Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender o ideário de etnomatemática construído por professores de matemática, formadores e em formação, no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas. O intuito da pesquisa se justifica pelo fato de que as filiações epistemológicas dos professores, consciente ou inconscientemente, são determinantes das estratégias de ensino que vigoram na sala de aula. No recorte realizado, os dados foram construídos por meio de levantamento bibliográfico e questionário. Os resultados obtidos indicam que os entendimentos sobre etnomatemática são díspares entre os estudantes implicando na necessidade de maiores e mais frequentes discussões e ações na perspectiva da etnomatemática ao longo da formação inicial do professor de matemática, na realidade investigada. |
id |
UFPA-6_ad0cf3db7f3c1c07f041476e3a0687d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/76 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemáticaEtnomatemáticaEnsino de matemáticaTransdisciplinaridadeEcoformaçãoEste artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender o ideário de etnomatemática construído por professores de matemática, formadores e em formação, no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas. O intuito da pesquisa se justifica pelo fato de que as filiações epistemológicas dos professores, consciente ou inconscientemente, são determinantes das estratégias de ensino que vigoram na sala de aula. No recorte realizado, os dados foram construídos por meio de levantamento bibliográfico e questionário. Os resultados obtidos indicam que os entendimentos sobre etnomatemática são díspares entre os estudantes implicando na necessidade de maiores e mais frequentes discussões e ações na perspectiva da etnomatemática ao longo da formação inicial do professor de matemática, na realidade investigada.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/7610.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 295-3092675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76/75Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza da Silva, Carla RalessaFátima Maia da Costa, Lucélida de2022-11-17T22:37:02Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/76Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:02Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática |
title |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática |
spellingShingle |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática Souza da Silva, Carla Ralessa Etnomatemática Ensino de matemática Transdisciplinaridade Ecoformação |
title_short |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática |
title_full |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática |
title_fullStr |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática |
title_full_unstemmed |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática |
title_sort |
Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática |
author |
Souza da Silva, Carla Ralessa |
author_facet |
Souza da Silva, Carla Ralessa Fátima Maia da Costa, Lucélida de |
author_role |
author |
author2 |
Fátima Maia da Costa, Lucélida de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza da Silva, Carla Ralessa Fátima Maia da Costa, Lucélida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Ensino de matemática Transdisciplinaridade Ecoformação |
topic |
Etnomatemática Ensino de matemática Transdisciplinaridade Ecoformação |
description |
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender o ideário de etnomatemática construído por professores de matemática, formadores e em formação, no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas. O intuito da pesquisa se justifica pelo fato de que as filiações epistemológicas dos professores, consciente ou inconscientemente, são determinantes das estratégias de ensino que vigoram na sala de aula. No recorte realizado, os dados foram construídos por meio de levantamento bibliográfico e questionário. Os resultados obtidos indicam que os entendimentos sobre etnomatemática são díspares entre os estudantes implicando na necessidade de maiores e mais frequentes discussões e ações na perspectiva da etnomatemática ao longo da formação inicial do professor de matemática, na realidade investigada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76/75 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 295-309 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002770481152 |