Desempenho de crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes em tarefa de memória: análise da relação com as propriedades da palavra
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26929 |
Resumo: | A leitura é uma atividade que perpassa o nosso cotidiano em diversos segmentos e atividades, algumas mais simples e outras mais complexas. Neste sentido, a aquisição da leitura emerge a partir um processo longo e multifacetado, implicando aspectos interpessoais, contextuais, biológicos, emocionais e cognitivos. A abordagem cognitiva explicita as habilidades envolvidas na literacia emergente, dentre elas a memória de trabalho compreende como fundamental no processo de aquisição de leitura. Diante disso, a atual investigação buscou analisar as relações entre as propriedades da palavra (extensão, frequência e regularidade) e o desempenho de crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes na tarefa de memória. Participaram da presente pesquisa 173 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 4 a 7 anos, matriculadas em turmas da pré-escola e 1º ano (alfabetização) do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, do Município de João Pessoa-PB. Para atender aos objetivos propostas nesta investigação foi utilizada a tarefa de memória do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), em sua versão informatizada. Os resultados encontrados constataram correlações significativas entre as propriedades da palavra e a resposta ao item (acerto e erro); e entre as propriedades da palavra e tempo de reação, em crianças da pré- leitoras e leitoras iniciantes. Além disso, houve diferenças significativas entre os grupos de pré-leitores e leitores iniciantes em relação ao desempenho e o percentual de acerto. O estudo comprovou a relevância do THPL, que ajusta os itens da tarefa de memória ao nível de habilidade de cada criança, além de permitir a análise da resposta dada e do tempo de reação da criança, item a item. |
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2023-05-11T16:50:36Z2023-05-052023-05-11T16:50:36Z2013-08-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26929A leitura é uma atividade que perpassa o nosso cotidiano em diversos segmentos e atividades, algumas mais simples e outras mais complexas. Neste sentido, a aquisição da leitura emerge a partir um processo longo e multifacetado, implicando aspectos interpessoais, contextuais, biológicos, emocionais e cognitivos. A abordagem cognitiva explicita as habilidades envolvidas na literacia emergente, dentre elas a memória de trabalho compreende como fundamental no processo de aquisição de leitura. Diante disso, a atual investigação buscou analisar as relações entre as propriedades da palavra (extensão, frequência e regularidade) e o desempenho de crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes na tarefa de memória. Participaram da presente pesquisa 173 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 4 a 7 anos, matriculadas em turmas da pré-escola e 1º ano (alfabetização) do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, do Município de João Pessoa-PB. Para atender aos objetivos propostas nesta investigação foi utilizada a tarefa de memória do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), em sua versão informatizada. Os resultados encontrados constataram correlações significativas entre as propriedades da palavra e a resposta ao item (acerto e erro); e entre as propriedades da palavra e tempo de reação, em crianças da pré- leitoras e leitoras iniciantes. Além disso, houve diferenças significativas entre os grupos de pré-leitores e leitores iniciantes em relação ao desempenho e o percentual de acerto. O estudo comprovou a relevância do THPL, que ajusta os itens da tarefa de memória ao nível de habilidade de cada criança, além de permitir a análise da resposta dada e do tempo de reação da criança, item a item.Reading is a process that permeates our daily lives in many segments and activities; from the simpler to the more more complex ones. In this regard, reading acquisition emerges from a long and multifaceted process, involving interpersonal, contextual, biological, emotional and cognitive aspects. The cognitive approach makes explicit the skills involved in emergent literacy, among them, working memory is seen as crucial in the process of reading acquisition. Therefore, the current research investigates the relations between the properties of the word (length, frequency and regularity) and the performance of children (pre-readers and beginning readers) in the memory task. We conducted this study with 173 children of both sexes, aged 4-7 years, enrolled in classes from pre school and 1st year of elementary public and private schools in the city of João Pessoa, Brazil. To meet the objectives proposed in this study we used the memory task of the "Teste de Habilidade Preditoras da Leitura (THPL)", a test of pre-reading skills, in its computerized version. The results found significant correlations between the properties of the word and item response (right or wrong answers); and between the properties of the word and reaction time in pre-reading and beginning reading children. In addition, there were significant differences between the groups of pre readers and beginning readers in relation to performance and correctness rate. The study confirmed the relevance of THPL test, which sets items of the memory task to the skill level of each child and enables the analysis of the answer and the reaction time of the child, item by item.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-05-11T16:50:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KF11052023.pdf: 1785083 bytes, checksum: 07efb502d51bab30ff74813de5597f5b (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-11T16:50:36Z (GMT). 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