Um mapeamento sobre contextualização matemática na visão de um grupo de professores do município de São Vicente Férrer-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Lucas Vinicius Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25728
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral realizar um mapeamento das concepções dos professores de matemática do município de São Vicente Férrer- PE, no que diz respeito ao conceito de contextualização. Utilizamos como referenciais algumas ideias dos autores Vygotsky (1984), D'Ambrosio (2009b), Machado (2005), Mattos (2020). Sendo um trabalho de pesquisa qualitativa, foi produzido um estudo sobre algumas metodologias de ensino da matemática, em seguida foi realizada uma entrevista estruturada com um grupo de nove docentes de Matemática do ensino fundamental anos finais do município de São Vicente Ferrer-PE e por último foi feito uma análise das entrevistas baseada no referencial teórico. Para os professores entrevistados a contextualização é a ligação do conteúdo vivenciado com o cotidiano dos alunos, no qual o uso da contextualização na sala de aula facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, mas, tem-se dificuldades em aplicá-la como ferramenta de ensino, principalmente em conteúdos abstratos com difíceis aplicação a situações cotidianas.
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Para os professores entrevistados a contextualização é a ligação do conteúdo vivenciado com o cotidiano dos alunos, no qual o uso da contextualização na sala de aula facilita a compreensão dos conceitos matemáticos, mas, tem-se dificuldades em aplicá-la como ferramenta de ensino, principalmente em conteúdos abstratos com difíceis aplicação a situações cotidianas.The general objective of this research was to map the conceptions of mathematics teachers in the municipality of São Vicente Férrer-PE, with regard to the concept of contextualization. We use as references some ideas of the authors Vygotsky (1984), D'Ambrosio (2009b), Machado (2005), Mattos (2020). Being a qualitative research work, a study was produced on some mathematics teaching methodologies, then a structured interview was carried out with a group of nine Mathematics teachers from elementary school to the final years of the municipality of São Vicente Ferrer-PE and finally an analysis of the interviews was carried out based on the theoretical framework. For the teachers interviewed, contextualization is the connection of the content experienced with the students' daily lives, in which the use of contextualization in the classroom facilitates the understanding of mathematical concepts, but there are difficulties in applying it as a teaching tool, mainly in abstract contents with difficult application to everyday situations.Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2023-01-18T13:25:32Z No. of bitstreams: 1 LVSA17012023.pdf: 4846009 bytes, checksum: f341c7380ef6dc565b37e9eb228b5261 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-18T13:25:32Z (GMT). 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