Sobre o herói romanesco: a Educação sentimental, de Gustave Flaubert, e Quarup, de Antônio Callado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Cícero Émerson do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27147
Resumo: Este trabalho consiste na realização de um estudo de caráter comparativo entre A educação sentimental, de Gustave Flaubert, e Quarup, de Antonio Callado. Optamos por estudar as obras que constituem nosso corpus a partir de uma categoria analítica estrutural: o herói romanesco. Nesse sentido, nossa proposta foi desenvolvida com base na ideia de que é possível perscrutar uma possibilidade de leitura capaz de representar uma contribuição original para a fortuna crítica de ambas as obras. Nossa hipótese de pesquisa pautou-se, inicialmente, na observação de convergências presentes na construção dos heróis romanescos nelas apresentados, de modo que isso nos instigou a pensarmos na maneira como esses heróis modernos agem no sentido de realizarem suas metas existenciais e inserem-se em contextos sócio-históricos complexos que repercutem na configuração subjetiva deles. Observamos, ainda, os recursos estéticos empregados por seus respectivos autores para a construção desses heróis, além de analisarmos, na linha do que György Lukács (2000) apresenta no ensaio A teoria do romance, que se constitui a perspectiva teórica que adotamos, como Frédéric Moreau e Nando poderiam ser categorizados em se tratando da tipologia apresentada pelo teórico. Como resultado final, percebemos a pertinência do estudo comparativo sugerido, pois essas obras apresentam convergências e divergências que nos possibilitaram reflexões significativas acerca da categoria analítica que estudamos. Também foi possível discutir Frédéric Moreau como herói do romantismo da desilusão e Nando como herói que apresenta traços do herói da educação em suas especificidades. Como procedimento essencial de nosso estudo, recorremos a uma pesquisa bibliográfica pautada no recolhimento, leitura e análise de materiais indispensáveis para a construção dos debates para os quais nos direcionamos. O levantamento de fortuna crítica nos possibilitou estabelecer algumas linhas gerais que foram significativas para a compreensão desses romances distanciados por um século e por mimetizarem espaços socioculturais, sociopolíticos e sócio-históricos de países distintos. Para desenvolvimento de nosso debate, recorremos a estudiosos que contribuíram profundamente para nossa investigação, dentre os quais, na Europa, Lukács (2000), Marx (2012), Hobsbawn (1996) e Oehler (1999); e, no Brasil, Candido (2010), Rosenfeld (2000), Chiappini (2000), Gouveia (2011), dentre outros.
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Observamos, ainda, os recursos estéticos empregados por seus respectivos autores para a construção desses heróis, além de analisarmos, na linha do que György Lukács (2000) apresenta no ensaio A teoria do romance, que se constitui a perspectiva teórica que adotamos, como Frédéric Moreau e Nando poderiam ser categorizados em se tratando da tipologia apresentada pelo teórico. Como resultado final, percebemos a pertinência do estudo comparativo sugerido, pois essas obras apresentam convergências e divergências que nos possibilitaram reflexões significativas acerca da categoria analítica que estudamos. Também foi possível discutir Frédéric Moreau como herói do romantismo da desilusão e Nando como herói que apresenta traços do herói da educação em suas especificidades. Como procedimento essencial de nosso estudo, recorremos a uma pesquisa bibliográfica pautada no recolhimento, leitura e análise de materiais indispensáveis para a construção dos debates para os quais nos direcionamos. 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Notre proposition part de l’idée qu’il est possible d’avoir une lecture capable de représenter une contribuition originale à la fortune critique des deux oeuvres. Notre hypothèse de recherche était basée sur l’observation des convergences présentes dans la construction des héros romanesques qui y sont présentés, de sorte que cela nous a incités à réfléchir à la manière dont ces héros modernes agissent dans le sens d’atteindre leurs objectifs existencials et s’insèrent dans des contextes sociohistoriques complexes qui affectent leur configuration subjective. Nos observons également les ressources esthétiques employées