As concepções dos professores a respeito da utilização de jogos no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Anderson Diego Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27698
Resumo: Esta pesquisa está inserida na área de educação matemática, precisamente para com os jogos matemáticos, sendo o professor o profissional que busca fortalecer a aprendizagem do discente, colaborar com o aprendizado sendo um mediador, é imprescindível, refletir sobre o uso dos jogos matemáticos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar as respostas dos professores a respeito do uso de jogos matemáticos em sala de aula do ensino fundamental II e médio. A metodologia utilizada nesta pesquisa teve caráter exploratório de punho qualitativo. O tamanho da amostra foram sete professores de duas escolas da rede de ensino do município de Mataraca, localizado no litoral norte da Paraíba. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário diagnóstico contendo 08 questões abertas e 05 fechadas. Após a análise dos resultados foi possível observar que os professores entrevistados não utilizam sem aulas o uso dos jogos em suas aulas de matemática. Além disso, foi possível concluir que, é necessária uma abordagem acadêmica científica a respeito do uso dos jogos com recurso didático. esta pesquisa realizada com os professores, direcionou-se a investigar a visão dos professores sobre o uso dos jogos de matemática na sala de aula e identificar a relevância de práticas educativas com jogos matemáticos para ensino/ aprendizagem segundos as declarações dos professores, realizadas entrevista semiestruturada direcionada aos professores e posteriormente fara-se uma comparação entre estes para pensamentos e metodologia aplicada por cada um professor.
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Após a análise dos resultados foi possível observar que os professores entrevistados não utilizam sem aulas o uso dos jogos em suas aulas de matemática. Além disso, foi possível concluir que, é necessária uma abordagem acadêmica científica a respeito do uso dos jogos com recurso didático. esta pesquisa realizada com os professores, direcionou-se a investigar a visão dos professores sobre o uso dos jogos de matemática na sala de aula e identificar a relevância de práticas educativas com jogos matemáticos para ensino/ aprendizagem segundos as declarações dos professores, realizadas entrevista semiestruturada direcionada aos professores e posteriormente fara-se uma comparação entre estes para pensamentos e metodologia aplicada por cada um professor.This research is inserted in the area of mathematical education, precisely for mathematical games, and the teacher is the professional who seeks to strengthen student learning, collaborate with learning by being a mediator, it is essential to reflect on the use of mathematical games. Thus, this work aimed to analyze the responses of teáceas regarding the use of mathematical games in the classroom of elementary and high school. The methodology used in this research had an exploratory character with a qualitative handle. The sample size was seven teachers from two schools in the city of Mataraca, located on the northern coast of Paraíba. The instrument used for data collection was a diagnostic questionnaire containing 08 open and 05 closed questions. After analyzing the results, it was possible to observe that the teachers interviewed do not use the games in their math classes without classes. In addition, it was possible to conclude that an academic scientific approach regarding the use of games with didactic resources is necessary. this research carried out with the teachers, aimed to investigate the teachers 'view on the use of math games in the classroom and to identify the relevance of educational practices with mathematical games for teaching / learning according to the teachers' statements, carried out semi-structured interview directed to teachers and later a comparison will be made between them for thoughts and methodology applied by each teacher..Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T12:32:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndersonDiegoSilvaGoncalves__TCC.pdf: 1120589 bytes, checksum: 5b56573c3b379f5c6a8ae5dfd9260d08 (MD5) AndersonDiegoSilvaGoncalves__TERMO.pdf: 998753 bytes, checksum: e9a372ebaa80a0eeb4d321adc4b8221c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-11T12:32:36Z (GMT). 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