Entre políticos e mestres de cultura popular: discurso, poder e ideologia nos museus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolentino, Átila Bezerra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26411
Resumo: As narrativas produzidas nos circuitos expográficos são discursos carregados de significados, intencionalidades e ideologias, que podem ser analisados a partir dos objetos expostos, dos vazios, dos ditos e dos não ditos. A partir de um aporte teórico de autores ligados às ciências sociais e, especificamente, ao campo da Sociomuseologia que atuam com a questão da construção de discursos, memória e poder, o presente artigo pretende analisar os discursos das narrativas expográficas de um museu tradicional, o Museu Municipal de Borborema, e de um museu comunitário, o Museu da Escola Viva Olho do Tempo, ambos localizados no Estado da Paraíba. Nessa perspectiva, a análise perpassa sobre como os sujeitos sociais são representados nesses dois museus, diametralmente opostos na forma de construção de suas exposições.
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Nessa perspectiva, a análise perpassa sobre como os sujeitos sociais são representados nesses dois museus, diametralmente opostos na forma de construção de suas exposições.The narratives produced in expográficos circuits discourses are loaded with meanings, intentions and ideologies that can be analyzed from the exposed objects, the voids, the said and the unsaid. From a theoretical contribution of authors related to the social sciences and, specifically, to the field of Sociomuseology working with the issue of construction of discourses, memory and power, this article aims to analyze the discourses of expográficas narratives of a traditional museum, Municipal Museum of Borborema, and a community museum, the Museum of the Living Eye School Time, both located in the State of Paraíba. In this perspective, the analysis goes through about social subjects are represented in these two museums, diametrically opposed in the form of construction of its exhibitions.Submitted by André Nascimento (andre.joao@academico.ufpb.br) on 2023-03-09T19:09:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 4531-Texto do artigo-14978-1-10-20140625.pdf: 864023 bytes, checksum: 5c4c30f01a9af14971f32d05227c9f64 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-09T19:09:25Z (GMT). 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