A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28246 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se na área do Direito Digital e Direito e Arte, e tem como objetivo compreender a utilização do token não fungível (NFT) como garantia da autenticidade das obras de arte digitais no blockchain, assim entendido como sendo uma série de registros imutáveis de dados com registros de data e hora, gerenciados por um grupo de computadores que não possuem um controle centralizado, razão pela qual é também conhecida como tecnologia disruptiva. Nesse sentido, o alto valor das obras de arte tokenizadas, bem como o reconhecimento do artista nas plataformas de NFT, que se exterioriza para o mundo na atualidade, é recente e traz novos desafios. Assim como o Homem, e como o Direito, a Arte tem uma incrível capacidade de mudar, de se transformar e de se adaptar, variando conforme contextos e novas eras. Busca-se, portanto, compreender a transição do mercado de arte tradicional ao mercado de arte criptográfico do blockchain, traçando um breve histórico sob o qual se respalda o mundo da arte, físico e digital, bem como o que determina a autoria e originalidade em uma obra, uma vez que, em virtude da facilidade de downloads e compartilhamentos de arquivos inerentes ao mundo virtual, a autenticidade de uma obra fica comprometida, e, assim, entender a utilização do NFT e a sua importância na proteção de obras de arte digitais. |
id |
UFPB-2_5264866e280d529977ce380c74f0fb46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/28246 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-09-04T19:15:00Z2021-07-222023-09-04T19:15:00Z2021-07-19https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28246O presente trabalho insere-se na área do Direito Digital e Direito e Arte, e tem como objetivo compreender a utilização do token não fungível (NFT) como garantia da autenticidade das obras de arte digitais no blockchain, assim entendido como sendo uma série de registros imutáveis de dados com registros de data e hora, gerenciados por um grupo de computadores que não possuem um controle centralizado, razão pela qual é também conhecida como tecnologia disruptiva. Nesse sentido, o alto valor das obras de arte tokenizadas, bem como o reconhecimento do artista nas plataformas de NFT, que se exterioriza para o mundo na atualidade, é recente e traz novos desafios. Assim como o Homem, e como o Direito, a Arte tem uma incrível capacidade de mudar, de se transformar e de se adaptar, variando conforme contextos e novas eras. Busca-se, portanto, compreender a transição do mercado de arte tradicional ao mercado de arte criptográfico do blockchain, traçando um breve histórico sob o qual se respalda o mundo da arte, físico e digital, bem como o que determina a autoria e originalidade em uma obra, uma vez que, em virtude da facilidade de downloads e compartilhamentos de arquivos inerentes ao mundo virtual, a autenticidade de uma obra fica comprometida, e, assim, entender a utilização do NFT e a sua importância na proteção de obras de arte digitais.The present work is part of the Digital Law Area as well as Law and Art, and aims to understand the use of the non fungible token (NFT) as a guarantee of the authenticity of digital artworks in the blockchain, wich is a serie of immutable data records with timestamps, managed by a group of computers that do not have centralized control, that is the reason it is also known as disruptive technology. In these terms, the high value of tokenized artwork, as well as the artist's recognition on NFT’s platforms, that is being externalized to the world today, is brand-new and brings new challenges. Like Man, and like Law, an Art has an incredible capacity to change, transform and adapt, varying according to contexts and new eras. The goal is, therefore, to understand the transition from the traditional art market to the blockchain cryptoart market, by delineating a short historical on which the physical and digital art world is supported, as well as what determines authorship and originality in a work, once, due to the ease of downloading and files sharing inherent to the virtual world, the authenticity of an artwork is compromised, and thus, understand the use of NFT and its importance in the protection of digital artworks .Submitted by Gracineide Silva (gracineideehelena@gmail.com) on 2023-09-04T19:15:00Z No. of bitstreams: 1 GRR 190721.pdf: 927201 bytes, checksum: aef5e4d8b7996facca7d6a8f04dcb4e7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-04T19:15:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GRR 190721.pdf: 927201 bytes, checksum: aef5e4d8b7996facca7d6a8f04dcb4e7 (MD5) Previous issue date: 2021-07-19porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilCiências JurídicasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITODireito digitalBlockchainCriptoarteArte - mercadoDigital LawCryptoartArt MarketA UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAINinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFranca Filho, Marcílio Toscanohttp://lattes.cnpq.br/9944148580579344RODRIGUES, GIOVANNA ROCHABEER, Tommy. Pipe-Smoking Alien CryptoPunk NFT Sells For $7.5 Million. Forbes, 11 mar. 2021. Business, p. 1. