O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, RENATA VISANI
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25883
Resumo: O presente trabalho constitui-se enquanto uma análise psicanalítica da obra “Dias de Abandono”, da autora italiana Elena Ferrante. Arte e feminino são dois temas que concernem fortemente à psicanálise, a arte enquanto ferramenta valiosa para os fundamentos psicanalíticos e o feminino por ter dado ferramentas para a origem da teoria freudiana. Freud deu voz às mulheres chamadas de histéricas em sua época e teorizou a psicanálise por meio do que ouviu. Mais tarde, Lacan ampliou a discussão freudiana acerca do tema ao trazer que a mulher é nãotoda inserida no simbólico, por ter a castração enquanto marca em seu corpo desde o nascimento. O romance analisado conta a história de Olga, mulher abandonada pelo marido que pede o divórcio inesperadamente. A partir da teoria psicanalítica acerca do feminino, foi possível observar no presente trabalho a relação entre o aforismo lacaniano de que A mulher não existe, a posição da mascarada e a devastação feminina exprimidas através da personagem de Ferrante. Dessa maneira, as histórias de Olga, sua passagem pelo episódio de devastação após a perda de amor e sua posição nas relações com o Outro ilustram a possibilidade - e muitas vezes necessidade - de criar uma feminilidade possível a partir do nada relacionado diretamente ao ser mulher.
id UFPB-2_6e3d1aa53ed633f81bda414f12802935
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25883
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-01-23T10:32:23Z2023-01-23T10:32:23Z2022-12https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25883O presente trabalho constitui-se enquanto uma análise psicanalítica da obra “Dias de Abandono”, da autora italiana Elena Ferrante. Arte e feminino são dois temas que concernem fortemente à psicanálise, a arte enquanto ferramenta valiosa para os fundamentos psicanalíticos e o feminino por ter dado ferramentas para a origem da teoria freudiana. Freud deu voz às mulheres chamadas de histéricas em sua época e teorizou a psicanálise por meio do que ouviu. Mais tarde, Lacan ampliou a discussão freudiana acerca do tema ao trazer que a mulher é nãotoda inserida no simbólico, por ter a castração enquanto marca em seu corpo desde o nascimento. O romance analisado conta a história de Olga, mulher abandonada pelo marido que pede o divórcio inesperadamente. A partir da teoria psicanalítica acerca do feminino, foi possível observar no presente trabalho a relação entre o aforismo lacaniano de que A mulher não existe, a posição da mascarada e a devastação feminina exprimidas através da personagem de Ferrante. Dessa maneira, as histórias de Olga, sua passagem pelo episódio de devastação após a perda de amor e sua posição nas relações com o Outro ilustram a possibilidade - e muitas vezes necessidade - de criar uma feminilidade possível a partir do nada relacionado diretamente ao ser mulher.The present work is a psychoanalytical analysis of the book “The Days of Abandonment”, from Italian author Elena Ferrante. Art and feminine are two of psychoanalysis’ subjects of interest, art being a valuable tool for psychoanalytical fundamentals and feminine for having given the tools for the origin of the Freudian theory. Freud gave voice to women who were called hysterics at the time and theorized the psychoanalysis from what he heard. Later, Lacan expanded the Freudian discussion on the theme by saying that the woman is not-whole inserted in the symbolic order, for having castration as a mark in her body since birth. The novel analyzed tells the story of Olga, a woman who was left by her husband who asks for a divorce unexpectedly. From the psychoanalytical theory of the feminine, it was possible to see in the present work the relation between Lacan’s aphorism that woman does not exist, the position of the masquerade and female devastation expressed by Ferrante’s character. That way, Olga’s histories, her episode of devastation after the loss of love and her position on relationships with the Other illustrate the possibility - and many times need - to create a possible femininity from nothing, which is directly linked to being a woman.Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2023-01-23T10:32:23Z No. of bitstreams: 1 TCC Renata Visani (2).pdf: 603416 bytes, checksum: 8a127f2cd98166d658594a14cb876e90 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-23T10:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Renata Visani (2).pdf: 603416 bytes, checksum: 8a127f2cd98166d658594a14cb876e90 (MD5) Previous issue date: 2022-12porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilPsicologiaCNPQ::CIENCIAS HUMANASPsicanálise, feminino, devastação, feminilidade, literaturaO nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanáliseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLeon, Adriano Azevedo Gomes deROCHA, RENATA VISANIinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTTCC Renata Visani (2).pdf.txtTCC Renata Visani (2).pdf.txtExtracted texttext/plain109097https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25883/3/TCC%20Renata%20Visani%20%282%29.pdf.txtf7ce1b6f27e03c1266b6606fe5469f2eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25883/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALTCC Renata Visani (2).pdfTCC Renata Visani (2).pdfapplication/pdf603416https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25883/1/TCC%20Renata%20Visani%20%282%29.pdf8a127f2cd98166d658594a14cb876e90MD51123456789/258832023-01-24 03:04:41.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
title O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
spellingShingle O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
ROCHA, RENATA VISANI
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Psicanálise, feminino, devastação, feminilidade, literatura
title_short O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
title_full O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
title_fullStr O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
title_full_unstemmed O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
title_sort O nada no fim do túnel: relações entre o livro “Dias de Abandono” e o feminino à luz da psicanálise
author ROCHA, RENATA VISANI
author_facet ROCHA, RENATA VISANI
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leon, Adriano Azevedo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, RENATA VISANI
contributor_str_mv Leon, Adriano Azevedo Gomes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Psicanálise, feminino, devastação, feminilidade, literatura
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise, feminino, devastação, feminilidade, literatura
description O presente trabalho constitui-se enquanto uma análise psicanalítica da obra “Dias de Abandono”, da autora italiana Elena Ferrante. Arte e feminino são dois temas que concernem fortemente à psicanálise, a arte enquanto ferramenta valiosa para os fundamentos psicanalíticos e o feminino por ter dado ferramentas para a origem da teoria freudiana. Freud deu voz às mulheres chamadas de histéricas em sua época e teorizou a psicanálise por meio do que ouviu. Mais tarde, Lacan ampliou a discussão freudiana acerca do tema ao trazer que a mulher é nãotoda inserida no simbólico, por ter a castração enquanto marca em seu corpo desde o nascimento. O romance analisado conta a história de Olga, mulher abandonada pelo marido que pede o divórcio inesperadamente. A partir da teoria psicanalítica acerca do feminino, foi possível observar no presente trabalho a relação entre o aforismo lacaniano de que A mulher não existe, a posição da mascarada e a devastação feminina exprimidas através da personagem de Ferrante. Dessa maneira, as histórias de Olga, sua passagem pelo episódio de devastação após a perda de amor e sua posição nas relações com o Outro ilustram a possibilidade - e muitas vezes necessidade - de criar uma feminilidade possível a partir do nada relacionado diretamente ao ser mulher.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-23T10:32:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-23T10:32:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25883
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25883/3/TCC%20Renata%20Visani%20%282%29.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25883/2/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25883/1/TCC%20Renata%20Visani%20%282%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7ce1b6f27e03c1266b6606fe5469f2e
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
8a127f2cd98166d658594a14cb876e90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562279587348480