LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975
Resumo: Vivemos em uma época tecnológica, e neste cenário, há uma constante e rápida mudança, adaptação ou inovação, e para nós brasileiros, é um tanto quando difícil, algumas inovações tecnologias e conceitos nos advém tão tardiamente, que muitas vezes, quando às alcançamos já são consideradas obsoletas. No âmbito educacional não é diferente, concomitantemente, o legado da pandemia COVID-19 deixou profundas marcas em nosso país, houve um retrocesso na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como no repasse de investimentos educacionais, várias instituições quase ruíram, prejudicando assim, o desempenho de muitos estudantes brasileiros. Observando estas problemáticas, a proposta de contribuição deste trabalho de pesquisa é inovar o ensino da literatura, através do o jogo de RPG (Role Playing Game, do inglês: jogo de interpretação de personagem) como ferramenta principal adaptada ao ensino (FVnexA), proporcionando uma experiência de ensino mais profunda, significativa, lúdica e inclusiva, com foco em um processo de ensino/aprendizagem versátil e simples. Os autores que fundamentaram o presente trabalho foram Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), entre outros. Há ainda, uma proposta de sequência didática embasada na obra de Cosson (2014), bem como sua execução em uma turma do ensino médio, cujos resultados obtidos demostraram que a prática do RPG em sala de aula contribui de maneira extremamente positiva para o ensino/aprendizagem da literatura como veremos na presente pesquisa.
id UFPB-2_5c98cd7bb23823dc1dc83332d7859fe3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/27975
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-08-22T16:31:05Z2023-08-22T16:31:05Z2023-06-09https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975Vivemos em uma época tecnológica, e neste cenário, há uma constante e rápida mudança, adaptação ou inovação, e para nós brasileiros, é um tanto quando difícil, algumas inovações tecnologias e conceitos nos advém tão tardiamente, que muitas vezes, quando às alcançamos já são consideradas obsoletas. No âmbito educacional não é diferente, concomitantemente, o legado da pandemia COVID-19 deixou profundas marcas em nosso país, houve um retrocesso na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como no repasse de investimentos educacionais, várias instituições quase ruíram, prejudicando assim, o desempenho de muitos estudantes brasileiros. Observando estas problemáticas, a proposta de contribuição deste trabalho de pesquisa é inovar o ensino da literatura, através do o jogo de RPG (Role Playing Game, do inglês: jogo de interpretação de personagem) como ferramenta principal adaptada ao ensino (FVnexA), proporcionando uma experiência de ensino mais profunda, significativa, lúdica e inclusiva, com foco em um processo de ensino/aprendizagem versátil e simples. Os autores que fundamentaram o presente trabalho foram Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), entre outros. Há ainda, uma proposta de sequência didática embasada na obra de Cosson (2014), bem como sua execução em uma turma do ensino médio, cujos resultados obtidos demostraram que a prática do RPG em sala de aula contribui de maneira extremamente positiva para o ensino/aprendizagem da literatura como veremos na presente pesquisa.We live in a technological era, and in this scenario, there is a constant and rapid change, adaptation or innovation, and for us Brazilians, it is somewhat difficult, some innovations, technologies and concepts come to us so late, that often, when we reach them already are considered obsolete. In the educational field it is no different, concomitantly, the legacy of the COVID-19 pandemic left deep marks in our country, there was a setback in the elaboration and implementation of public policies, as well as in the transfer of educational investments, several institutions almost collapsed, thus harming, the performance of many Brazilian students. Observing these problems, the proposed contribution of this research work is to innovate the teaching of literature, through the game of RPG (Role Playing Game, from English: character interpretation game) as a main tool adapted to teaching (FVnexA), providing a deeper, more meaningful, playful and inclusive teaching experience, focusing on a versatile and simple teaching/learning process. The authors who supported this work were Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), among others. There is also a proposal for a didactic sequence based on the work of Cosson (2014), as well as its execution in a high school class, whose results showed that the practice of RPG in the classroom contributes in an extremely positive way to teaching/ learning of literature as we will see in this research.Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-08-22T16:31:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf: 700438 bytes, checksum: 40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-22T16:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf: 700438 bytes, checksum: 40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d (MD5) Previous issue date: 2023-06-09porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilLetras Clássicas e VernáculasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAInovarRPGLiteraturaEnsinoSequência didáticaLITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMatos, Denilson P. deSOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DEreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf.txtSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdf.txtExtracted texttext/plain62218https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/4/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf.txt3d83aa4c65a4edf02896bf8e56b8c08aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdfSOUZA, Fillip (2023) Literatura e RPG experimentos via FVneXA.pdfapplication/pdf700438https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/1/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf40b5597e38278a4f223f44c994f99b3dMD51123456789/279752023-08-23 03:07:53.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
title LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
spellingShingle LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Inovar
RPG
Literatura
Ensino
Sequência didática
title_short LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
title_full LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
title_fullStr LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
title_full_unstemmed LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
title_sort LITERATURA E RPG: EXPERIMENTOS VIA FVNEXA
author SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE
author_facet SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Denilson P. de
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, FILLIP HAMURABY FLORIANO DE
contributor_str_mv Matos, Denilson P. de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Inovar
RPG
Literatura
Ensino
Sequência didática
dc.subject.por.fl_str_mv Inovar
RPG
Literatura
Ensino
Sequência didática
description Vivemos em uma época tecnológica, e neste cenário, há uma constante e rápida mudança, adaptação ou inovação, e para nós brasileiros, é um tanto quando difícil, algumas inovações tecnologias e conceitos nos advém tão tardiamente, que muitas vezes, quando às alcançamos já são consideradas obsoletas. No âmbito educacional não é diferente, concomitantemente, o legado da pandemia COVID-19 deixou profundas marcas em nosso país, houve um retrocesso na elaboração e implementação de políticas públicas, bem como no repasse de investimentos educacionais, várias instituições quase ruíram, prejudicando assim, o desempenho de muitos estudantes brasileiros. Observando estas problemáticas, a proposta de contribuição deste trabalho de pesquisa é inovar o ensino da literatura, através do o jogo de RPG (Role Playing Game, do inglês: jogo de interpretação de personagem) como ferramenta principal adaptada ao ensino (FVnexA), proporcionando uma experiência de ensino mais profunda, significativa, lúdica e inclusiva, com foco em um processo de ensino/aprendizagem versátil e simples. Os autores que fundamentaram o presente trabalho foram Matos (2020), Cosson (2011), Coscarelli (2010), Riyis (2004), Marcatto (1996), Botrel; Del Debbio (1999), entre outros. Há ainda, uma proposta de sequência didática embasada na obra de Cosson (2014), bem como sua execução em uma turma do ensino médio, cujos resultados obtidos demostraram que a prática do RPG em sala de aula contribui de maneira extremamente positiva para o ensino/aprendizagem da literatura como veremos na presente pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-22T16:31:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-22T16:31:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras Clássicas e Vernáculas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/4/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27975/1/SOUZA%2c%20Fillip%20%282023%29%20Literatura%20e%20RPG%20experimentos%20via%20FVneXA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d83aa4c65a4edf02896bf8e56b8c08a
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
40b5597e38278a4f223f44c994f99b3d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562302993661952