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/tommybeer/2021/03/11/pipe-smoking-alien-cryptopunk-nft- sells-for-75-million/?sh=47b4b8bf5c56. Acesso em: 17 maio 2021. BUTERIN, Vitalik. Ethereum White Paper: a next-generation smart contract & decentralized application platform. In. Bitcoin Magazine. 2014. Disponível em: https://blockchainlab.com/pdf/Ethereum_white_paper- a_next_generation_smart_contract_and_decentralized_application_platform-vitalik- buterin.pdf. Acesso em 20 de julho de 2021 BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm . Acesso em 10 jun. 2021. Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas. 9 de setembro de 1886. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt- br/servicos/marcas/arquivos/legislacao/convencao_berna.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2021, DONARD, Véronique. A pesquisa em psicologia na era digital: novos campos e modalidades/Research in psychology in the digital age: new fields and forms. Revista San Gregorio, n. 12, p. 27-35, 2016. GATES, Mark. Blockchain: Ultimate Guide to Understanding Blockchain, Bitcoin, Cryptocurrencies, Smart Contracts and the Future of Money. Createspace Independent Publishing Platform, 2017. 126 p. GEORGIEV, George. This CryptoPunk NFT Was Bought for $15K in 2018, Now Sold for $8 Million: Yet another multi-million CryptoPunk was sold today for a whopping $8M. This is one of nine Alien crypto punks and it was bought for just $15K back in 2018. 11 mar. 2021. Disponível em: https://cryptopotato.com/this-cryptopunk-nft-was-bought-for-15k-in-2018- now-sold-for-8-million/. Acesso em: 10 jul. 2021. GONÇALVES, Lukas Ruthes. A tutela jurídica de trabalhos criativos feitos por aplicações de inteligência artificial no Brasil. 2019. 143f. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) – Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. HAYWORTH, Michael E. The ultimate non fungible token (NFT) guidebook: a practical guide to everything NFT in everyday language. 2021. Ebook Kindle. HENRIQUE, João. Conheça 7 aplicações do blockchain: Entenda como é possível utilizar essa tecnologia, conheça 7 aplicações do blockchain e como elas estão mudando o mercado, 12 mar. 2021. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/aplicacoes-do- blockchain. Acesso em: 10 jul. 2021. 35 MAÇOLI, Fábio. Blockchain Advanced: Conceitos Blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/. Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. MAÇOLI, Fábio. Blockchain Advanced: Funcionamento da plataforma blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/ . Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. MAÇOLI, Fábio. Blockchain Advanced: Fundamentação tecnológica blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/ . Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. MAMEDE, Gladston; FILHO, Marcílio Toscano Franca; JÚNIOR, Otavio Luiz Rodrigues. Direito da arte. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2015. MCANDREW. Clare. The art Market 2021. Disponível em: https://d2u3kfwd92fzu7.cloudfront.net/The-Art-Market_2021.pdf 2021. Acesso em: 10 jul. 2021. POYATOS, Henrique. Blockchain Advanced: Aplicações do Blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/ . Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. QUEMIN, Alain. Evolução do mercado de arte: internacionalização crescente e desenvolvimento da arte contemporânea. 2014. ROCHA, Luciano. ECash: como a criação de David Chaum deu início ao sonho cypherpunk. 9 jun. 2018. Disponível em: https://www.criptofacil.com/ecash-como-a-criacao- de-david-chaum-deu-inicio-ao-sonho-cypherpunk/. Acesso em: 10 jul. 2021. SANTOS, Manoel J. Pereira; JABUR, Wilson Pinheiro; ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Autoral. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. GOGH, Vicente Van. Vicent Van Gogh The Letters. Disponível em: http://vangoghletters.org/vg/letters/let805/letter.html . Acesso em: 10 jul. 2021. SIMÕES, Luiz Felipe. O que explica o fenômeno da valorização das criptomoedas em 2021: Especialistas acreditam que a entrada de investidores institucionais e grandes bancos contribuíram para a alta. Estadão, 19 maio 2021. Investimentos, p. 1. Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/criptomoedas-valorizacao-2021. Acesso em: 10 jul. 2021. STRAUB, Thomas; LIRA, Yulgan. Blockchain: a stakeholder analysis. In. AZAN, Wilfrid; CAVALIER, Georges (org.). Des systèmes d'information aux blockchains: Convergence des sciences juridiques, fiscales, économiques et de gestion. 1re edition. Bruxelles: Bruylant Editions, 2021. WOODMANSEE, Martha. The genius and the copyright: Economic and legal conditions of the emergence of the'author'. Eighteenth-century studies, v. 17, n. 4, p. 425-448, 1984.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTGRR 190721.pdf.txtGRR 190721.pdf.txtExtracted texttext/plain77357https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28246/3/GRR%20190721.pdf.txtcfde270cc05c2a59a8d4675cc09bf8caMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28246/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALGRR 190721.pdfGRR 190721.pdfapplication/pdf927201https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28246/1/GRR%20190721.pdfaef5e4d8b7996facca7d6a8f04dcb4e7MD51123456789/282462023-09-05 03:04:29.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN |
title |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN RODRIGUES, GIOVANNA ROCHA CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Direito digital Blockchain Criptoarte Arte - mercado Digital Law Cryptoart Art Market |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DO TOKEN NÃO FUNGÍVEL (NFT) COMO GARANTIA DA AUTENTICIDADE DAS OBRAS DE ARTE DIGITAIS NO BLOCKCHAIN |
author |
RODRIGUES, GIOVANNA ROCHA |
author_facet |
RODRIGUES, GIOVANNA ROCHA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franca Filho, Marcílio Toscano |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9944148580579344 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, GIOVANNA ROCHA |
contributor_str_mv |
Franca Filho, Marcílio Toscano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Direito digital Blockchain Criptoarte Arte - mercado Digital Law Cryptoart Art Market |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito digital Blockchain Criptoarte Arte - mercado Digital Law Cryptoart Art Market |
description |
O presente trabalho insere-se na área do Direito Digital e Direito e Arte, e tem como objetivo compreender a utilização do token não fungível (NFT) como garantia da autenticidade das obras de arte digitais no blockchain, assim entendido como sendo uma série de registros imutáveis de dados com registros de data e hora, gerenciados por um grupo de computadores que não possuem um controle centralizado, razão pela qual é também conhecida como tecnologia disruptiva. Nesse sentido, o alto valor das obras de arte tokenizadas, bem como o reconhecimento do artista nas plataformas de NFT, que se exterioriza para o mundo na atualidade, é recente e traz novos desafios. Assim como o Homem, e como o Direito, a Arte tem uma incrível capacidade de mudar, de se transformar e de se adaptar, variando conforme contextos e novas eras. Busca-se, portanto, compreender a transição do mercado de arte tradicional ao mercado de arte criptográfico do blockchain, traçando um breve histórico sob o qual se respalda o mundo da arte, físico e digital, bem como o que determina a autoria e originalidade em uma obra, uma vez que, em virtude da facilidade de downloads e compartilhamentos de arquivos inerentes ao mundo virtual, a autenticidade de uma obra fica comprometida, e, assim, entender a utilização do NFT e a sua importância na proteção de obras de arte digitais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-22 2023-09-04T19:15:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-04T19:15:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28246 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
