Como surgiu o Teorema de Pitágoras?
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14 |
Resumo: | Introduzir uma abordagem investigativa da História da Matemática permite que o aluno conheça um pouco mais sobre a origem dos conhecimentos matemáticos que são ministrados em ambientes de ensino aprendizagem. Com isso, a abordagem teórica dos conteúdos que são ministrados em sala de aula pode ser ampliada ao se tratar de como aqueles conhecimentos surgiram. Neste trabalho vamos indagar que é necessário para uma melhor compreensão do Teorema de Pitágoras expor algumas demonstrações de como se pode chegar a esse Teorema, além de vermos algumas reflexões sobre a História da Matemática em sala de aula e qual a contribuição ao desenvolvimento de novas habilidades, em especial, o Teorema de Pitágoras. Assim, vamos dividir o trabalho em duas partes para facilitar a compreensão a cerca de conteúdos que podem ser abordados em sala de aula. No primeiro momento vamos ver sobre a necessidade de se trabalhar a origem de conhecimentos matemáticos e a origem do autor que está sendo trabalhado, antes de expor o conteúdo propriamente dito, com isso temos a nossa disposição uma ferramenta de modelagem de conhecimento. No segundo momento, o desenvolvimento Histórico do Teorema de Pitágoras, onde abordaremos duas demonstrações sobre ele e algumas de suas aplicações e contribuições no processo de ensino aprendizagem. |
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2012-08-09T12:48:05Z2012-08-09T12:48:05Z2012-08-09https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14Introduzir uma abordagem investigativa da História da Matemática permite que o aluno conheça um pouco mais sobre a origem dos conhecimentos matemáticos que são ministrados em ambientes de ensino aprendizagem. Com isso, a abordagem teórica dos conteúdos que são ministrados em sala de aula pode ser ampliada ao se tratar de como aqueles conhecimentos surgiram. Neste trabalho vamos indagar que é necessário para uma melhor compreensão do Teorema de Pitágoras expor algumas demonstrações de como se pode chegar a esse Teorema, além de vermos algumas reflexões sobre a História da Matemática em sala de aula e qual a contribuição ao desenvolvimento de novas habilidades, em especial, o Teorema de Pitágoras. Assim, vamos dividir o trabalho em duas partes para facilitar a compreensão a cerca de conteúdos que podem ser abordados em sala de aula. No primeiro momento vamos ver sobre a necessidade de se trabalhar a origem de conhecimentos matemáticos e a origem do autor que está sendo trabalhado, antes de expor o conteúdo propriamente dito, com isso temos a nossa disposição uma ferramenta de modelagem de conhecimento. No segundo momento, o desenvolvimento Histórico do Teorema de Pitágoras, onde abordaremos duas demonstrações sobre ele e algumas de suas aplicações e contribuições no processo de ensino aprendizagem.Enter an investigative approach of the history of mathematics allows students to learn a little more about the origins of mathematical skills that are taught in educational learning. Thus, the theoretical approach of the contents that are taught in the classroom can be extended to the case of how that knowledge came. In this paper we ask what is needed for a better understanding of the Pythagorean Theorem to expose some demonstration of how to get to this theorem, and see some reflections on the history of mathematics in the classroom and what the contribution to the development of new skills in particular, the Pythagorean Theorem. Thus, we divide the work into two parts to facilitate understanding about content that can be addressed in the classroom. At first we see the need to work the origin of mathematical knowledge and the origin of the author that is being worked on, before exposing the content itself, so we have our disposal a tool for modeling knowledge. In the second phase, the development history of the Pythagorean Theorem, which addresses two statements about him and some of its applications and contributions in teaching leaching process.Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2012-08-09T12:48:05Z No. of bitstreams: 1 JNS09082012.pdf: 866674 bytes, checksum: 74b90178fc21032b9d971ad34419043c (MD5)Made available in DSpace on 2012-08-09T12:48:05Z (GMT). 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