Evidências e ausências da educação do campo no curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo/UFPB
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26131 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso refere-se ao estudo do aprofundamento conceitual da base curricular do curso de Pedagogia em Educação do Campo da UFPB. A Educação do Campo, tem como princípio a cultura e a identidade camponesa como protagonistas do processo educacional. Como problema de pesquisa: quais os fundamentos da Educação do Campo presentes na base curricular do curso de Pedagogia em Educação do Campo? Os conceitos da Educação do Campo são explorados nos diferentes componentes curriculares do curso? Quais fundamentos basilares para este conceito não estão sendo abordados? Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa com base em análise documental, contando com análise da organização curricular do PPC do curso, ementas das disciplinas do período 2022.1 e seus respectivos planos de curso. Como fundamentação teórica para esta pesquisa, foi fundamental buscar autores que são referência no conflito agrário brasileiro, como Facó (1976), Julião (1962) e Batista (2006); as contribuições dos movimentos sociais camponeses para Educação do Campo por Frigotto e Ciavatta (2003), Caldart (2012), Arroyo (2012) e Molina (2012), a formação do latifúndio latino americano por Galeano (2021), a questão rural brasileira por Mendonça (1997) e o materialismo histórico-dialético na superação da oposição campo-cidade por Marx e Engels (2007). A partir da análise documental, foi possível identificar os fundamentos que estão presentes na formação de Pedagogia em Educação do Campo, assim como, identificamos os princípios que são basilares para o conceito e estão ausentes da base curricular. |
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Considering that the very principle of Rural Education places rural culture and identity as protagonists of the educational process, we ask the following problem questions: Which Rural Education fundamentals are present in the Pedagogy in Rural Education course's curricular base? Are the concepts of Rural Education approached by the course's curricular components? Which of this concept's primary fundamentals aren't being explored? This research employs a qualitative method on a documental analysis of the curricular organization of the entire course, the syllabuses of 2022's classes, and their respective class plans. A rigorous search for authors relevant to Brazilian rural conflicts provided the theoretical foundation for this research; they include Facó (1976), Julião (1962) and Batista (2006); the rural social movements' contributions to Rural Education by Frigotto and Ciavatta (2003), Caldart (2012), Arroyo (2012) and Molina (2012); the formation of American large landownerships by Galeano (2021); the Brazilian rural question by Mendonça (1997); and the historical-dialectical materialism in overcoming the rural-urban opposition by Marx and Engels (2007). Through documental analysis we were able to identify the fundamentals behind the Pedagogy in Rural Education's formation, as well as the concept's cornerstone principles that are absent in the curricular base.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-01T14:01:44Z No. of bitstreams: 1 LGCG01022023.pdf: 860853 bytes, checksum: 188359c2903567b1ca5576cd0dc461aa (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-01T14:01:44Z (GMT). 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