Educação financeira como política de ensino: uma aplicação na escola João Alves de Carvalho - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcantara, Maria de Lourdes Martins de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27198
Resumo: O presente trabalho visa apresentar a importância da educação financeira como política pública na Escola EMEF João Alves de Carvalho na cidade de Caiçara-PB. Especificadamente, pretendeu-se: a) Caracterizar as condições socioeconômicas dos docentes, discentes e gestores da escola; b) apresentar as estratégias utilizadas na referida escola para a disseminação da educação financeira no ensino básico; e, c) identificar o grau de conhecimento, endividamento e comportamento dos indivíduos da escola EMEF João Alves de Carvalho. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de natureza quati-qualitativa com a utilização de revisão bibliográfica sobre os conceitos teóricos da educação financeira, o ENEF como política pública e as inciativas nacionais para mobilizar estratégias das finanças no Brasil. Na metodologia da pesquisa, utilizou-se questionários que foram aplicados de forma online, através do google forms, obtendo assim, respostas de 32 alunos, 8 professores e 1 gestor. Os resultados mostram que o nível de educação financeira dos alunos é insuficiente, os professores e a direção não utilizam estratégias relacionadas ao tema. Mostrando ser perceptível pelos alunos que a escola não possui nenhuma iniciativa ou projeto em relação a educação sobre finanças. Neste caso, constata-se que, tanto os alunos quantos os professores, não possuem contato sobre a educação financeira. Assim, sugere-se como sendo importantíssimo e urgente a inserção de políticas educacionais de educação financeira no município de Caiçara-PB. Ressalta-se, que tais políticas são necessárias para garantir uma educação de qualidade, onde deve ser aplicada diretamente ao corpo docente, discente e a toda comunidade escolar de maneira em que todos possam ser beneficiados.
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Na metodologia da pesquisa, utilizou-se questionários que foram aplicados de forma online, através do google forms, obtendo assim, respostas de 32 alunos, 8 professores e 1 gestor. Os resultados mostram que o nível de educação financeira dos alunos é insuficiente, os professores e a direção não utilizam estratégias relacionadas ao tema. Mostrando ser perceptível pelos alunos que a escola não possui nenhuma iniciativa ou projeto em relação a educação sobre finanças. Neste caso, constata-se que, tanto os alunos quantos os professores, não possuem contato sobre a educação financeira. Assim, sugere-se como sendo importantíssimo e urgente a inserção de políticas educacionais de educação financeira no município de Caiçara-PB. Ressalta-se, que tais políticas são necessárias para garantir uma educação de qualidade, onde deve ser aplicada diretamente ao corpo docente, discente e a toda comunidade escolar de maneira em que todos possam ser beneficiados.The present work aims to present the importance of financial education as a public policy at the EMEF João Alves de Carvalho School in the city of Caiçara-PB. Specifically, it was intended to: a) Characterize the socioeconomic conditions of teachers, students and school administrators; b) present the strategies used in that school for the dissemination of financial education in basic education; and, c) identify the degree of knowledge, indebtedness and behavior of individuals from the EMEF João Alves de Carvalho school. Therefore, a quati qualitative research was carried out using a bibliographical review on the theoretical concepts of financial education, ENEF as a public policy and national initiatives to mobilize finance strategies in Brazil. In the research methodology, we used questionnaires that were applied online, through google forms, thus obtaining responses from 32 students, 8 teachers and 1 manager. The results show that the level of financial education of students is insufficient, teachers and management do not use strategies related to the topic. Showing to be perceptible by the students that the school does not have any initiative or project regarding finance education. In this case, it appears that both students and teachers do not have contact with financial education. Thus, it is suggested that the insertion of educational policies of financial education in the city of Caiçara-PB is extremely important and urgent. It should be noted that such policies are necessary to guarantee quality education, which must be applied directly to the faculty, students and the entire school community in a way that everyone can benefitSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-06-22T19:06:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MLMA22062023.pdf: 1204291 bytes, checksum: da30c3f5e6791bf81ef4f4c840f08183 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-22T19:06:51Z (GMT). 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