Práticas arquivísticas em ambiente empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Renata da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26065
Resumo: Arquivos empresariais podem ser conceituados como lugares onde se armazenam o acervo documental e onde se orienta e efetiva a determinação da gestão documental, bem como da preservação dos valores histórico, cultural e patrimonial da empresa. Estes documentos servem de prova junto ao fisco, nas obrigações/causas trabalhistas, comprovação de pagamentos, evita o pagamento de quaisquer ônus financeiros causados por perdas de prazos ou documentos, traz a informação com rapidez, impede o acúmulo de documentos que não sejam mais necessários. Se bem organizados dentro das recomendações arquivísticas, geram inteligência competitiva, possibilitam tomadas de decisões em tempo hábil. Trata da temática dos arquivos empresariais sob a forma de estudo de caso em empresa do ramo de materiais de construção. Pesquisa de natureza descritiva, utilizando referencial teórico para embasar o estudo de caso trabalhando essencialmente com os autores: Jardim (1987), Dudziak (2010), Araujo (2014), Anna; Silva (2015), Souza (2013), dentre outros. Com a análise, foi possível verificar que há uma discrepância de termos e um problema de sinonímia entre "práticas" e "funções" arquivísticas. Com a pesquisa foi possível observar que, em arquivos empresariais, é recorrente que os documentos sejam arquivados com base na necessidade da atividade administrativa, sem muitos critérios arquivísticos, o que, a maioria dos empresários pretendem alcançar é que a informação seja recuperada de forma rápida, isto é, não se interessam no processo arquivístico, apenas exigem agilidade e ganho de tempo e espaço físico. Em relação a conservação e preservação, é realizado higienização dos acervos com periodicidade. Recentemente aconteceram melhorias no espaço, na organização e atuação voltada desde a produção documental até seu recolhimento ou descarte, porém, dentre outras, sugerimos um plano de gestão documental e a utilização de um programa de gestão eletrônica de documentos.
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Pesquisa de natureza descritiva, utilizando referencial teórico para embasar o estudo de caso trabalhando essencialmente com os autores: Jardim (1987), Dudziak (2010), Araujo (2014), Anna; Silva (2015), Souza (2013), dentre outros. Com a análise, foi possível verificar que há uma discrepância de termos e um problema de sinonímia entre "práticas" e "funções" arquivísticas. Com a pesquisa foi possível observar que, em arquivos empresariais, é recorrente que os documentos sejam arquivados com base na necessidade da atividade administrativa, sem muitos critérios arquivísticos, o que, a maioria dos empresários pretendem alcançar é que a informação seja recuperada de forma rápida, isto é, não se interessam no processo arquivístico, apenas exigem agilidade e ganho de tempo e espaço físico. Em relação a conservação e preservação, é realizado higienização dos acervos com periodicidade. Recentemente aconteceram melhorias no espaço, na organização e atuação voltada desde a produção documental até seu recolhimento ou descarte, porém, dentre outras, sugerimos um plano de gestão documental e a utilização de um programa de gestão eletrônica de documentos.Business archives can be described as places where the documentary collection is stored and where the determination of the documentary management is oriented and implemented, as well as the preservation of historical, cultural and patrimonial values of the company. These documents serve as evidence to the tax authorities, in labor obligations/causes, as evidence of payments, as a mean to avoid payment of any financial burden caused by loss of deadlines or documents, to bring information quickly, and to prevent the accumulation of documents that are no longer necessary. If well-organized within the archival standards, they generate competitive intelligence and enable timely decision-making. Deals with the theme of business archives in the form of a case study developed in a company in the field of construction materials. It is a research of descriptive nature, using a theoretical framework to support the case study, working essentially with the following authors: Jardim (1987), Dudziak (2010), Araujo (2014), Anna; Silva (2015), Souza (2013), among others. With the analysis, it was possible to verify that there is a discrepancy of terms and a problem of synonymy between archival "practices" and "functions". With the research it was possible to observe that, in business files, it is recurring that the documents are archived based on the need of the administrative activity, with lack of archival criteria; what most of the entrepreneurs intend to achieve is that information be retrieved quickly, that is, they are not interested in the archival process, requiring only agility, gain of time and physical space. With respect to the conservation and preservation, the hygienization of the archive is conducted periodically. There have been recent improvements in space, organization and performance from documentary production to its collection or disposal, but, among other things, a document management plan and the use of a software for electronic management of documents are suggestedSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2023-01-30T20:15:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSF30012023.pdf: 1552747 bytes, checksum: 23c5a7d75da95698567932196e1fffc2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-30T20:15:40Z (GMT). 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