Etnomatemática: uso de medidas não convencionais e convencionais utilizada pelos indígenas potiguara na agricultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela de Araújo da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27706
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal investigar o uso das medidas convencionais e não convencionais da cultura indígena do povo Potiguara da Paraíba, que são utilizadas na agricultura, através de entrevistas com os “Troncos Velhos”, anciões indígenas. A fim de repassar, realizando um resgate cultural, através de uma sequência didática, para uma turma do 6º ano de uma escola indígena localizada na aldeia São Francisco, no município de Baía da Traição/PB, fazendo o uso da Etnomatemática. Desde o tempo antigo o homem sempre precisou das medidas e, assim ele criou suas próprias unidades de medidas padrão, com isso não foi diferente para os indígenas que para dividir e medir área do plantio utilizava o corpo como medido, como por exemplo: as mãos, os pés, as polegadas e os passos, cujos comprimentos passaram a serem as primeiras unidades de medida. A metodologia utilizada nesta pesquisa em relação aos objetivos caracterizou-se como exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos técnicos foi utilizada a pesquisa estudo de caso e de levantamento, quanto a abordagem do problema a pesquisa foi caráter qualitativo. Foi utilizado um questionário diagnóstico contendo questões abertas e fechadas, cujo sujeitos foram 20 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Após o estudo foi possível verificar que apesar dos alunos pertencerem a uma escola indígena e todos pertencerem à etnia Potiguara, eles não tinham esse conhecimento da prática de medição utilizada pelos seus próprios pais indígenas. Dessa maneira, este trabalho veio proporcionar uma grande experiência para formação tanto educacional quanto pessoal dos sujeitos participantes. Durante a aplicação da sequência didática alunos perceberam a importância da Etnomatemática em sala de aula.
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A metodologia utilizada nesta pesquisa em relação aos objetivos caracterizou-se como exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos técnicos foi utilizada a pesquisa estudo de caso e de levantamento, quanto a abordagem do problema a pesquisa foi caráter qualitativo. Foi utilizado um questionário diagnóstico contendo questões abertas e fechadas, cujo sujeitos foram 20 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Após o estudo foi possível verificar que apesar dos alunos pertencerem a uma escola indígena e todos pertencerem à etnia Potiguara, eles não tinham esse conhecimento da prática de medição utilizada pelos seus próprios pais indígenas. Dessa maneira, este trabalho veio proporcionar uma grande experiência para formação tanto educacional quanto pessoal dos sujeitos participantes. Durante a aplicação da sequência didática alunos perceberam a importância da Etnomatemática em sala de aula.This work had as main objective to investigate the use of conventional and unconventional measures of the indigenous culture of the Potiguara people of Paraíba, which are used in agriculture, through interviews with “Troncos Velhos”, indigenous elders. In order to pass on, carrying out a cultural rescue, through a didactic sequence, to a 6th grade class from an indigenous school located in the São Francisco village, in the municipality of Baía da Traição / PB, using Ethnomathematics. Since ancient times, man has always needed measurements, so he created his own standard units of measurement, so it was no different for indigenous people who use the body as measured to divide and measure the planting area, such as: the hands , feet, inches and steps, whose lengths became the first units of measurement. The methodology used in this research in relation to the objectives was characterized as exploratory and descriptive, as for the technical procedures, the research case study and survey was used, as for the approach to the problem the research was qualitative. A diagnostic questionnaire containing open and closed questions was used, whose subjects were 20 students from a class of the 6th year of elementary school. After the study, it was possible to verify that although the students belong to an indigenous school and all belong to the Potiguara ethnic group, they did not have this knowledge of the measurement practice used by their own indigenous parents. In this way, this work provided a great experience for both educational and personal training of the participating subjects. During the application of the didactic sequence, students realized the importance of Ethnomathematics in the classroom.Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-08-11T13:31:58Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceladeAraújodaSilva__TCC.pdf: 2952061 bytes, checksum: 37df227043987990333d54dc109ead52 (MD5) MarceladeAraújodaSilva__TERMO.pdf: 593456 bytes, checksum: 93ca5670be8090413f706fca17c8cbf0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-11T13:31:58Z (GMT). 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