A etnomatemática no ensino médio: uma proposta de ensino e aprendizagem de matemática através das profissões na cidade de Rio Tinto – PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Eduardo da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27699
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta didática para alunos do ensino médio, que visa identificar por meio da etnomatemática atividades que se faz uso da matemática, esta proposta didática busca melhorar a relação ensino e aprendizagem de matemática através das profissões na cidade de Rio Tinto – PB, onde buscaremos responder a seguinte pergunta: como a matemática existente em diversas atividades laborais, pode contribuir para a construção significativa dos conhecimentos da matemática formal? O trabalho emerge da área da Educação Matemática, com foco na subárea de Etnomatemática. A metodologia quanto a natureza abordagem do problema a pesquisa foi de cunho qualitativo, pois a problemática busca compreender a matemática existente no exercício de algumas profissões. A proposta didática esta dividida em sete etapas, que devem ser aplicadas em 12 horas/aulas, sendo elas: 1) Questionário de sondagem; 2) Definição e Discussão teórica sobre Etnomatemática em função dos objetivos; 3) apresentação e discussão de vídeos educativos sobre Etnomatemática; 4) Definição e instrução para observação e entrevista com o trabalhador; 5) Apresentação, discursão e análise dos dados coletados 6) Resolução de problemas a partir dos resultados; 7) Questionário final para análise do conhecimento adquirido pelos alunos. Como público alvo desta proposta didática indicamos alunos da 3ª série do ensino médio. Como resultados esperamos que inicialmente os alunos tenham certo bloqueio quando tratamos da etnomatemática, que muitos devem desconhecer, mas que sempre buscando estabelecer relação com atividades a qual eles vivenciam diariamente, com o decorrer da proposta, eles devem ir se familiarizando com o tema, aumentando a participação e melhorando os resultados a serem alcançados. Almejamos que esta proposta desperte um novo olhar sobre a matemática para os alunos e também possa desafiar os professores que venham despertar interesse em aplicá-la, fazendo com que saiam da sua zona de conforto e trabalhem os conteúdos de maneira diferente, sem recorrer ao auxílio de métodos tradicionais, passando a utilizar um método mais próximo possível da realidade do aluno.
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A proposta didática esta dividida em sete etapas, que devem ser aplicadas em 12 horas/aulas, sendo elas: 1) Questionário de sondagem; 2) Definição e Discussão teórica sobre Etnomatemática em função dos objetivos; 3) apresentação e discussão de vídeos educativos sobre Etnomatemática; 4) Definição e instrução para observação e entrevista com o trabalhador; 5) Apresentação, discursão e análise dos dados coletados 6) Resolução de problemas a partir dos resultados; 7) Questionário final para análise do conhecimento adquirido pelos alunos. Como público alvo desta proposta didática indicamos alunos da 3ª série do ensino médio. Como resultados esperamos que inicialmente os alunos tenham certo bloqueio quando tratamos da etnomatemática, que muitos devem desconhecer, mas que sempre buscando estabelecer relação com atividades a qual eles vivenciam diariamente, com o decorrer da proposta, eles devem ir se familiarizando com o tema, aumentando a participação e melhorando os resultados a serem alcançados. Almejamos que esta proposta desperte um novo olhar sobre a matemática para os alunos e também possa desafiar os professores que venham despertar interesse em aplicá-la, fazendo com que saiam da sua zona de conforto e trabalhem os conteúdos de maneira diferente, sem recorrer ao auxílio de métodos tradicionais, passando a utilizar um método mais próximo possível da realidade do aluno.The present study presents a Didactic proposal for high school students, it aims to identify by means of ethnomathematics activities that makes use of mathematics, this didactic proposal seeks to improve the teaching and learning of mathematics by the professions in the city of Rio Tinto - PB, where will seek to answer the following question as the existing mathematics in various labor activities, can contribute to significant construction of knowledge of formal mathematics? The work emerges in the area of mathematics education, with a focus on the subarea of Ethnomathematics. The methodology as the nature of the problem the research approach was qualitative, because the issue seeks to understand the Mathematics exists in the exercise of certain professions. The Didactic proposal this divided in seven steps, which should be applied in 12 hours/lessons, being they: 1) Questionnaire survey; 2) Definition and theoretical discussion about Ethnomathematics in function of the objectives; 3) presentation and discussion of educational videos about Ethnomathematics; 4) Definition and instruction for observation and interview with the worker; 5) presentation, discussion and analysis of the data collected 6) Resolution of problems from the results; 7) final questionnaire for analysis of the knowledge acquired by students. As target audience of this didactic proposal indicate students in the 3rd grade of high school. As the results we expect that initially students have certain lock when we treat of ethnomathematics, that many are unaware, but always seeking to establish a relationship with activities which they experience on a daily basis, with the passage of the proposal, they should go familiarize yourself with the theme, increasing participation and improving the results to be achieved. We aspire that this proposal will awaken a new look on the math for students and can also challenge the teachers who will awaken interest in applying it, making it out of your comfort zone and work the contents in a different way, without resorting to the help of traditional methods, through the use of a method as close as possible to the reality of the student.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T12:42:57Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EduardodaSilvaAndrade__TCC.pdf: 737431 bytes, checksum: de25c47a55c5c74057fb055dda755626 (MD5) EduardodaSilvaAndrade__TERMO.pdf: 2499948 bytes, checksum: 5a03bece28160fcbbe582cb545ae135c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-11T12:42:57Z (GMT). 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