Concursos da instrução pública secundária na província da Parahyba do Norte (1846-1884)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29263 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender os concursos do magistério público secundário, suscitando reflexões quanto os caminhos anunciados para a profissão de professor no Lyceu Parahybano. Dessa forma, podemos visualizar ação pedagógica e o papel desempenhado pelo docente dentro de um contexto determinante, isto é: instruir a mocidade de acordo com os valores morais e conhecimentos clássicos para ocupar os cargos de prestígio na sociedade, são um dos aspectos identificados para o perfil do professor, em meio às suas diversas funções. No que pese a metodologia, o suporte teórico metodológico advém da perspectiva da História Cultural, que dá legitimidade à proposta de pesquisa aqui anunciada. Sobre as fontes, o Conjunto de Leis e Regulamentos da Instrução da Paraíba no Período Imperial. Contudo, destacamos a necessidade do diálogo com outros documentos -Relatórios dos Diretores da Instrução Pública e os jornais-, localizados no Arquivo Maurílio de Almeida e na Hemeroteca Nacional, constitui-se a base desse trabalho, que tem no cruzamento de fontes uma ação necessária, a saber: Leis, Regulamentos, Relatórios de Presidentes da Província e jornais, dentre os quais destaca-se O Publicador, O Lyberal Parahybano e O Despertador. Acerca do recorte temporal, esse vai de 1846, quando da formulação do Estatuto Interno do Lyceu, por meio da - Resolução 26 de Fevereiro de 1846 à 1884, ano em que o Lyceu é convertido em Escola Normal. Essa pesquisa, tem como resultados, a apreensão dos índices da estruturação dos concursos dentro do sistema de normas da instrução secundária da Província, do mesmo modo, segue identificando a influência clientelísta dos concursos, o perfil dos professores aprovados e nomeados nos certames. |
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2023-12-15T13:57:53Z2023-11-282023-12-15T13:57:53Z2023-11-08https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29263O presente trabalho tem como objetivo compreender os concursos do magistério público secundário, suscitando reflexões quanto os caminhos anunciados para a profissão de professor no Lyceu Parahybano. Dessa forma, podemos visualizar ação pedagógica e o papel desempenhado pelo docente dentro de um contexto determinante, isto é: instruir a mocidade de acordo com os valores morais e conhecimentos clássicos para ocupar os cargos de prestígio na sociedade, são um dos aspectos identificados para o perfil do professor, em meio às suas diversas funções. No que pese a metodologia, o suporte teórico metodológico advém da perspectiva da História Cultural, que dá legitimidade à proposta de pesquisa aqui anunciada. Sobre as fontes, o Conjunto de Leis e Regulamentos da Instrução da Paraíba no Período Imperial. Contudo, destacamos a necessidade do diálogo com outros documentos -Relatórios dos Diretores da Instrução Pública e os jornais-, localizados no Arquivo Maurílio de Almeida e na Hemeroteca Nacional, constitui-se a base desse trabalho, que tem no cruzamento de fontes uma ação necessária, a saber: Leis, Regulamentos, Relatórios de Presidentes da Província e jornais, dentre os quais destaca-se O Publicador, O Lyberal Parahybano e O Despertador. Acerca do recorte temporal, esse vai de 1846, quando da formulação do Estatuto Interno do Lyceu, por meio da - Resolução 26 de Fevereiro de 1846 à 1884, ano em que o Lyceu é convertido em Escola Normal. Essa pesquisa, tem como resultados, a apreensão dos índices da estruturação dos concursos dentro do sistema de normas da instrução secundária da Província, do mesmo modo, segue identificando a influência clientelísta dos concursos, o perfil dos professores aprovados e nomeados nos certames.The present work aims to examine the competitions as a possible space for selection and formation of secondary teaching at the Lyceum in Parahyba Imperial, sparking debates arising from educational legislation surrounding the profession. This way, we can visualize pedagogical action and the role played by the teacher within a determining context, that is, is: to instruct youth according to moral values and classical knowledge to occupy the prestigious positions in society, are one of the aspects identified for the teacher's profile, in through its diverse functions. Despite the methodology, the theoretical methodological support comes from the perspective of Cultural History, which gives legitimacy to the research proposal here announced. Regarding the sources, the Set of Laws and Regulations of the Instruction of Parahyba in Imperial Period. However, we highlight the need for dialogue with other documents - Reports from the Directors of Public Instruction and newspapers, located in the Maurílio de Almeida and the Hemeroteca Nacional, constitutes the basis of this work, which has at the intersection of sources a necessary action, namely: Laws, Regulations, Reports of Presidents of the Province and newspapers, including O Publicador, O Lyberal Parahybano and O Despertador. Regarding the time frame, it goes from 1846, when the Internal Statute of the Lyceu, through - Resolution 26 February 1846 to 1884, the year in which the Lyceu was converted into a Normal School. This research results in the apprehension of the indices ofstructuring of competitions within the secondary education standards system of the Province, the Likewise, it continues to identify the clientelistic influence of competitions, the profile of teachers approved and nominated in the competitions.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-12-15T13:57:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCS28112023.pdf: 1010612 bytes, checksum: 6685c6fbf4928a460afb41ea2c8974d7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-15T13:57:53Z (GMT). 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