As concepções de inovação em educação identificadas nas iniciativas do movimento de inovação na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria de Lourdes Felix de Lacerda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26705
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva classificar as concepções de inovação em educação identificadas nas iniciativas do Movimento de Inovação na Educação - MIE. Trata-se de um recorte da pesquisa de iniciação científica intitulada: Inovação em Educação no Brasil: estudos teóricos, dados estatísticos e instituições (Edital 02/2020/PROPESQ/UFPB), que serviu de contexto para a produção do material empírico analisado neste trabalho. Em termos teóricos, a pesquisa se fundamenta na inovação em educação caracterizada por duas concepções predominantes, a saber: concepção regulatória e concepção emancipatória. A primeira sob um viés econômico, busca atender as demandas do mercado que objetivam o lucro, enquanto a segunda busca promover a emancipação, contribuindo para o debate sobre a importância da inovação na educação. Em termos metodológicos, a pesquisa constitui-se, como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo documental e exploratória, utilizando-se dos seguintes procedimentos: coleta, análise e categorização dos dados obtidos a partir de seleção no banco de dados do MIE. No referido banco de dados, foram identificadas as concepções de inovação em educação presentes. A partir da identificação dessas concepções, avançamos para a categorização dos dados coletados, sistematizando as informações descritas no resumo de cada instituição nos seus respectivos sites, focando nos dados relacionados à gestão, Projeto Político-Pedagógico (PPP) e prática pedagógica com a fundamentação teórica, considerando as características de cada concepção explicitada pelos teóricos citados nesse trabalho, possibilitando a classificação das instituições por concepção de inovação em educação. Conclui-se que a concepção de inovação em educação predominante nas iniciativas inovadoras do Movimento de Inovação na Educação foi a concepção de inovação em educação emancipatória que luta contra os mecanismos de poder, por uma educação de qualidade, inclusiva, na qual o trabalho é visto como uma prática social.
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spelling 2023-04-12T17:03:03Z2023-04-122023-04-12T17:03:03Z2023-12-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26705O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva classificar as concepções de inovação em educação identificadas nas iniciativas do Movimento de Inovação na Educação - MIE. Trata-se de um recorte da pesquisa de iniciação científica intitulada: Inovação em Educação no Brasil: estudos teóricos, dados estatísticos e instituições (Edital 02/2020/PROPESQ/UFPB), que serviu de contexto para a produção do material empírico analisado neste trabalho. Em termos teóricos, a pesquisa se fundamenta na inovação em educação caracterizada por duas concepções predominantes, a saber: concepção regulatória e concepção emancipatória. A primeira sob um viés econômico, busca atender as demandas do mercado que objetivam o lucro, enquanto a segunda busca promover a emancipação, contribuindo para o debate sobre a importância da inovação na educação. Em termos metodológicos, a pesquisa constitui-se, como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo documental e exploratória, utilizando-se dos seguintes procedimentos: coleta, análise e categorização dos dados obtidos a partir de seleção no banco de dados do MIE. No referido banco de dados, foram identificadas as concepções de inovação em educação presentes. A partir da identificação dessas concepções, avançamos para a categorização dos dados coletados, sistematizando as informações descritas no resumo de cada instituição nos seus respectivos sites, focando nos dados relacionados à gestão, Projeto Político-Pedagógico (PPP) e prática pedagógica com a fundamentação teórica, considerando as características de cada concepção explicitada pelos teóricos citados nesse trabalho, possibilitando a classificação das instituições por concepção de inovação em educação. Conclui-se que a concepção de inovação em educação predominante nas iniciativas inovadoras do Movimento de Inovação na Educação foi a concepção de inovação em educação emancipatória que luta contra os mecanismos de poder, por uma educação de qualidade, inclusiva, na qual o trabalho é visto como uma prática social.This Completion Course Work aims to classify the concepts of innovation in education identified in the initiatives of the Education Innovation Movement - EIM. This is an excerpt from the scientific initiation research entitled: Innovation in Education in Brazil: theoretical studies, statistical data and institutions (Notice 02/2020/PROPESQ/UFPB), which served as a context for the production of the empirical material analyzed in this work. In theoretical terms, the research is based on innovation in education characterized by two predominant conceptions, namely: regulatory conception and emancipatory conception. The first, from an economic perspective, seeks to meet market demands aimed at profit, while the second seeks to promote emancipation, contributing to the debate on the importance of innovation in education. In methodological terms, the research is constituted as a research with a qualitative-quantitative approach, of a documentary and exploratory type, using the following procedures: collection, analysis and categorization of data obtained from selection in the EIM database. In that database, the present conceptions of innovation in education were identified. From the identification of these concepts, we proceeded to the categorization of the collected data, systematizing the information described in the summary of each institution on their respective websites, focusing on data related to management, Political-Pedagogical Project (PPP) and pedagogical practice with theoretical foundation, considering the characteristics of each conception explained by the theorists mentioned in this work, enabling the classification of institutions by conception of innovation in education. It is concluded that the conception of innovation in education predominant in the innovative initiatives of the Movement for Innovation in Education was the conception of innovation in emancipatory education that fights against the mechanisms of power, for a quality, inclusive education, in which work is seen. as a social practice.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-04-12T17:03:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MLFLR12042013.pdf: 714877 bytes, checksum: f842f7e53b4c20fcc4975896e2715a27 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-12T17:03:03Z (GMT). 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