Análise em anais do ENPEC/ENEQ sobre a temática de ensino híbrido com foco nos níveis do conhecimento químico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Lelis da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25923
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar nas publicações científicas se o Ensino Híbrido no ensino de Química/Ciências utiliza os níveis representacionais de Johnstone e Mahaffy. O método consiste em uma revisão integrativa da literatura dos trabalhos publicados em anais de dois eventos nacionais voltados para o Ensino de Química/Ciências, ENEQ e ENPEC. O acervo digital consultado totalizou 13.389 artigos publicados, no recorte temporal de 2011 a 2021, sendo 4.520 nos ENEQs e 8.869 nos ENPECs. Foram pré-selecionadas 18 publicações relacionadas ao tema pesquisado e, após a leitura dos títulos, palavras-chave e resumos, foram identificados 15 estudos que integraram essa revisão. A análise qualitativa dos dados foi realizada com o uso do IRAMUTEQ, por meio de uma análise de nuvem de palavras e da árvore de similitude. Em seguida, as publicações selecionadas foram lidas na íntegra. Por meio de uma abordagem qualitativa, verificou -se que a aplicação das metodologias de Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações no ensino de Química/Ciências foi positiva, entretanto os estudos analisados sobre o modelo de ensino híbrido não apresentaram relação explícita com os níveis de entendimento químico propostos por Johnstone e Mahaffy. O panorama delineado demonstra a necessidade de uma modificação no modo de ensinar e aprender Química/Ciências, considerando as demandas que se apresentam no âmbito do ensino híbrido à luz do triângulo de Johnstone e do tetraedro de Mahaffy. Este trabalho contribui para o ensino de Química/Ciências por apresentar uma revisão integrativa de literatura e utilizar metodologia e técnicas de análises robustas.
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Em seguida, as publicações selecionadas foram lidas na íntegra. Por meio de uma abordagem qualitativa, verificou -se que a aplicação das metodologias de Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações no ensino de Química/Ciências foi positiva, entretanto os estudos analisados sobre o modelo de ensino híbrido não apresentaram relação explícita com os níveis de entendimento químico propostos por Johnstone e Mahaffy. O panorama delineado demonstra a necessidade de uma modificação no modo de ensinar e aprender Química/Ciências, considerando as demandas que se apresentam no âmbito do ensino híbrido à luz do triângulo de Johnstone e do tetraedro de Mahaffy. Este trabalho contribui para o ensino de Química/Ciências por apresentar uma revisão integrativa de literatura e utilizar metodologia e técnicas de análises robustas.The present work aims to investigate in scientific publications whether Blended Learning in the teaching of Chemistry/Science uses the representational levels of Johnstone and Mahaffy. The method consists of an integrative literature review of studies published in the proceedings of two national events focused on the Teaching of Chemistry/Science, ENEQ and ENPEC. The digital collection consulted totaled 13,389 published papers, in the time frame from 2011 to 2021, of which 4,520 in ENEQs and 8,869 in ENPECs. Eighteen publications related to the research topic were pre-selected and, after reading the titles, keywords and abstracts, 15 studies were identified and included in this review. The qualitative data analysis was performed using IRAMUTEQ, by means of word cloud and similarity tree analysis. The selected publications were then read in their entirety. Through a qualitative approach, it was found that the application of the Flipped Classroom and Station Rotation methodologies in the teaching of Chemistry/Science was positive, however, the studies analyzed on the hybrid teaching model showed no explicit relationship with the levels of chemical understanding proposed by Johnstone and Mahaffy. The panorama outlined demonstrates the need for a modification in the way of teaching and learning Chemistry/Science, considering the demands presented in the context of blended learning in light of Johnstone's triangle and Mahaffy's tetrahedron. This work contributes to the teaching of Chemistry/Science by presenting an integrative literature review and using robust methodology and analysis techniques.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-23T18:28:23Z No. of bitstreams: 1 RLS23012023.pdf: 486813 bytes, checksum: e41ed5188e49f3e74f477256bfaeafec (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-23T18:28:23Z (GMT). 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