LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975 |
Resumo: | Vivemos em uma época tecnológica, e neste cenário, há uma constante e rápida mudança, adaptação ou inovação, e para nós brasileiros, é um tanto quando difícil, algumas inovações tecnologias e conceitos nos advém tão tardiamente, que muitas vezes, quando às alcançamos já são consideradas obsoletas. No âmbito educacional não é diferente, concomitantemente, o legado da pandemia COVID-19 deixou profundas marcas em nosso país, houve um retrocesso na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como no repasse de investimentos educacionais, várias instituições quase ruíram, prejudicando assim, o desempenho de muitos estudantes brasileiros. Observando estas problemáticas, a proposta de contribuição deste trabalho de pesquisa é inovar o ensino da literatura, através do o jogo de RPG (Role Playing Game, do inglês: jogo de interpretação de personagem) como ferramenta principal adaptada ao ensino (FVnexA), proporcionando uma experiência de ensino mais profunda, significativa, lúdica e inclusiva, com foco em um processo de ensino/aprendizagem versátil e simples. Os autores que fundamentaram o presente trabalho foram Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), entre outros. Há ainda, uma proposta de sequência didática embasada na obra de Cosson (2014), bem como sua execução em uma turma do ensino médio, cujos resultados obtidos demostraram que a prática do RPG em sala de aula contribui de maneira extremamente positiva para o ensino/aprendizagem da literatura como veremos na presente pesquisa. |
id |
UFPB-2_5c98cd7bb23823dc1dc83332d7859fe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27975 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-08-22T16:31:05Z2023-08-22T16:31:05Z2023-06-09https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975Vivemos em uma época tecnológica, e neste cenário, há uma constante e rápida mudança, adaptação ou inovação, e para nós brasileiros, é um tanto quando difícil, algumas inovações tecnologias e conceitos nos advém tão tardiamente, que muitas vezes, quando às alcançamos já são consideradas obsoletas. No âmbito educacional não é diferente, concomitantemente, o legado da pandemia COVID-19 deixou profundas marcas em nosso país, houve um retrocesso na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como no repasse de investimentos educacionais, várias instituições quase ruíram, prejudicando assim, o desempenho de muitos estudantes brasileiros. Observando estas problemáticas, a proposta de contribuição deste trabalho de pesquisa é inovar o ensino da literatura, através do o jogo de RPG (Role Playing Game, do inglês: jogo de interpretação de personagem) como ferramenta principal adaptada ao ensino (FVnexA), proporcionando uma experiência de ensino mais profunda, significativa, lúdica e inclusiva, com foco em um processo de ensino/aprendizagem versátil e simples. Os autores que fundamentaram o presente trabalho foram Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), entre outros. Há ainda, uma proposta de sequência didática embasada na obra de Cosson (2014), bem como sua execução em uma turma do ensino médio, cujos resultados obtidos demostraram que a prática do RPG em sala de aula contribui de maneira extremamente positiva para o ensino/aprendizagem da literatura como veremos na presente pesquisa.We live in a technological era, and in this scenario, there is a constant and rapid change, adaptation or innovation, and for us Brazilians, it is somewhat difficult, some innovations, technologies and concepts come to us so late, that often, when we reach them already are considered obsolete. In the educational field it is no different, concomitantly, the legacy of the COVID-19 pandemic left deep marks in our country, there was a setback in the elaboration and implementation of public policies, as well as in the transfer of educational investments, several institutions almost collapsed, thus harming, the performance of many Brazilian students. Observing these problems, the proposed contribution of this research work is to innovate the teaching of literature, through the game of RPG (Role Playing Game, from English: character interpretation game) as a main tool adapted to teaching (FVnexA), providing a deeper, more meaningful, playful and inclusive teaching experience, focusing on a versatile and simple teaching/learning process. The authors who supported this work were Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), among others. There is also a proposal for a didactic sequence based on the work of Cosson (2014), as well as its execution in a high school class, whose results showed that the practice of RPG in the classroom contributes in an extremely positive way to teaching/ learning of literature as we will see in this research.Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-08-22T16:31:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf: 700438 bytes, checksum: 40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-22T16:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf: 700438 bytes, checksum: 40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d (MD5) Previous issue date: 2023-06-09porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetras Clássicas e VernáculasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAInovarRPGLiteraturaEnsinoSequência didáticaLITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMatos, Denilson P. deSOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DEreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf.txtSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf.txtExtracted texttext/plain62218https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/4/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf.txt3d83aa4c65a4edf02896bf8e56b8c08aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdfSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdfapplication/pdf700438https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/1/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf40b5597e38278a4f223f44c994f99b3dMD51123456789/279752023-08-23 03:07:53.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA |
title |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA |
spellingShingle |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Inovar RPG Literatura Ensino Sequência didática |
title_short |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA |
title_full |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA |
title_fullStr |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA |
title_full_unstemmed |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA |
title_sort |
LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA |
author |
SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE |
author_facet |
SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Denilson P. de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE |
contributor_str_mv |
Matos, Denilson P. de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Inovar RPG Literatura Ensino Sequência didática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovar RPG Literatura Ensino Sequência didática |
description |
Vivemos em uma época tecnológica, e neste cenário, há uma constante e rápida mudança, adaptação ou inovação, e para nós brasileiros, é um tanto quando difícil, algumas inovações tecnologias e conceitos nos advém tão tardiamente, que muitas vezes, quando às alcançamos já são consideradas obsoletas. No âmbito educacional não é diferente, concomitantemente, o legado da pandemia COVID-19 deixou profundas marcas em nosso país, houve um retrocesso na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como no repasse de investimentos educacionais, várias instituições quase ruíram, prejudicando assim, o desempenho de muitos estudantes brasileiros. Observando estas problemáticas, a proposta de contribuição deste trabalho de pesquisa é inovar o ensino da literatura, através do o jogo de RPG (Role Playing Game, do inglês: jogo de interpretação de personagem) como ferramenta principal adaptada ao ensino (FVnexA), proporcionando uma experiência de ensino mais profunda, significativa, lúdica e inclusiva, com foco em um processo de ensino/aprendizagem versátil e simples. Os autores que fundamentaram o presente trabalho foram Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), entre outros. Há ainda, uma proposta de sequência didática embasada na obra de Cosson (2014), bem como sua execução em uma turma do ensino médio, cujos resultados obtidos demostraram que a prática do RPG em sala de aula contribui de maneira extremamente positiva para o ensino/aprendizagem da literatura como veremos na presente pesquisa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-22T16:31:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-22T16:31:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras Clássicas e Vernáculas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/4/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/1/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d83aa4c65a4edf02896bf8e56b8c08a e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562302993661952 |