Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26107 |
Resumo: | O presente trabalho pretende investigar o uso do formato de captação analógico no longa-metragem Era Uma Vez Em... Hollywood (2019). Por meio de uma análise fílmica, buscou-se compreender como as escolhas da direção de fotografia, em conjunto com as características físicas da película, evocam o tempo passado na textura audiovisual da obra. Um dos objetivos da pesquisa foi analisar como o emprego das bitolas de 35mm, 16mm e Super 8 concordam com o período histórico e com as condições produtivas da indústria cinematográfica dos anos de 1960, ao mesmo tempo em que se adequam aos códigos e padrões visuais estabelecidos pela cultura midiática. Outro objetivo foi estudar como a operação do filme fotoquímico, em meio a um cinema hegemonicamente digital, pode ser percebida como mais uma das assinaturas que marcam a direção de Quentin Tarantino. Entre as conclusões apresentadas, encontra-se que o passeio entre diferentes bitolas, formatos e janelas de exibição ao longo da obra auxiliam o espectador a se situar narrativamente, fazem alusão a diferentes materiais audiovisuais produzidos entre os anos de 1950 e 1960, e colaboram com cenários, figurinos e trilha sonora para evocar a atmosfera da Los Angeles em 1969. |
id |
UFPB-2_aafd002bd6fba4bd5511790176371357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26107 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-31T20:33:30Z2022-12-062023-01-31T20:33:30Z2022-05-31https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26107O presente trabalho pretende investigar o uso do formato de captação analógico no longa-metragem Era Uma Vez Em... Hollywood (2019). Por meio de uma análise fílmica, buscou-se compreender como as escolhas da direção de fotografia, em conjunto com as características físicas da película, evocam o tempo passado na textura audiovisual da obra. Um dos objetivos da pesquisa foi analisar como o emprego das bitolas de 35mm, 16mm e Super 8 concordam com o período histórico e com as condições produtivas da indústria cinematográfica dos anos de 1960, ao mesmo tempo em que se adequam aos códigos e padrões visuais estabelecidos pela cultura midiática. Outro objetivo foi estudar como a operação do filme fotoquímico, em meio a um cinema hegemonicamente digital, pode ser percebida como mais uma das assinaturas que marcam a direção de Quentin Tarantino. Entre as conclusões apresentadas, encontra-se que o passeio entre diferentes bitolas, formatos e janelas de exibição ao longo da obra auxiliam o espectador a se situar narrativamente, fazem alusão a diferentes materiais audiovisuais produzidos entre os anos de 1950 e 1960, e colaboram com cenários, figurinos e trilha sonora para evocar a atmosfera da Los Angeles em 1969.The present work seeks to investigate the use of analog films in the motion picture Once Upon a Time...in Hollywood. This investigation was based on film analysis to study how the past is evoked in the movie texture by analog film and cinematography choices. In order to do so, the research analyzed how 35mm, 16mm, and Super 8 film gauges refer to audiovisual production practices from the 60s, as well as visual codes and standards established by media culture. Furthermore, it aimed to study how the choice of analog film, in a means hegemonically digital, might be perceived as an author signature of director Quentin Tarantino. Lastly, it concludes that the use of different analog films and aspect ratios value the narrative, mention different audiovisual pieces produced between the 50s and 60s, and work together with production design, costume, and soundtrack to evoke the atmosphere of Los Angeles in 1969.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-30T10:45:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf: 2739730 bytes, checksum: 746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T20:33:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf: 2739730 bytes, checksum: 746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-31T20:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf: 2739730 bytes, checksum: 746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96 (MD5) Previous issue date: 2022-05-31NenhumaporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUFPBBrasilComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinematografiaFilme - Era Uma Vez em HollywoodCinema - Nostalgia analógicaPelícula cinematográficaQuentin TarantinoCinematographyMovie - Once Upon a Time... In HollywoodCinema - Analog nostalgiaMovie filmCaptar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSilva, Marcel Vieira Barretohttp://lattes.cnpq.br/044268631270775607984142432http://lattes.cnpq.br/5771468693212319Sales, Thalita Fernandes dereponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf.txtThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain352265https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/4/ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf.txta289db7b40cd6e179edad3273dfe5933MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdfThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdfapplication/pdf2739730https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/1/ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96MD51123456789/261072023-05-22 13:35:08.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” |
title |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” |
spellingShingle |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” Sales, Thalita Fernandes de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinematografia Filme - Era Uma Vez em Hollywood Cinema - Nostalgia analógica Película cinematográfica Quentin Tarantino Cinematography Movie - Once Upon a Time... In Hollywood Cinema - Analog nostalgia Movie film |
title_short |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” |
title_full |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” |
title_fullStr |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” |
title_full_unstemmed |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” |
title_sort |
Captar o passado: a película como estratégia de referencialidade histórica em “Era Uma Vez em… Hollywood” |
author |
Sales, Thalita Fernandes de |
author_facet |
Sales, Thalita Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marcel Vieira Barreto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0442686312707756 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
07984142432 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5771468693212319 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Thalita Fernandes de |
contributor_str_mv |
Silva, Marcel Vieira Barreto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Cinematografia Filme - Era Uma Vez em Hollywood Cinema - Nostalgia analógica Película cinematográfica Quentin Tarantino Cinematography Movie - Once Upon a Time... In Hollywood Cinema - Analog nostalgia Movie film |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinematografia Filme - Era Uma Vez em Hollywood Cinema - Nostalgia analógica Película cinematográfica Quentin Tarantino Cinematography Movie - Once Upon a Time... In Hollywood Cinema - Analog nostalgia Movie film |
description |
O presente trabalho pretende investigar o uso do formato de captação analógico no longa-metragem Era Uma Vez Em... Hollywood (2019). Por meio de uma análise fílmica, buscou-se compreender como as escolhas da direção de fotografia, em conjunto com as características físicas da película, evocam o tempo passado na textura audiovisual da obra. Um dos objetivos da pesquisa foi analisar como o emprego das bitolas de 35mm, 16mm e Super 8 concordam com o período histórico e com as condições produtivas da indústria cinematográfica dos anos de 1960, ao mesmo tempo em que se adequam aos códigos e padrões visuais estabelecidos pela cultura midiática. Outro objetivo foi estudar como a operação do filme fotoquímico, em meio a um cinema hegemonicamente digital, pode ser percebida como mais uma das assinaturas que marcam a direção de Quentin Tarantino. Entre as conclusões apresentadas, encontra-se que o passeio entre diferentes bitolas, formatos e janelas de exibição ao longo da obra auxiliam o espectador a se situar narrativamente, fazem alusão a diferentes materiais audiovisuais produzidos entre os anos de 1950 e 1960, e colaboram com cenários, figurinos e trilha sonora para evocar a atmosfera da Los Angeles em 1969. |
publishDate |
2022 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-06 2023-01-31T20:33:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-31T20:33:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26107 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/4/ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/3/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/2/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26107/1/ThalitaFernandesDeSales_Dissert.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a289db7b40cd6e179edad3273dfe5933 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 746fcd1d6465160db7c1bdff3c85be96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562280834105344 |