Revisão da literatura: desoxigenação catalítica de ácidos graxos e derivados – síntese de bio-óleo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Rita Ferreira Alves.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/496
Resumo: A demanda por combustíveis atualmente é crescente, bem como a preocupação com os problemas ambientais vinculados à queima de combustíveis de origem fóssil. O desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o aproveitamento dos recursos naturais renováveis na geração de energia é de extrema importância para a substituição das fontes convencionais, que podem se esgotar. A biomassa representa uma excelente alternativa de insumo para produção de combustíveis líquidos utilizados em motores a combustão, especialmente no setor de transportes. Assim, o aperfeiçoamento de processos empregados na transformação da biomassa em biocombustíveis é fundamental. Entre as rotas desenvolvidas, a pirólise seguida da hidrodesoxigenação (HDO) da biomassa, para síntese de bio-óleo, representa uma opção promissora para produção em escala industrial de combustíveis semelhantes ao diesel e à gasolina, e que, portanto podem ser incorporados à atual infraestrutura sem necessidade de grandes modificações. No entanto, para que a obtenção do bio-óleo possa ser realizada a custos comercialmente competitivos, a tecnologia disponível ainda deve ser aprimorada; para tanto é necessário o estudo de diversos fatores experimentais que influenciam nos rendimentos e custos do processo. Entre as áreas de pesquisa mais importantes estão a determinação de um grau ótimo de desoxigenação e o desenvolvimento de catalisadores com boas atividades e longos tempos de vida.
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spelling 2013-10-17T13:17:30Z2013-10-17T13:17:30Z2013-10-17https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/496A demanda por combustíveis atualmente é crescente, bem como a preocupação com os problemas ambientais vinculados à queima de combustíveis de origem fóssil. O desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o aproveitamento dos recursos naturais renováveis na geração de energia é de extrema importância para a substituição das fontes convencionais, que podem se esgotar. A biomassa representa uma excelente alternativa de insumo para produção de combustíveis líquidos utilizados em motores a combustão, especialmente no setor de transportes. Assim, o aperfeiçoamento de processos empregados na transformação da biomassa em biocombustíveis é fundamental. Entre as rotas desenvolvidas, a pirólise seguida da hidrodesoxigenação (HDO) da biomassa, para síntese de bio-óleo, representa uma opção promissora para produção em escala industrial de combustíveis semelhantes ao diesel e à gasolina, e que, portanto podem ser incorporados à atual infraestrutura sem necessidade de grandes modificações. No entanto, para que a obtenção do bio-óleo possa ser realizada a custos comercialmente competitivos, a tecnologia disponível ainda deve ser aprimorada; para tanto é necessário o estudo de diversos fatores experimentais que influenciam nos rendimentos e custos do processo. Entre as áreas de pesquisa mais importantes estão a determinação de um grau ótimo de desoxigenação e o desenvolvimento de catalisadores com boas atividades e longos tempos de vida.The need for fuels is increasing, as well as the environmental concern related to the consumption of crude oil derived fuels. The development of technologies that use the renewable natural resources as energy is very important to replace conventional fuels that are depleting. Biomass derived fuels are an optimal solution for this requirement, mainly in the transportation sector. Substantial research is a challenge to improve the production of fuels from biomass. The Pyrolysis and Hydrodeoxygenation (HDO) consist a feasible route for production of bio-fuels in industrial scale, together to conventional fuels and compatible with the infrastructure as we know. However, the competitiveness of this route is still far from application, and several aspects need further elucidation and technical advances. The factors that will have the major impact on ultimate viability are to upgrade catalyst life and the determination of an allowable level of oxygen that the existing refinery infrastructutre can handle.Submitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2013-10-17T13:17:30Z No. of bitstreams: 1 ARFAT17102013.pdf: 479250 bytes, checksum: 0ad85904bdc6bc942d95b2756b8f5277 (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-17T13:17:30Z (GMT). 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