Ábaco: Um instrumento milenar para o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27695 |
Resumo: | A matemática marca momentos históricos da humanidade. Com o desenvolvimento desta ciência, diversos povos conseguiram se desenvolver e controlar recursos. Por volta de 5500 A.C, na esteira deste desenvolvimento, como um grande aliado, surge, na mesopotâmia, o ábaco – um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, que representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão). Ainda hoje, esse instrumento tem grandes possibilidades de aplicabilidade no Ensino Fundamental, contribuindo para o ensino de matemática ao despertar nos alunos a capacidade de compreensão das operações básicas. O objetivo desse trabalho é analisar as potencialidades e as limitações do uso do Ábaco no ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho bibliográfico – Estudo do Estado da Arte. Dentro da perspectiva do estado da arte, foi elaborado um quadro com diversos artigos obtidos através da plataforma (Google Acadêmico), onde foi realizado uma triagem de acervos acadêmicos a partir da similaridade temática durante uma análise temporal de 10 anos. Nesse contexto, o quadro teve a seguinte sequência descritiva: Autoria, Título, Local e Ano de Publicação, Tipologia e Palavras Chaves. Esse tipo de pesquisa visou mapear e discutir as produções científicas, em um intervalo de tempo e campo delimitado, que tratem o assunto abordado na pesquisa. De acordo com os principais resultados encontrados nesse trabalho, pode-se afirmar que a maioria dos estudos enalteceram a utilização do ábaco, pontuando que apesar de ser um material bastante antigo, ele é de grande eficiência para o ensino das operações básicas, sendo uma ferramenta crucial para o aprendizado matemático em ambientes escolares dentro de níveis iniciais do Ensino Fundamental. Outros resultados positivos foram constatados ao utilizar recursos didáticos, em particular, materiais manipuláveis como o ábaco, o docente gera novos estímulos nos discentes, deixando a aula mais lúdica, fazendo com que os alunos sejam mais participativos nas aulas. Além disso, foi ressaltado o medo que alguns professores apresentam para usar recursos lúdicos, saindo das teorias. Desta forma, o ábaco ainda é pouco explorado pelos professores que trabalham com matemática no Ensino Fundamental. É necessário portanto, que exista o incentivo das políticas públicas para que os docentes possam se capacitar, de forma a estarem aptos e seguros, para utilizarem novas ferramentas, não somente os livros didáticos tradicionais, a fim de auxiliá-los no processo de aprendizagem de seus alunos. |
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2023-08-10T19:51:35Z2023-08-10T19:51:35Z2022-12-13https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27695A matemática marca momentos históricos da humanidade. Com o desenvolvimento desta ciência, diversos povos conseguiram se desenvolver e controlar recursos. Por volta de 5500 A.C, na esteira deste desenvolvimento, como um grande aliado, surge, na mesopotâmia, o ábaco – um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal, que representam as posições das casas decimais (unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão). Ainda hoje, esse instrumento tem grandes possibilidades de aplicabilidade no Ensino Fundamental, contribuindo para o ensino de matemática ao despertar nos alunos a capacidade de compreensão das operações básicas. O objetivo desse trabalho é analisar as potencialidades e as limitações do uso do Ábaco no ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho bibliográfico – Estudo do Estado da Arte. Dentro da perspectiva do estado da arte, foi elaborado um quadro com diversos artigos obtidos através da plataforma (Google Acadêmico), onde foi realizado uma triagem de acervos acadêmicos a partir da similaridade temática durante uma análise temporal de 10 anos. Nesse contexto, o quadro teve a seguinte sequência descritiva: Autoria, Título, Local e Ano de Publicação, Tipologia e Palavras Chaves. Esse tipo de pesquisa visou mapear e discutir as produções científicas, em um intervalo de tempo e campo delimitado, que tratem o assunto abordado na pesquisa. De acordo com os principais resultados encontrados nesse trabalho, pode-se afirmar que a maioria dos estudos enalteceram a utilização do ábaco, pontuando que apesar de ser um material bastante antigo, ele é de grande eficiência para o ensino das operações básicas, sendo uma ferramenta crucial para o aprendizado matemático em ambientes escolares dentro de níveis iniciais do Ensino Fundamental. Outros resultados positivos foram constatados ao utilizar recursos didáticos, em particular, materiais manipuláveis como o ábaco, o docente gera novos estímulos nos discentes, deixando a aula mais lúdica, fazendo com que os alunos sejam mais participativos nas aulas. Além disso, foi ressaltado o medo que alguns professores apresentam para usar recursos lúdicos, saindo das teorias. Desta forma, o ábaco ainda é pouco explorado pelos professores que trabalham com matemática no Ensino Fundamental. É necessário portanto, que exista o incentivo das políticas públicas para que os docentes possam se capacitar, de forma a estarem aptos e seguros, para utilizarem novas ferramentas, não somente os livros didáticos tradicionais, a fim de auxiliá-los no processo de aprendizagem de seus alunos.Mathematics marks historical moments of humanity. With the development of this science, several peoples were able to develop and control resources, in the wake of this development, as a great ally, the abacus appears in Mesopotamia around five thousand five hundred A.C. The abacus is a rectangular wooden object with poles in the horizontal position, representing the positions of the decimal places (unit, tens, hundred, thousands, units of thousand, tens of thousands, hundreds of thousands, units of a million). Thus, the abacus has great possibilities to be applied in elementary school classes and contribute to the teaching of mathematics, awakening in students the ability to understand logical reasoning issues in understanding basic operations. Therefore, the objective of this work is to analyze the potentialities and limitations of the use of abacus in elementary school. For this, a bibliographic research will be carried out – State of the Art Study. From the perspective of the state of the art, a table was elaborated with several articles obtained through the platform (Google Scholar), where a screening of academic collections was carried out based on thematic similarity in various typologies during a ten year temporal analysis. In this context, the chart had the following descriptive sequence: Authorship, Title, Place and Year of Publication, Typology and Key Words. This type of research aims to map and discuss scientific productions, in a time interval and delimited field, which address the subject addressed in the research. According to the main results found in this work, it can be affirmed in several studies that the abacus is extremely important in the mathematical context, which, despite being a very old material and its efficiency for teaching basic operations, is little explored by teachers working with mathematics in elementary school. In addition, the use of the abacus facilitated the understanding of basic operations of addition and subtraction within teaching environments, being a crucial tool for mathematical learning in school environments within early levels of elementary school, which emphasizes its relevance. Other positive results were observed in the example of the stimulus that these activities with the practices of the use of abacus exert on the students, who were very participative during the teacher's execution, when using didactic resources, in particular, manipulated materials such as the abacus, by using didactic resources, in particular, manipulated materials such as the abacus, it is able to present to students many responses to certain properties in mathematics that are, for these students, difficult to assimilate, and thus to make them able to grasp and/or build a certain knowledge. Then it becomes necessary to review their teaching practices so that future teachers can be trained in a mathematical reality that emerges full of challenges and discoveries. Finally, it is concluded that it is of great importance that during mathematics classes teachers realize the need to use pedagogical instruments for the acquisition of the knowledge of their students.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-10T19:51:35Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Hiallyrodriguesdecarvalho_TCC.pdf: 627772 bytes, checksum: e66b09ee3e96dd2501223846d01ebe28 (MD5) Hiallyrodriguesdecarvalho_TERMO.pdf: 243641 bytes, checksum: b61dbf0b4240b5806fb0934ee1055c07 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-10T19:51:35Z (GMT). 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