BEER, Tommy. Pipe-Smoking Alien CryptoPunk NFT Sells For $7.5 Million. Forbes, 11 mar. 2021. Business, p. 1. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/tommybeer/2021/03/11/pipe-smoking-alien-cryptopunk-nft- sells-for-75-million/?sh=47b4b8bf5c56. Acesso em: 17 maio 2021. BUTERIN, Vitalik. Ethereum White Paper: a next-generation smart contract & decentralized application platform. In. Bitcoin Magazine. 2014. Disponível em: https://blockchainlab.com/pdf/Ethereum_white_paper- a_next_generation_smart_contract_and_decentralized_application_platform-vitalik- buterin.pdf. Acesso em 20 de julho de 2021 BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm . Acesso em 10 jun. 2021. Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas. 9 de setembro de 1886. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt- br/servicos/marcas/arquivos/legislacao/convencao_berna.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2021, DONARD, Véronique. A pesquisa em psicologia na era digital: novos campos e modalidades/Research in psychology in the digital age: new fields and forms. Revista San Gregorio, n. 12, p. 27-35, 2016. GATES, Mark. Blockchain: Ultimate Guide to Understanding Blockchain, Bitcoin, Cryptocurrencies, Smart Contracts and the Future of Money. Createspace Independent Publishing Platform, 2017. 126 p. GEORGIEV, George. This CryptoPunk NFT Was Bought for $15K in 2018, Now Sold for $8 Million: Yet another multi-million CryptoPunk was sold today for a whopping $8M. This is one of nine Alien crypto punks and it was bought for just $15K back in 2018. 11 mar. 2021. Disponível em: https://cryptopotato.com/this-cryptopunk-nft-was-bought-for-15k-in-2018- now-sold-for-8-million/. Acesso em: 10 jul. 2021. GONÇALVES, Lukas Ruthes. A tutela jurídica de trabalhos criativos feitos por aplicações de inteligência artificial no Brasil. 2019. 143f. 2019. Dissertação (Mestrado em Direito) – Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. HAYWORTH, Michael E. The ultimate non fungible token (NFT) guidebook: a practical guide to everything NFT in everyday language. 2021. Ebook Kindle. HENRIQUE, João. Conheça 7 aplicações do blockchain: Entenda como é possível utilizar essa tecnologia, conheça 7 aplicações do blockchain e como elas estão mudando o mercado, 12 mar. 2021. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/aplicacoes-do- blockchain. Acesso em: 10 jul. 2021. 35 MAÇOLI, Fábio. Blockchain Advanced: Conceitos Blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/. Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. MAÇOLI, Fábio. Blockchain Advanced: Funcionamento da plataforma blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/ . Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. MAÇOLI, Fábio. Blockchain Advanced: Fundamentação tecnológica blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/ . Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. MAMEDE, Gladston; FILHO, Marcílio Toscano Franca; JÚNIOR, Otavio Luiz Rodrigues. Direito da arte. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2015. MCANDREW. Clare. The art Market 2021. Disponível em: https://d2u3kfwd92fzu7.cloudfront.net/The-Art-Market_2021.pdf 2021. Acesso em: 10 jul. 2021. POYATOS, Henrique. Blockchain Advanced: Aplicações do Blockchain. Disponível em: https://on.fiap.com.br/ . Pdf. Acesso em: 20 abr. 2021. QUEMIN, Alain. Evolução do mercado de arte: internacionalização crescente e desenvolvimento da arte contemporânea. 2014. ROCHA, Luciano. ECash: como a criação de David Chaum deu início ao sonho cypherpunk. 9 jun. 2018. Disponível em: https://www.criptofacil.com/ecash-como-a-criacao- de-david-chaum-deu-inicio-ao-sonho-cypherpunk/. Acesso em: 10 jul. 2021. SANTOS, Manoel J. Pereira; JABUR, Wilson Pinheiro; ASCENSÃO, José de Oliveira. Direito Autoral. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. GOGH, Vicente Van. Vicent Van Gogh The Letters. Disponível em: http://vangoghletters.org/vg/letters/let805/letter.html . Acesso em: 10 jul. 2021. SIMÕES, Luiz Felipe. O que explica o fenômeno da valorização das criptomoedas em 2021: Especialistas acreditam que a entrada de investidores institucionais e grandes bancos contribuíram para a alta. Estadão, 19 maio 2021. Investimentos, p. 1. Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/criptomoedas-valorizacao-2021. Acesso em: 10 jul. 2021. STRAUB, Thomas; LIRA, Yulgan. Blockchain: a stakeholder analysis. In. AZAN, Wilfrid; CAVALIER, Georges (org.). Des systèmes d'information aux blockchains: Convergence des sciences juridiques, fiscales, économiques et de gestion. 1re edition. Bruxelles: Bruylant Editions, 2021. WOODMANSEE, Martha. The genius and the copyright: Economic and legal conditions of the emergence of the'author'. Eighteenth-century studies, v. 17, n. 4, p. 425-448, 1984. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Jurídicas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28246/3/GRR%20190721.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28246/2/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28246/1/GRR%20190721.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfde270cc05c2a59a8d4675cc09bf8ca e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 aef5e4d8b7996facca7d6a8f04dcb4e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562306934210560 |