RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Francisco José Arruda de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29407
Resumo: Este trabalho visa proporcionar uma metodologia de trabalho eficiente com as áreas da leitura, literatura e oralidade, visto que essas linguagens apresentam defasagem de ensino em diversas escolas brasileiras. Para isso, propõe-se a utilização do RPG (jogo de representação) atrelado a uma proposta de letramento literário, como uma ferramenta pedagógica capaz de exercitar as linguagens citadas e envolver os alunos através de atividades lúdicas e divertidas. Procedendo nessa conjectura, elaboramos como objetivo geral analisar a efetividade da aplicação do RPG como ferramenta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa, e para alcançá-lo elencamos como objetivos específicos: apresentar os benefícios da utilização do RPG em sala de aula; ilustrar a relação entre leitura, literatura e RPG, a fim de inserir o aluno no universo literário de modo espontâneo e divertido; operar com a oralidade de modo amplo e eficiente por meio do letramento literário e o RPG e propor uma sequência didática para o ensino de literatura a partir do RPG. Como metodologia aplicada, essa pesquisa configura-se como um trabalho descritivo-explicativo, com sua coleta de dados resultando em uma abordagem bibliográfica. Como resultados observados, pôde-se confirmar a eficácia do RPG em atrair a atenção do aluno para a atividade escolar proposta pelo jogo, além de exercitar as áreas da criatividade, persuasão, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, posição ativa no aprendizado, leitura literária crítica, oralidade e comunicação interpessoal. Quanto aos autores selecionados para a fundamentação teórica, destacam-se Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade e Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo e Fonseca (2005); Justo, Pereira e Lima (2017); Zamariam (2017) e Oliveira (2020). Ao fim dessa pesquisa, pôde-se concluir o potencial que o RPG possui em ensinar conteúdos acadêmicos e seduzir os alunos em sua aplicação. Através de uma proposta organizada e bem estruturada, a apreensão do conhecimento escolar pode ser alcançada através desse jogo, que permite também o aprendizado de uma gama de outras competências.
id UFCG_23547ee318c5fc78be8c2b12754a4a28
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29407
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.RPG and literary literacy: a proposal for reader formation in high school.LeituraOralidadeLiteraturaLetramento literárioRPGAtividades lúdicasAulas de língua portuguesaReadingOralityLiteratureliterary literacyLudic activitiesPortuguese language classesRole Playing Game - RPGLetras-Língua Portuguesa.Este trabalho visa proporcionar uma metodologia de trabalho eficiente com as áreas da leitura, literatura e oralidade, visto que essas linguagens apresentam defasagem de ensino em diversas escolas brasileiras. Para isso, propõe-se a utilização do RPG (jogo de representação) atrelado a uma proposta de letramento literário, como uma ferramenta pedagógica capaz de exercitar as linguagens citadas e envolver os alunos através de atividades lúdicas e divertidas. Procedendo nessa conjectura, elaboramos como objetivo geral analisar a efetividade da aplicação do RPG como ferramenta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa, e para alcançá-lo elencamos como objetivos específicos: apresentar os benefícios da utilização do RPG em sala de aula; ilustrar a relação entre leitura, literatura e RPG, a fim de inserir o aluno no universo literário de modo espontâneo e divertido; operar com a oralidade de modo amplo e eficiente por meio do letramento literário e o RPG e propor uma sequência didática para o ensino de literatura a partir do RPG. Como metodologia aplicada, essa pesquisa configura-se como um trabalho descritivo-explicativo, com sua coleta de dados resultando em uma abordagem bibliográfica. Como resultados observados, pôde-se confirmar a eficácia do RPG em atrair a atenção do aluno para a atividade escolar proposta pelo jogo, além de exercitar as áreas da criatividade, persuasão, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, posição ativa no aprendizado, leitura literária crítica, oralidade e comunicação interpessoal. Quanto aos autores selecionados para a fundamentação teórica, destacam-se Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade e Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo e Fonseca (2005); Justo, Pereira e Lima (2017); Zamariam (2017) e Oliveira (2020). Ao fim dessa pesquisa, pôde-se concluir o potencial que o RPG possui em ensinar conteúdos acadêmicos e seduzir os alunos em sua aplicação. Através de uma proposta organizada e bem estruturada, a apreensão do conhecimento escolar pode ser alcançada através desse jogo, que permite também o aprendizado de uma gama de outras competências.This study aims to provide an efficient work methodology in the areas of reading, literature, and orality, since these languages present a teaching delay in several Brazilian schools, for this, is proposed the use of the RPG (role-playing game) linked to a literary literacy proposal, as a pedagogical tool capable to exercise the aforementioned languages and involve students through playful and fun activities. Proceeding with this conjecture, we elaborated as a general objective to analyze the effectiveness of the application of the RPG as a pedagogical tool for the Portuguese Language classes, and to reach it we listed as specific objectives: to present the benefits of the use of the RPG in the classroom; illustrate the relationship between literature and RPG, to insert the student in the literary universe in a spontaneous and fun way; operate with orality broadly and efficiently through literary literacy and RPG and propose a didactic sequence for teaching literature based on RPG. As an applied methodology, this research is configured as a descriptive-explanatory study, with its data collection resulting in a bibliographical approach. As observed results, it was possible to confirm the effectiveness of the RPG in attracting the student's attention to the school activity proposed by the game, in addition to exercising the areas of creativity, persuasion, teamwork, interdisciplinarity, active position in learning, critical literary reading, orality and interpersonal communication. As for the authors co-opted for the theoretical foundation, Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade and Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo and Fonseca (2005); Justo, Pereira and Lima (2017); Zamariam (2017) and Oliveira (2020). At the end of this research, it was possible to conclude the potential that RPG has in teaching academic content and seducing students with its application. Through an organized and well-structured proposal, the apprehension of school knowledge can be achieved through this game, which also allows the learning of a range of other skills. As a contribution to future researches, this study can serve as a basis for deepening notions linked to RPG, explained throughout the text.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588CORRÊA , Adriana Moreira de Souza.ALVES, José Wanderley de Sousa.VASCONCELOS, Francisco José Arruda de.2023-02-092023-04-18T12:46:27Z2023-04-182023-04-18T12:46:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29407VASCONCELOS, Francisco José Arruda de. RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio. 2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-18T16:55:44Zoai:localhost:riufcg/29407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-18T16:55:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
RPG and literary literacy: a proposal for reader formation in high school.
title RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
spellingShingle RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
VASCONCELOS, Francisco José Arruda de.
Leitura
Oralidade
Literatura
Letramento literário
RPG
Atividades lúdicas
Aulas de língua portuguesa
Reading
Orality
Literature
literary literacy
Ludic activities
Portuguese language classes
Role Playing Game - RPG
Letras-Língua Portuguesa.
title_short RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
title_full RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
title_fullStr RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
title_full_unstemmed RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
title_sort RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio.
author VASCONCELOS, Francisco José Arruda de.
author_facet VASCONCELOS, Francisco José Arruda de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, A. I.
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588
CORRÊA , Adriana Moreira de Souza.
ALVES, José Wanderley de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, Francisco José Arruda de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Oralidade
Literatura
Letramento literário
RPG
Atividades lúdicas
Aulas de língua portuguesa
Reading
Orality
Literature
literary literacy
Ludic activities
Portuguese language classes
Role Playing Game - RPG
Letras-Língua Portuguesa.
topic Leitura
Oralidade
Literatura
Letramento literário
RPG
Atividades lúdicas
Aulas de língua portuguesa
Reading
Orality
Literature
literary literacy
Ludic activities
Portuguese language classes
Role Playing Game - RPG
Letras-Língua Portuguesa.
description Este trabalho visa proporcionar uma metodologia de trabalho eficiente com as áreas da leitura, literatura e oralidade, visto que essas linguagens apresentam defasagem de ensino em diversas escolas brasileiras. Para isso, propõe-se a utilização do RPG (jogo de representação) atrelado a uma proposta de letramento literário, como uma ferramenta pedagógica capaz de exercitar as linguagens citadas e envolver os alunos através de atividades lúdicas e divertidas. Procedendo nessa conjectura, elaboramos como objetivo geral analisar a efetividade da aplicação do RPG como ferramenta pedagógica para as aulas de Língua Portuguesa, e para alcançá-lo elencamos como objetivos específicos: apresentar os benefícios da utilização do RPG em sala de aula; ilustrar a relação entre leitura, literatura e RPG, a fim de inserir o aluno no universo literário de modo espontâneo e divertido; operar com a oralidade de modo amplo e eficiente por meio do letramento literário e o RPG e propor uma sequência didática para o ensino de literatura a partir do RPG. Como metodologia aplicada, essa pesquisa configura-se como um trabalho descritivo-explicativo, com sua coleta de dados resultando em uma abordagem bibliográfica. Como resultados observados, pôde-se confirmar a eficácia do RPG em atrair a atenção do aluno para a atividade escolar proposta pelo jogo, além de exercitar as áreas da criatividade, persuasão, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, posição ativa no aprendizado, leitura literária crítica, oralidade e comunicação interpessoal. Quanto aos autores selecionados para a fundamentação teórica, destacam-se Marcatto (1996); Cosson (2021); BNCC (2018); Antunes (2003); Fleith (2001); Pavão (2000); Galvão e Azevedo (2015); Citelli (2002); Fávero, Andrade e Aquino (2012); Vasques (2008); Silva (2020); Peruzzo (2011); Araújo e Fonseca (2005); Justo, Pereira e Lima (2017); Zamariam (2017) e Oliveira (2020). Ao fim dessa pesquisa, pôde-se concluir o potencial que o RPG possui em ensinar conteúdos acadêmicos e seduzir os alunos em sua aplicação. Através de uma proposta organizada e bem estruturada, a apreensão do conhecimento escolar pode ser alcançada através desse jogo, que permite também o aprendizado de uma gama de outras competências.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
2023-04-18T12:46:27Z
2023-04-18
2023-04-18T12:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29407
VASCONCELOS, Francisco José Arruda de. RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio. 2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29407
identifier_str_mv VASCONCELOS, Francisco José Arruda de. RPG e letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino médio. 2023. 63f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744573495246848