joubert Freitas Mendes. 2018. 155f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54766/1/Aprendizagemmusicalmediada_Araujo_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ff050d5c3bbe12ef8bf33f7e8a60338
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777107603947520