Educação Financeira na Aprendizagem de Juros: uma experiência no Ensino Médio em uma Escola Estadual de Campina Grande - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, André Luís Simões.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22
Resumo: A presente monografia apresenta resultados de uma experiência didática, com o tema transversal educação financeira, no ensino de juros em uma escola estadual de segundo grau do município de Campina Grande/PB. O referencial teórico aponta para os benefícios latentes dessa metodologia, buscando despertar o interesse dos alunos através da aproximação do conteúdo às realidades sociais, políticas e de infraestrutura que os estudantes vivenciam. Durante o Estágio Supervisionado aplicou-se os conhecimentos adquiridos durante o curso de Licenciatura em Matemática em especial o de planejamento das aulas, buscando com isso desenvolver atividades colaborativas, contextualizadas, utilizando novas tecnologias e mídias em prol das boas práticas. O relato de classe confirmou as expectativas da literatura e sua análise e conclusões permitiram a retroalimentação do processo didático, indicando melhorias para o ensino.
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spelling 2012-08-14T17:05:47Z2012-08-14T17:05:47Z2012-08-14https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22A presente monografia apresenta resultados de uma experiência didática, com o tema transversal educação financeira, no ensino de juros em uma escola estadual de segundo grau do município de Campina Grande/PB. O referencial teórico aponta para os benefícios latentes dessa metodologia, buscando despertar o interesse dos alunos através da aproximação do conteúdo às realidades sociais, políticas e de infraestrutura que os estudantes vivenciam. Durante o Estágio Supervisionado aplicou-se os conhecimentos adquiridos durante o curso de Licenciatura em Matemática em especial o de planejamento das aulas, buscando com isso desenvolver atividades colaborativas, contextualizadas, utilizando novas tecnologias e mídias em prol das boas práticas. O relato de classe confirmou as expectativas da literatura e sua análise e conclusões permitiram a retroalimentação do processo didático, indicando melhorias para o ensino.The present work shows the results of teaching experience with financial educations notions, to improve the quality of teaching math in a public school of Campina Grande/PB. The theorist referential shows that didactical methods, with new technologies, collaboration and media, improve beneficiations like interest in studying math faced with the reality of the students. During the supervisioned stage all the knowledge learned in the math graduation course was used, in special the lessons planning, to seek the goods practices in teaching with new technologies, media, collaborative and contextualized studies. The analysis of the class diary confirmed the theory and its conclusions let back information to the didactic process, pointing improves in the education.Submitted by Rosilene Machado (dspace-adm@dci.ccsa.ufpb.br) on 2012-08-14T17:05:47Z No. of bitstreams: 1 ALSA14082012.pdf: 160137 bytes, checksum: f01b5b2b143ce4b63c3824e83df47c3c (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-14T17:05:47Z (GMT). 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