O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28593 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2575 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende comparar e analisar a manifestação do arquétipo do herói trovador no poema épico finlandês, Kalevala, e no filme de Sergei Paradjanov, Ashik Kerib. A reflexão sobre a construção deste arquétipo do herói nos permite compreender esta variação específica da jornada do herói. O aspecto central da análise comparativa será, portanto, o arquétipo do herói trovador. Realizaremos a análise e a comparação da forma como os personagens centrais das duas obras são construídos à partir da definição da noção arquetípica de herói e de jornada do herói. A primeira das duas obras analisadas será o poema épico finlandês Kalevala. O Kalevala foi publicado originalmente em 1835 com uma segunda versão ampliada em 1848. Nesta pesquisa, iremos nos ater apenas ao personagem Väinämöinen, filho da deusa Ilmatar. Em suas viagens, Väinämöinen tenta livrar sua terra e o povo das desgraças e maldições da feiticeira Louhi, sua arqui-inimiga. A segunda obra é o filme Ashik Kerib (1988), Trovador Kerib, na tradução em português (lit. estranho amante) dirigido por Sergei Paradjanov e Dodo Abashidze (co-diretor). O filme é baseado no conto de mesmo nome, publicado em 1837 pelo escritor Mikhail Lermontov. O conto vem da tradição oral azerbaijana, e narra a jornada de um músico que se apaixona pela filha de um comerciante rico, que só permite o casamento dos amantes se o músico pagasse a ele um dote adequado em mil dias. Em ambas as obras, podemos perceber aspectos característicos da jornada do herói, assim como as diferenças entre a jornada do herói guerreiro e a jornada do herói trovador, e elementos culturais específicos das culturas que compões as narrativas. |
id |
UFU_87ee1fa328a47366c17d39a7ea70c324 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/28593 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-01-29T19:36:23Z2020-01-29T19:36:23Z2019-09-24ALMEIDA, Carolina Silva de. O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2575.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28593http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2575Esta pesquisa pretende comparar e analisar a manifestação do arquétipo do herói trovador no poema épico finlandês, Kalevala, e no filme de Sergei Paradjanov, Ashik Kerib. A reflexão sobre a construção deste arquétipo do herói nos permite compreender esta variação específica da jornada do herói. O aspecto central da análise comparativa será, portanto, o arquétipo do herói trovador. Realizaremos a análise e a comparação da forma como os personagens centrais das duas obras são construídos à partir da definição da noção arquetípica de herói e de jornada do herói. A primeira das duas obras analisadas será o poema épico finlandês Kalevala. O Kalevala foi publicado originalmente em 1835 com uma segunda versão ampliada em 1848. Nesta pesquisa, iremos nos ater apenas ao personagem Väinämöinen, filho da deusa Ilmatar. Em suas viagens, Väinämöinen tenta livrar sua terra e o povo das desgraças e maldições da feiticeira Louhi, sua arqui-inimiga. A segunda obra é o filme Ashik Kerib (1988), Trovador Kerib, na tradução em português (lit. estranho amante) dirigido por Sergei Paradjanov e Dodo Abashidze (co-diretor). O filme é baseado no conto de mesmo nome, publicado em 1837 pelo escritor Mikhail Lermontov. O conto vem da tradição oral azerbaijana, e narra a jornada de um músico que se apaixona pela filha de um comerciante rico, que só permite o casamento dos amantes se o músico pagasse a ele um dote adequado em mil dias. Em ambas as obras, podemos perceber aspectos característicos da jornada do herói, assim como as diferenças entre a jornada do herói guerreiro e a jornada do herói trovador, e elementos culturais específicos das culturas que compões as narrativas.This research aims to compare and analyse the manifestation of the bard hero in the Finnish epic poem Kalevala and in the movie Ashik Kerib by Sergei Paradjanov. The reflexion upon the construction of this hero archetype allow us to understand this specific variation of the hero’s journey. The main aspect of the comparative analysis will be, therefore, the bard hero archetype. This thesis analyses and compares the construction of the characters on both works from the archetypical concept of hero and hero’s journey. The first of the two analysed works will be the Finnish epic poem Kalevala. The Kalevala was originally published in 1835 with a second expanded version in 1848. In this research we will focus only to the character Väinämöinen, son of the goddess Ilmatar. In his trips, Väinämöinen tries to free his land and his people from the curses and plagues of the sorceress Louhi, his archenemy. The second work is the film Ashik Kerib (1988) (literally: strange lover) directed by Sergei Paradjanov and Dodo Abashidze (co-director). The film is based on the tale of same name published in 1837 by the Russian writer Mikhail Lermontov. The tale comes from the Azerbaijani oral tradition, and narrates the story of a musician who is in love with the daughter of a rich merchant, who would only allow the marriage if the musician paid an adequate dowry in one thousand days. On both oeuvres, it is possible to perceive aspects of the hero’s journey, as well as the differences between the warrior hero’s journey and the bard hero’s journey, and specific cultural elements from the cultures that compound narratives.Dissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAKalevalaAshik KeribHerói TrovadorJornada do HeróiSergei ParadjanovBard heroHero’s journeyO arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei ParadjanovThe bard hero archetype in the Kalevala and on the movie Ashik Kerib, by Sergei Paradjanovinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSoares, Leonardo Franciscohttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306Souza, Enivalda Nunes Freitas ehttp://lattes.cnpq.br/9820315334900506Rocha, Antonio Wagner Velosohttp://lattes.cnpq.br/8219532558018654http://lattes.cnpq.br/9604052154568007Almeida, Carolina Silva de9968135781reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52ORIGINALArquetipoHeroiTrovador.pdfArquetipoHeroiTrovador.pdfapplication/pdf4977865https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/6/ArquetipoHeroiTrovador.pdf582c5ba1b435dd16cd644cf6b3c80e83MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/5/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD55TEXTArquetipoHeroiTrovador.pdf.txtArquetipoHeroiTrovador.pdf.txtExtracted texttext/plain192692https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/7/ArquetipoHeroiTrovador.pdf.txtf1c99d07cbc7b397bc38f9c4f300aa34MD57THUMBNAILArquetipoHeroiTrovador.pdf.jpgArquetipoHeroiTrovador.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/8/ArquetipoHeroiTrovador.pdf.jpg707234dd5cec5353c512bf8ac987e429MD58123456789/285932020-01-30 03:11:59.943oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-01-30T06:11:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The bard hero archetype in the Kalevala and on the movie Ashik Kerib, by Sergei Paradjanov |
title |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov |
spellingShingle |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov Almeida, Carolina Silva de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA Kalevala Ashik Kerib Herói Trovador Jornada do Herói Sergei Paradjanov Bard hero Hero’s journey |
title_short |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov |
title_full |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov |
title_fullStr |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov |
title_full_unstemmed |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov |
title_sort |
O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov |
author |
Almeida, Carolina Silva de |
author_facet |
Almeida, Carolina Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Leonardo Francisco |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8507310300864306 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Souza, Enivalda Nunes Freitas e |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9820315334900506 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Antonio Wagner Veloso |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8219532558018654 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9604052154568007 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carolina Silva de |
contributor_str_mv |
Soares, Leonardo Francisco Souza, Enivalda Nunes Freitas e Rocha, Antonio Wagner Veloso |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA Kalevala Ashik Kerib Herói Trovador Jornada do Herói Sergei Paradjanov Bard hero Hero’s journey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Kalevala Ashik Kerib Herói Trovador Jornada do Herói Sergei Paradjanov Bard hero Hero’s journey |
description |
Esta pesquisa pretende comparar e analisar a manifestação do arquétipo do herói trovador no poema épico finlandês, Kalevala, e no filme de Sergei Paradjanov, Ashik Kerib. A reflexão sobre a construção deste arquétipo do herói nos permite compreender esta variação específica da jornada do herói. O aspecto central da análise comparativa será, portanto, o arquétipo do herói trovador. Realizaremos a análise e a comparação da forma como os personagens centrais das duas obras são construídos à partir da definição da noção arquetípica de herói e de jornada do herói. A primeira das duas obras analisadas será o poema épico finlandês Kalevala. O Kalevala foi publicado originalmente em 1835 com uma segunda versão ampliada em 1848. Nesta pesquisa, iremos nos ater apenas ao personagem Väinämöinen, filho da deusa Ilmatar. Em suas viagens, Väinämöinen tenta livrar sua terra e o povo das desgraças e maldições da feiticeira Louhi, sua arqui-inimiga. A segunda obra é o filme Ashik Kerib (1988), Trovador Kerib, na tradução em português (lit. estranho amante) dirigido por Sergei Paradjanov e Dodo Abashidze (co-diretor). O filme é baseado no conto de mesmo nome, publicado em 1837 pelo escritor Mikhail Lermontov. O conto vem da tradição oral azerbaijana, e narra a jornada de um músico que se apaixona pela filha de um comerciante rico, que só permite o casamento dos amantes se o músico pagasse a ele um dote adequado em mil dias. Em ambas as obras, podemos perceber aspectos característicos da jornada do herói, assim como as diferenças entre a jornada do herói guerreiro e a jornada do herói trovador, e elementos culturais específicos das culturas que compões as narrativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-29T19:36:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-29T19:36:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Carolina Silva de. O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2575. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28593 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2575 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Carolina Silva de. O arquétipo do herói trovador no Kalevala e no filme Trovador Kerib, de Sergei Paradjanov. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2575. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28593 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/6/ArquetipoHeroiTrovador.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/5/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/7/ArquetipoHeroiTrovador.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28593/8/ArquetipoHeroiTrovador.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 582c5ba1b435dd16cd644cf6b3c80e83 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 f1c99d07cbc7b397bc38f9c4f300aa34 707234dd5cec5353c512bf8ac987e429 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110339043557376 |