Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26845 |
Resumo: | Este trabalho analisa a composição musical de Chico Buarque como forma de representação do contexto de fechamento político da ditadura militar brasileira. O recorte selecionado visa fazer a análise de conteúdo de 3 discos de estúdio do compositor, são “Chico Buarque de Hollanda N. 4” de 1970, “Construção” de 1971 e “Chico Buarque” de 1978. Por meio da análise documental, interpreta a influência do contexto social e político na composição de Chico, assim como a postura engajada do compositor visando criticar a ordem ditatorial imposta por meio de uma semântica da repressão. |
id |
UFPB-2_51a1726ccfa879c13cefe4f546533895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26845 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-01T11:49:50Z2023-05-012023-05-01T11:49:50Z2022-12-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26845Este trabalho analisa a composição musical de Chico Buarque como forma de representação do contexto de fechamento político da ditadura militar brasileira. O recorte selecionado visa fazer a análise de conteúdo de 3 discos de estúdio do compositor, são “Chico Buarque de Hollanda N. 4” de 1970, “Construção” de 1971 e “Chico Buarque” de 1978. Por meio da análise documental, interpreta a influência do contexto social e político na composição de Chico, assim como a postura engajada do compositor visando criticar a ordem ditatorial imposta por meio de uma semântica da repressão.Este trabalho analisa a composição musical de Chico Buarque como forma de representação do contexto de fechamento político da ditadura militar brasileira. O recorte selecionado visa fazer a análise de conteúdo de 3 discos de estúdio do compositor, são “Chico Buarque de Hollanda N. 4” de 1970, “Construção” de 1971 e “Chico Buarque” de 1978. Por meio da análise documental, interpreta a influência do contexto social e político na composição de Chico, assim como a postura engajada do compositor visando criticar a ordem ditatorial imposta por meio de uma semântica da repressão.Submitted by ccs ufpb (ccs@cchla.ufpb.br) on 2023-05-01T11:49:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC ALLYSON.pdf: 4506702 bytes, checksum: d6145f5941179ac12de0423299716646 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-01T11:49:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC ALLYSON.pdf: 4506702 bytes, checksum: d6145f5941179ac12de0423299716646 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilCiências SociaisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASDitadura militar. Chico Buarque. Canção de protesto. RepresentaçãoAgora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMatos, CristinaSILVEIRA PALHANO SOUTO, ALLYSON DANIELreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC ALLYSON.pdf.txtTCC ALLYSON.pdf.txtExtracted texttext/plain90257https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/4/TCC%20ALLYSON.pdf.txt6293ee5c4c470241b1a46f0c9a68fdbdMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALTCC ALLYSON.pdfTCC ALLYSON.pdfapplication/pdf4506702https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/1/TCC%20ALLYSON.pdfd6145f5941179ac12de0423299716646MD51123456789/268452023-05-02 03:04:27.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira |
title |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira |
spellingShingle |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira SILVEIRA PALHANO SOUTO, ALLYSON DANIEL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ditadura militar. Chico Buarque. Canção de protesto. Representação |
title_short |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira |
title_full |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira |
title_fullStr |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira |
title_full_unstemmed |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira |
title_sort |
Agora falando sério” : A canção de Chico Buarque como crônica e representação artística do fechamento político nos anos de chumbo da ditadura militar brasileira |
author |
SILVEIRA PALHANO SOUTO, ALLYSON DANIEL |
author_facet |
SILVEIRA PALHANO SOUTO, ALLYSON DANIEL |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA PALHANO SOUTO, ALLYSON DANIEL |
contributor_str_mv |
Matos, Cristina |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Ditadura militar. Chico Buarque. Canção de protesto. Representação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ditadura militar. Chico Buarque. Canção de protesto. Representação |
description |
Este trabalho analisa a composição musical de Chico Buarque como forma de representação do contexto de fechamento político da ditadura militar brasileira. O recorte selecionado visa fazer a análise de conteúdo de 3 discos de estúdio do compositor, são “Chico Buarque de Hollanda N. 4” de 1970, “Construção” de 1971 e “Chico Buarque” de 1978. Por meio da análise documental, interpreta a influência do contexto social e político na composição de Chico, assim como a postura engajada do compositor visando criticar a ordem ditatorial imposta por meio de uma semântica da repressão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-01T11:49:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-01 2023-05-01T11:49:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26845 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/4/TCC%20ALLYSON.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26845/1/TCC%20ALLYSON.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6293ee5c4c470241b1a46f0c9a68fdbd e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 d6145f5941179ac12de0423299716646 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562289721835520 |