Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza da Silva, Carla Ralessa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fátima Maia da Costa, Lucélida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender o ideário de etnomatemática construído por professores de matemática, formadores e em formação, no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas. O intuito da pesquisa se justifica pelo fato de que as filiações epistemológicas dos professores, consciente ou inconscientemente, são determinantes das estratégias de ensino que vigoram na sala de aula. No recorte realizado, os dados foram construídos por meio de levantamento bibliográfico e questionário. Os resultados obtidos indicam que os entendimentos sobre etnomatemática são díspares entre os estudantes implicando na necessidade de maiores e mais frequentes discussões e ações na perspectiva da etnomatemática ao longo da formação inicial do professor de matemática, na realidade investigada.
id UFPA-6_ad0cf3db7f3c1c07f041476e3a0687d0
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/76
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemáticaEtnomatemáticaEnsino de matemáticaTransdisciplinaridadeEcoformaçãoEste artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender o ideário de etnomatemática construído por professores de matemática, formadores e em formação, no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas. O intuito da pesquisa se justifica pelo fato de que as filiações epistemológicas dos professores, consciente ou inconscientemente, são determinantes das estratégias de ensino que vigoram na sala de aula. No recorte realizado, os dados foram construídos por meio de levantamento bibliográfico e questionário. Os resultados obtidos indicam que os entendimentos sobre etnomatemática são díspares entre os estudantes implicando na necessidade de maiores e mais frequentes discussões e ações na perspectiva da etnomatemática ao longo da formação inicial do professor de matemática, na realidade investigada.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/7610.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 295-3092675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76/75Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza da Silva, Carla RalessaFátima Maia da Costa, Lucélida de2022-11-17T22:37:02Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/76Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:02Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
title Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
spellingShingle Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
Souza da Silva, Carla Ralessa
Etnomatemática
Ensino de matemática
Transdisciplinaridade
Ecoformação
title_short Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
title_full Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
title_fullStr Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
title_full_unstemmed Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
title_sort Transdisciplinaridade e ecoformação: aspectos para um ensino de matemática na perspectiva da etnomatemática
author Souza da Silva, Carla Ralessa
author_facet Souza da Silva, Carla Ralessa
Fátima Maia da Costa, Lucélida de
author_role author
author2 Fátima Maia da Costa, Lucélida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza da Silva, Carla Ralessa
Fátima Maia da Costa, Lucélida de
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Ensino de matemática
Transdisciplinaridade
Ecoformação
topic Etnomatemática
Ensino de matemática
Transdisciplinaridade
Ecoformação
description Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com o objetivo de compreender o ideário de etnomatemática construído por professores de matemática, formadores e em formação, no curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado do Amazonas. O intuito da pesquisa se justifica pelo fato de que as filiações epistemológicas dos professores, consciente ou inconscientemente, são determinantes das estratégias de ensino que vigoram na sala de aula. No recorte realizado, os dados foram construídos por meio de levantamento bibliográfico e questionário. Os resultados obtidos indicam que os entendimentos sobre etnomatemática são díspares entre os estudantes implicando na necessidade de maiores e mais frequentes discussões e ações na perspectiva da etnomatemática ao longo da formação inicial do professor de matemática, na realidade investigada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p295-309.id356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/76/75
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 295-309
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002770481152