Construindo pontes: o ensino da história social do trabalho entre a academia e a escola
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26076 |
Resumo: | Essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de refletir sobre as perspectivas de abordagem da História Social do Trabalho no Ensino de História, de maneira a ampliar as discussões sobre a importância de ensinarmos a História do Trabalho no Brasil. Para tanto, recorri as abordagens teóricos metodológicas da História Social do Trabalho, principalmente ao conceito de experiência na perspectiva thompsoniana, para realizar um estudo do currículo básico de História prescrito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Base Nacional Comum Curricular, contando com as contribuições desenvolvidas por Silva (2015), Sacritán (2000), Cury (2018), Bittencourt (2011) etc. Somado a questionamentos levantados a partir das experiências como professora dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Conde – PB. Por meio dessa reflexão percebi que a abordagem no Ensino de História de uma História Social do Trabalho em sua perspectiva atual e crítica está condicionada ao interesse particular do professor, pois nos currículos nacionais se mantém a abordagem tradicional, cristalizada que ainda não foi atingida pelos avanços historiográficos da área. Nesse sentido é perceptível o distanciamento entre o Ensino de História e a História Social do Trabalho enquanto conhecimento importante para a formação básica, colocando os professores diante da dificuldade de atualizar esse conhecimento de forma significativa e didática no espaço da sala de aula. A partir dessa problemática desenvolvi uma proposta de intervenção didática problematizando o uso da fotografia como ferramenta didática e como fontes de pesquisa para a História Social do Trabalho no espaço escolar. Na aproximação com as reflexões realizadas por Ciavatta (2002), Kossoy (2012) e Mauad (1996) entre outros pude perceber que as fotografias além de representar características particulares dos Mundos do Trabalho - não acessíveis por meio dos documentos escritos - estimulam o desenvolvimento de processos identitários por meio das habilidades visuais, como também são representações das concepções sociais de trabalho e trabalhadores construídas historicamente, sendo por tanto uma fonte fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da História Social do Trabalho. Por meio da prática fotográfica os alunos podem ser inseridos no processo de produção de conhecimento e os espaços escolares e comunitários são transformados em objetos de investigação. |
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Por meio dessa reflexão percebi que a abordagem no Ensino de História de uma História Social do Trabalho em sua perspectiva atual e crítica está condicionada ao interesse particular do professor, pois nos currículos nacionais se mantém a abordagem tradicional, cristalizada que ainda não foi atingida pelos avanços historiográficos da área. Nesse sentido é perceptível o distanciamento entre o Ensino de História e a História Social do Trabalho enquanto conhecimento importante para a formação básica, colocando os professores diante da dificuldade de atualizar esse conhecimento de forma significativa e didática no espaço da sala de aula. A partir dessa problemática desenvolvi uma proposta de intervenção didática problematizando o uso da fotografia como ferramenta didática e como fontes de pesquisa para a História Social do Trabalho no espaço escolar. Na aproximação com as reflexões realizadas por Ciavatta (2002), Kossoy (2012) e Mauad (1996) entre outros pude perceber que as fotografias além de representar características particulares dos Mundos do Trabalho - não acessíveis por meio dos documentos escritos - estimulam o desenvolvimento de processos identitários por meio das habilidades visuais, como também são representações das concepções sociais de trabalho e trabalhadores construídas historicamente, sendo por tanto uma fonte fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da História Social do Trabalho. Por meio da prática fotográfica os alunos podem ser inseridos no processo de produção de conhecimento e os espaços escolares e comunitários são transformados em objetos de investigação.This research was developed with the objective of reflecting on the perspectives of approaching the Social History of Work in History Teaching, in order to broaden the discussions around the importance of teaching the History of Work in Brazil. In order to do so, I resorted to the theoretical and methodological approaches of Social History of Work, mainly to the concept of experience in the Thompsonian perspective, to carry out a study of the basic curriculum of History prescribed by the National Curricular Parameters and by the National Curricular Common Base, counting on the contributions developed by Silva (2015), Sacristan (2000), Cury (2018), Bittencourt (2011) etc. Added to questions raised from the experiences as a teacher in the final years of Elementary School in a private school in the city of Conde - PB. Through this reflection, I realized that the approach in the Teaching of History of a Social History of Work in its current and critical perspective is conditioned to the particular interest of the teacher, because in the national curricula, the traditional approach is maintained, crystallized, which has not yet been reached by advances. historiographies of the area. In this sense, the gap between the Teaching of History and the Social History of Work is perceptible as an important knowledge for basic training, putting teachers in the face of the difficulty of updating this knowledge in a significant and didactic way in the classroom. Based on this problem, I developed a proposal for a didactic intervention, problematizing the use of photography as a didactic tool and as research sources for the Social History of Work in the school space. In approaching the reflections made by Ciavatta (2002), Kossoy (2012) and Mauad (1996), among others, I could see that the photographs, in addition to representing particular characteristics of the Worlds of Work - not accessible through written documents - stimulate the development of identity processes through visual skills, as well as representations of social conceptions of work and workers historically constructed, being therefore a fundamental source for the teaching and learning process of the Social History of Work. Through photographic practice, students can be inserted into the knowledge production process and school and community spaces are transformed into objects of investigation.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-24T10:25:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaDaSilvaBarros_Dissert.pdf: 2150682 bytes, checksum: 56f5459c04b2fa29233001e8c8cea518 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T15:43:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaDaSilvaBarros_Dissert.pdf: 2150682 bytes, checksum: 56f5459c04b2fa29233001e8c8cea518 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-31T15:43:43Z (GMT). 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