A importância da educação ambiental na escola: percepção de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Neide Pinheiro de Brito
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26722
Resumo: Este trabalho busca apresentar a importância da educação ambiental na escola a partir da percepção de professores e alunos, tendo como objetivo geral obter um breve panorama acerca da percepção de professores e alunos de uma escola do ensino fundamental sobre a importância da educação ambiental, de modo a estimular o debate e a consciência ambiental diante das ações individuais e coletivas sobre o meio ambiente. Dividiu-se em cinco partes, organizadas em capítulos. O primeiro capítulo traz uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental na Escola, pois é perceptível a importância de preservar hoje para se ter um futuro agradável amanhã. O segundo capítulo traz um pouco sobre a educação ambiental na inclusão e diversidade, em que se faz necessário pensar na importância das gerações futuras vivendo em um ambiente saudável, onde todos possam respirar ar puro, sentir o cheiro do verde e poder viver em harmonia com o planeta Terra. Desta forma, acredita-se que essa educação deveria preparar o indivíduo e incluir aqueles que apresentam deficiências, mediante a compreensão dos principais problemas do mundo contemporâneo, proporcionando-lhe conhecimentos técnicos e as qualidades necessárias para desempenhar uma função produtiva, com vistas a melhorar a qualidade de vida de todos e assim proteger não só o meio ambiente, mas também aqueles que precisam de apoio, de serem incluídos na cidadania e permitir uma atenção maior diante dos valores éticos e morais. O terceiro capítulo relata a lei 9.795/99 e a educação ambiental, em que o artigo 225 da Constituição de 1988 diz que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. O quarto capítulo traz a metodologia e resultados e o quinto capítulo apresenta as considerações finais do trabalho desenvolvido.
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O segundo capítulo traz um pouco sobre a educação ambiental na inclusão e diversidade, em que se faz necessário pensar na importância das gerações futuras vivendo em um ambiente saudável, onde todos possam respirar ar puro, sentir o cheiro do verde e poder viver em harmonia com o planeta Terra. Desta forma, acredita-se que essa educação deveria preparar o indivíduo e incluir aqueles que apresentam deficiências, mediante a compreensão dos principais problemas do mundo contemporâneo, proporcionando-lhe conhecimentos técnicos e as qualidades necessárias para desempenhar uma função produtiva, com vistas a melhorar a qualidade de vida de todos e assim proteger não só o meio ambiente, mas também aqueles que precisam de apoio, de serem incluídos na cidadania e permitir uma atenção maior diante dos valores éticos e morais. O terceiro capítulo relata a lei 9.795/99 e a educação ambiental, em que o artigo 225 da Constituição de 1988 diz que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. O quarto capítulo traz a metodologia e resultados e o quinto capítulo apresenta as considerações finais do trabalho desenvolvido.This work seeks to present the importance of environmental education in contemporary times and its general objective is to provide students with knowledge and awareness of issues that involve the binomial Environment and Citizenship, developing the construction of attitudes for preservation through sustainable development. It was divided into five parts, which are organized into chapters. The first chapter brings a reflection on the importance of Environmental Education at School, as it is noticeable the importance of preserving today to have a pleasant future tomorrow. The second chapter brings a little about environmental education in inclusion and diversity, in which it is necessary to think about the importance of future generations living in a healthy environment, where everyone can breathe fresh air, smell the green and be able to live in harmony with the planet Earth. And in this way, it is believed that this education should prepare the individual and include those who have disabilities, through the understanding of the main problems of the contemporary world, providing them with technical knowledge and the qualities necessary to perform a productive function, with a view to improving everyone's quality of life and thus protect not only the environment, but also those who need support, to be included in citizenship and allow greater attention to ethical and moral values The third chapter reports the law 9.795/99 and the environmental education, in which article 225 of the 1988 Constitution states that “everyone has the right to an ecologically balanced environment, a good for common use by the people and essential to a healthy quality of life, imposing on the public power and the community the duty to defend and preserve it for present and future generations”. The fourth chapter brings the methodology and results and the fifth chapter presents the final considerations of the work developed.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-04-14T14:02:10Z No. of bitstreams: 1 NPBB14042023 .pdf: 783295 bytes, checksum: 6c4d8a03d676d4eba0298b24980563e4 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-14T14:02:10Z (GMT). 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