par leurs auteurs respectifs pour la construction de ces héros, en plus d’analyser, dans la lignée de ce que György Lukács (2000) présente dans l’essai La théorie du roman, qui constitue la perspective théorique que nous adoptons, puisque Frédéric Moreau et Nando pourraient être catégorisés selon la typoligie présentée par le théoricien. Quant au résultat, on perçoit la pertinence de l’étude comparative proposé, tant ces travaux présentent des convergences et des divergences qui nous ont permis de réfléchir significativement sur la catégorie analytique que nous avons étudiée. Il a également été possible d’évoquer Frédéric Moreau en héros du romantisme de la désillusion et Nando en héros qui présente les traits du héros de l’éducation dans ses spécificités. Comme procédure essentielle de notre étude, nous avons eu recours à une recherche bibliographique basée sur la collecte, la lecture et l’analyse de matériaux essentiel pour la construction des débats auxquels nous sommes dirigés. L’enquête de fortune critique nous a permis d’établir quelques lignes générales significatives pour la compréhension de ces romans distants d’un siècle et pour mimer les espaces socioculturels, sociopolitiques et sociohistoriques de différents pays. Pour déveloper notre débat, nous nous sommes tournés vers des chercheurs qui ont profondément contribué à notre enquete, parmi lesquels, en Europe, Lukács (2000), Marx (2012), Hobsbawn (1996) et Oehler (1999); et, au Brésil, Candido (2010), Rosenfeld (2000), Chiappini (2000), Gouveia (2011), entre autres.RESUMEN. Este trabajo consiste en la realización de un estudio de carácter comparativo entre La educación sentimental, de Gustave Flaubert, y Quarup, de Antônio Callado. Elegimos por estudiar obras que constituyen nuestro corpus desde una categoría analítica estructural: el héroe del romance. En este sentido, nuestra propuesta se desarrolló a partir de la idea de que es posible escudriñar una posibilidad de lectura capaz de representar un aporte original a la fortuna crítica de las dos obras. Nuestra hipótesis de investigación se basó en la observación de las convergencias presentes en la construcción de los héroes de los romances presentados en ellos, de modo que esto nos instigó a pensar sobre la forma en que estos héroes modernos actúan para lograr sus objetivos existenciales e insentarse en el contexto sociocultural que repercuten en su configuración subjetiva. También observamos los recursos estéticos empleados por sus respectivos autores para la construcción de estos héroes, además de analizar, en línea con lo que György Lukács (2000) presenta en el ensayo La teoría de lo romance, que constituye, la perspectiva teórica que adoptamos, como podrían categorizarse Frédéric Moreau y Nando en función de la tipología presentada por el teórico. Como resultado final, percibimos la pertinencia del estudio comparativo sugerido, ya que estos trabajos presentan convergencias y divergencias que permitieron reflexionar significativamente sobre la categoria analítica que estudiamos. También fue posible hablar de Frédéric Moreau como héroe del romanticismo del desencanto y de Nando como héroe que presenta rasgos del héroe de la educación en sus especificidades. Como procedimiento essencial de nuestro estudio, recurrimos a una investigación bibliográfica basada en la recopilación, lectura y análisis de materiales esenciales para la construcción de los debates a los que nos dirigimos. Este relevamiento de la fortuna crítica permitió estabelecer algunas líneas generales que resultaron significativas para la comprensión de estes romances que se han distanciado por un siglo y por mimetizarse con espacios socioculturales, sociopolíticos y sociohistóricos de distintos países. Para desarrollar nuestro debate, recurrimos a académicos que contribuyeron profundamente a nuestra investigatión, entre los cuales, en Europe, Lukács (2000), Marx (2012), Hobsbawn (1996) y Oehler (1999); y, en Brasil, Candido (2010), Rosenfeld (2000), Chiappini (2000), Gouveia (2011), dentre outros.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-21T16:10:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CíceroÉmersonDoNascimentoCardoso_Tese.pdf: 2977268 bytes, checksum: 35882bed09e22833f6bf8749874b5718 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-21T16:10:02Z (GMT). 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