Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Luana Araujo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26476
Resumo: Em 2019, por iniciativa dos discentes, houve a criação de um grupo teatral que, posteriormente, filiou-se ao coletivo de extensão do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) chamado de Boiuna Luna. Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso sobre a peça O Despertar da Primavera do dramaturgo alemão Frank Wedekind, elaborada por este coletivo, e tem o objetivo de relatar a importância da criação e da utilização da maquiagem na preparação das atrizes. Este estudo se inicia com conceitos e fundamentos da maquiagem para possibilitar ao leitor a compreensão da evolução do uso da maquiagem dentro e fora de cena. Por meio de entrevistas, revelou-se que a composição visual, criada para a maquiagem, participa da criação artística geral do espetáculo, não sendo apenas um acessório da cena.
id UFPB-2_80538b7a7fbdd904a9778fa29f8c1cc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26476
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-03-21T11:53:42Z2022-12-132023-03-21T11:53:42Z2022-07-01https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26476Em 2019, por iniciativa dos discentes, houve a criação de um grupo teatral que, posteriormente, filiou-se ao coletivo de extensão do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) chamado de Boiuna Luna. Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso sobre a peça O Despertar da Primavera do dramaturgo alemão Frank Wedekind, elaborada por este coletivo, e tem o objetivo de relatar a importância da criação e da utilização da maquiagem na preparação das atrizes. Este estudo se inicia com conceitos e fundamentos da maquiagem para possibilitar ao leitor a compreensão da evolução do uso da maquiagem dentro e fora de cena. Por meio de entrevistas, revelou-se que a composição visual, criada para a maquiagem, participa da criação artística geral do espetáculo, não sendo apenas um acessório da cena.En 2019, por iniciativa de los estudiantes, se creó un grupo teatral que luego se unió al colectivo de extensión del Departamento de Artes Escénicas de la Universidad Federal de Paraíba llamado Boiuna Luna. Este trabajo de conclusión de curso presenta un estudio de caso sobre la obra El despertar de la primavera del dramaturgo alemán Frank Wedekind, elaborado por este colectivo, y tiene como objetivo informar la importancia de crear y utilizar el maquillaje en la preparación de las actrices. Este estudio comienza con los conceptos y fundamentos del maquillaje para que el lector pueda comprender la evolución del uso del maquillaje dentro y fuera del escenario. A través de entrevistas, se reveló que la composición visual, creada para el maquillaje, participa de la creación artística general del espectáculo, no siendo solo un accesorio de la escena.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-03-21T11:53:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAR13122022.pdf: 1143359 bytes, checksum: 3b219d63da7b2f46dd870e4e639f8cf3 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-21T11:53:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LAR13122022.pdf: 1143359 bytes, checksum: 3b219d63da7b2f46dd870e4e639f8cf3 (MD5) Previous issue date: 2022-07-01porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilArtes CênicasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROTeatroMaquiagem cênicaCaracterizaçãoComposição visualProcesso de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna LunaProcess of creating makeup in the show The Awakening of Spring of the Collective Boiuna Lunainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVasconcelos, José Everaldo de Oliveira9554178484Reis, Luana AraujoDIAS, Juliana Nôro. A maquiagem artística e as novas mídias: processos virtuais de ensino-aprendizagem da maquiagem no teatro. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: novas diretrizes para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. GRÖNING, Karl. Body decoration: a world survey of body-art. New York: Vendome Press,1998. JEUDY, Herri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução: Teresa Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993. MAGALHÃES, Mona. Caracterização Teatral: uma arte a ser desvendada. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (orgs.). Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. MENDES, Aline Bastos et al. Das feições às intenções: uma primeira análise da arte rupestre. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE, 10., 2011, Pelotas. Anais [...] Pelotas: UFPEL, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/6. Acesso em: 11 mar. 2022. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003. PRONKO, Leonard C. Teatro: leste & oeste. São Paulo: Perspectiva, 1986. RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência dos atores e a comunicação em cena. São Paulo: Senac, 2013. SAMPAIO, José Roberto Santos. A maquiagem de Claudete Elóy na Cia de Teatro da UFBA. Salvador, BA: PPGAC-UFBA, 2007. SILVA, J. C.; SILVA, A. C. T. Pressupostos da teoria semiótica de Peirce e sua aplicação na análise das representações em química. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos...São Cristóvão: EDUCON, 2012. SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Natal, 2020. STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. São Paulo: Martins Fontes,1989. VITA, Ana Carlota Regis. História da maquiagem, da cosmética e do penteado: em busca da perfeição. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008. WEDEKIND, Frank. O despertar da primavera. 3. ed. Trad. Maria Adélia Silva Melo. Lisboa: Estampa, 2008reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTLAR13122022.pdf.txtLAR13122022.pdf.txtExtracted texttext/plain65569https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/4/LAR13122022.pdf.txt58c8ae93430c6bb7381fdbf71fed5581MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALLAR13122022.pdfLAR13122022.pdfapplication/pdf1143359https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/1/LAR13122022.pdf3b219d63da7b2f46dd870e4e639f8cf3MD51123456789/264762023-03-22 03:05:24.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Process of creating makeup in the show The Awakening of Spring of the Collective Boiuna Luna
title Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
spellingShingle Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
Reis, Luana Araujo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro
Maquiagem cênica
Caracterização
Composição visual
title_short Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
title_full Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
title_fullStr Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
title_full_unstemmed Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
title_sort Processo de criação da maquiagem no espetáculo O Despertar da Primavera do Coletivo Boiuna Luna
author Reis, Luana Araujo
author_facet Reis, Luana Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, José Everaldo de Oliveira
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 9554178484
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Luana Araujo
contributor_str_mv Vasconcelos, José Everaldo de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Teatro
Maquiagem cênica
Caracterização
Composição visual
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Maquiagem cênica
Caracterização
Composição visual
description Em 2019, por iniciativa dos discentes, houve a criação de um grupo teatral que, posteriormente, filiou-se ao coletivo de extensão do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) chamado de Boiuna Luna. Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de caso sobre a peça O Despertar da Primavera do dramaturgo alemão Frank Wedekind, elaborada por este coletivo, e tem o objetivo de relatar a importância da criação e da utilização da maquiagem na preparação das atrizes. Este estudo se inicia com conceitos e fundamentos da maquiagem para possibilitar ao leitor a compreensão da evolução do uso da maquiagem dentro e fora de cena. Por meio de entrevistas, revelou-se que a composição visual, criada para a maquiagem, participa da criação artística geral do espetáculo, não sendo apenas um acessório da cena.
publishDate 2022
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13
2023-03-21T11:53:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-21T11:53:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26476
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv DIAS, Juliana Nôro. A maquiagem artística e as novas mídias: processos virtuais de ensino-aprendizagem da maquiagem no teatro. 2018. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: novas diretrizes para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. GRÖNING, Karl. Body decoration: a world survey of body-art. New York: Vendome Press,1998. JEUDY, Herri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução: Teresa Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. KANT, I. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993. MAGALHÃES, Mona. Caracterização Teatral: uma arte a ser desvendada. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (orgs.). Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. MENDES, Aline Bastos et al. Das feições às intenções: uma primeira análise da arte rupestre. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE, 10., 2011, Pelotas. Anais [...] Pelotas: UFPEL, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/6. Acesso em: 11 mar. 2022. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003. PRONKO, Leonard C. Teatro: leste & oeste. São Paulo: Perspectiva, 1986. RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência dos atores e a comunicação em cena. São Paulo: Senac, 2013. SAMPAIO, José Roberto Santos. A maquiagem de Claudete Elóy na Cia de Teatro da UFBA. Salvador, BA: PPGAC-UFBA, 2007. SILVA, J. C.; SILVA, A. C. T. Pressupostos da teoria semiótica de Peirce e sua aplicação na análise das representações em química. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos...São Cristóvão: EDUCON, 2012. SILVA, Joseane Maria da. A maquiagem como experiência artística e pedagógica. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Natal, 2020. STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. São Paulo: Martins Fontes,1989. VITA, Ana Carlota Regis. História da maquiagem, da cosmética e do penteado: em busca da perfeição. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008. WEDEKIND, Frank. O despertar da primavera. 3. ed. Trad. Maria Adélia Silva Melo. Lisboa: Estampa, 2008
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Artes Cênicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/4/LAR13122022.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26476/1/LAR13122022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 58c8ae93430c6bb7381fdbf71fed5581
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
3b219d63da7b2f46dd870e4e639f8cf3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562286000439296