Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634 |
Resumo: | Identificar a rota mais eficiente entre dois pontos desempenha um papel fundamental em diversas aplicações, abrangendo desde sistemas de navegação, até o controle de personagem em jogos digitais e a otimização do encaminhamento de pacotes de dados. Este estudo teve como objetivo central a aplicação de um algoritmo de busca do melhor caminho. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma simulação de trânsito em um ambiente tridimensional, com o auxílio do motor de jogo Unity Engine. Nesse ambiente, os veículos são capazes de determinar suas rotas, com base na implementação do algoritmo A*. O trabalho envolveu a criação de cinco cenários distintos nos quais, após a análise do fluxo de trânsito sob diferentes parâmetros, foi possível verificar a eficiência de diferentes estruturas vi´ arias, assim como observar como uma melhor escolha de rotas consegue impactar no congestionamento. Este estudo permitiu o aprendizado de programação em um ambiente de desenvolvimento de jogos, bem como a implementação e compreensão do algoritmo A* em um ambiente gráfico de simulação. Assim sendo, foi possível perceber a importância deste algoritmo em estudos de mobilidade urbana e planejamento de infraestrutura eficiente de transporte. |
id |
UFPB-2_844f7eb306ccdf62d453c407de442f27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/31634 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
2546 |
spelling |
2024-08-29T13:37:00Z2023-11-302024-08-29T13:37:00Z2023-11-06https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634Identificar a rota mais eficiente entre dois pontos desempenha um papel fundamental em diversas aplicações, abrangendo desde sistemas de navegação, até o controle de personagem em jogos digitais e a otimização do encaminhamento de pacotes de dados. Este estudo teve como objetivo central a aplicação de um algoritmo de busca do melhor caminho. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma simulação de trânsito em um ambiente tridimensional, com o auxílio do motor de jogo Unity Engine. Nesse ambiente, os veículos são capazes de determinar suas rotas, com base na implementação do algoritmo A*. O trabalho envolveu a criação de cinco cenários distintos nos quais, após a análise do fluxo de trânsito sob diferentes parâmetros, foi possível verificar a eficiência de diferentes estruturas vi´ arias, assim como observar como uma melhor escolha de rotas consegue impactar no congestionamento. Este estudo permitiu o aprendizado de programação em um ambiente de desenvolvimento de jogos, bem como a implementação e compreensão do algoritmo A* em um ambiente gráfico de simulação. Assim sendo, foi possível perceber a importância deste algoritmo em estudos de mobilidade urbana e planejamento de infraestrutura eficiente de transporte.Identifying the most efficient route between two points plays a fundamental role in various applications, ranging from navigation systems to character control in video games and data packet routing optimization. The main objective of this study was the application of a best-path search algorithm. To achieve this goal, a traffic simulation was developed in a three-dimensional environment with the assistance of the Unity Engine game engine. In this environment, vehicles are able to determine their routes based on the implementation of the A* algorithm. The work involved the creation of five distinct scenarios in which, after analyzing traffic flow under different parameters, it was possible to assess the efficiency of different road structures and observe how better route choices can impact congestion. This study allowed for learning programming in a game development environment, as well as the implementation and understanding of the A* algorithm in a graphical simulation environment. It was possible to recognize the importance of this algorithm in urban mobility studies and efficient transportation infrastructure planning.Submitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-29T13:37:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lucas Costa Bezerra_TCC.pdf: 3575476 bytes, checksum: 2069b9d654ca559f34e2bef599706f4d (MD5)Made available in DSpace on 2024-08-29T13:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Lucas Costa Bezerra_TCC.pdf: 3575476 bytes, checksum: 2069b9d654ca559f34e2bef599706f4d (MD5) Previous issue date: 2023-11-06porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilComputação CientíficaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROSAlgorítmoSimulação de tráfegoUnity engineOtimização de rotasSimulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMachado, Liliane dos Santos15187378899http://lattes.cnpq.br/024055153329257970817326405http://lattes.cnpq.br/1747533537736032Bezerra, Lucas Costareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTLucas Costa Bezerra_TCC.pdf.txtLucas Costa Bezerra_TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain81149https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/4/Lucas%20Costa%20Bezerra_TCC.pdf.txtad352b922f79a6ccee63ab76977f2387MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALLucas Costa Bezerra_TCC.pdfLucas Costa Bezerra_TCC.pdfTCCapplication/pdf3575476https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/1/Lucas%20Costa%20Bezerra_TCC.pdf2069b9d654ca559f34e2bef599706f4dMD51123456789/316342024-08-30 03:04:20.476oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-08-30T06:04:20Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
title |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
spellingShingle |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity Bezerra, Lucas Costa CNPQ::OUTROS Algorítmo Simulação de tráfego Unity engine Otimização de rotas |
title_short |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
title_full |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
title_fullStr |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
title_full_unstemmed |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
title_sort |
Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
author |
Bezerra, Lucas Costa |
author_facet |
Bezerra, Lucas Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Liliane dos Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
15187378899 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0240551533292579 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
70817326405 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1747533537736032 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Lucas Costa |
contributor_str_mv |
Machado, Liliane dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS |
topic |
CNPQ::OUTROS Algorítmo Simulação de tráfego Unity engine Otimização de rotas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algorítmo Simulação de tráfego Unity engine Otimização de rotas |
description |
Identificar a rota mais eficiente entre dois pontos desempenha um papel fundamental em diversas aplicações, abrangendo desde sistemas de navegação, até o controle de personagem em jogos digitais e a otimização do encaminhamento de pacotes de dados. Este estudo teve como objetivo central a aplicação de um algoritmo de busca do melhor caminho. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma simulação de trânsito em um ambiente tridimensional, com o auxílio do motor de jogo Unity Engine. Nesse ambiente, os veículos são capazes de determinar suas rotas, com base na implementação do algoritmo A*. O trabalho envolveu a criação de cinco cenários distintos nos quais, após a análise do fluxo de trânsito sob diferentes parâmetros, foi possível verificar a eficiência de diferentes estruturas vi´ arias, assim como observar como uma melhor escolha de rotas consegue impactar no congestionamento. Este estudo permitiu o aprendizado de programação em um ambiente de desenvolvimento de jogos, bem como a implementação e compreensão do algoritmo A* em um ambiente gráfico de simulação. Assim sendo, foi possível perceber a importância deste algoritmo em estudos de mobilidade urbana e planejamento de infraestrutura eficiente de transporte. |
publishDate |
2023 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30 2024-08-29T13:37:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-29T13:37:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Computação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/4/Lucas%20Costa%20Bezerra_TCC.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31634/1/Lucas%20Costa%20Bezerra_TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad352b922f79a6ccee63ab76977f2387 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 2069b9d654ca559f34e2bef599706f4d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1815449123146432512 |