De bar em bar sem perder os sentidos: (re)formulando estratégias à luz da estética organizacional
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26354 |
Resumo: | Diversos atores, com variadas experiências e julgamentos, participam do fazer estratégico de uma organização e podem influenciar no direcionamento estratégico empresarial. De fato, o envolvimento estético (engajamento físico, sensorial e pessoal com o mundo e seus artefatos) de diferentes indivíduos afeta crucialmente as práticas organizacionais. Os gestores e pesquisadores, no entanto, vêm negligenciando esse potencial contributivo de diferentes agentes e da estética para a vida e desempenho organizacional. No intuito de tentar remediar essa situação, nesta pesquisa, adotei a noção de Estratégia como Prática e me pautei na abordagem sociomaterial da Estética Organizacional para compreender como as experiências sensoriais e julgamentos estéticos de clientes e trabalhadores atuantes nas operações de Bares podem auxiliar à (re)formulação de estratégias empresariais. Minha intenção foi explicitar como o envolvimento estético de diferentes atores (especialmente os não comumente considerados pela gestão estratégica) já influencia no fazer estratégico das organizações e discutir como isso pode ser melhor utilizado pela gestão. Assim, finalizo o trabalho (1) propondo uma perspectiva (Aesthetragizing) para pensar mais amplamente sobre a relação entre estética, o fazer estratégico, a (re)formulação de estratégias e o desempenho organizacional e (2) discutindo uma possibilidade de abordagem para que os gestores possam incorporar essa perspectiva de entrelaçamento entre estética e estratégia (Aesthetragizing) em seus contextos de atuação. |
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2023-02-24T12:33:12Z2023-01-292023-02-24T12:33:12Z2022-12-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26354Diversos atores, com variadas experiências e julgamentos, participam do fazer estratégico de uma organização e podem influenciar no direcionamento estratégico empresarial. De fato, o envolvimento estético (engajamento físico, sensorial e pessoal com o mundo e seus artefatos) de diferentes indivíduos afeta crucialmente as práticas organizacionais. Os gestores e pesquisadores, no entanto, vêm negligenciando esse potencial contributivo de diferentes agentes e da estética para a vida e desempenho organizacional. No intuito de tentar remediar essa situação, nesta pesquisa, adotei a noção de Estratégia como Prática e me pautei na abordagem sociomaterial da Estética Organizacional para compreender como as experiências sensoriais e julgamentos estéticos de clientes e trabalhadores atuantes nas operações de Bares podem auxiliar à (re)formulação de estratégias empresariais. Minha intenção foi explicitar como o envolvimento estético de diferentes atores (especialmente os não comumente considerados pela gestão estratégica) já influencia no fazer estratégico das organizações e discutir como isso pode ser melhor utilizado pela gestão. Assim, finalizo o trabalho (1) propondo uma perspectiva (Aesthetragizing) para pensar mais amplamente sobre a relação entre estética, o fazer estratégico, a (re)formulação de estratégias e o desempenho organizacional e (2) discutindo uma possibilidade de abordagem para que os gestores possam incorporar essa perspectiva de entrelaçamento entre estética e estratégia (Aesthetragizing) em seus contextos de atuação.Several actors, with varied experiences and judgments, participate in the strategic action of an organization and can influence the business strategic direction. In fact, the aesthetic involvement (physical, sensory and personal engagement with the world and its artifacts) of different individuals crucially affects organizational practices. Managers and researchers, however, have neglected this contributory potential of different agents and aesthetics to organizational life and performance. In order to remedy this situation, in this research I adopted the notion of Strategy as Practice and the sociomaterial approach of Organizational Aesthetics to understand how the sensory experiences and aesthetic judgments of different actors (like customers, frontline workers) present in Bars operations can help with the (re)formulation of business strategies. My intention was to explain how the aesthetic involvement of different actors (not commonly considered by Strategic Management) already influence the strategic action of organizations and discuss how this can be better used by management. Thus, I conclude the work by (1) proposing a perspective (Aesthetragizing) to think more broadly about the relationship between aesthetics, strategizing, (re)formulation of strategies and organizational performance; and (2) discussing a possible approach so that managers can incorporate this perspective of interweaving between aesthetics and strategy (Aesthetragizing) in their work contexts.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T10:14:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KathyanaVanessaDinizSantos_Tese.pdf: 7059919 bytes, checksum: 7030fa48a88386d8cc267b3b38384498 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-02-24T12:33:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KathyanaVanessaDinizSantos_Tese.pdf: 7059919 bytes, checksum: 7030fa48a88386d8cc267b3b38384498 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-24T12:33:12Z (GMT). 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