Efetividade do programa de assessoria vocal para o professor: análise de uma modalidade de intervenção semipresencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Patrícia Brianne da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27260
Resumo: O presente trabalho de dissertação é dividido em dois artigos, ambos com a temática de intervenção à saúde vocal do professor. O artigo 1 trata-se de uma revisão integrativa que buscou verificar a efetividade das ações fonoaudiológicas em grupo voltadas à saúde vocal do professor. A pesquisa inicial nas bases de dados selecionadas resultou em 1.944 artigos e de acordo com os critérios de elegibilidade, nove estudos foram incluídos. A partir da análise desses estudos, concluiu-se que as ações fonoaudiológicas em grupo são efetivas para a qualidade de vida, reduzindo os sintomas vocais e emocionais causados pela multifatoriedade presente no contexto de trabalho do professor. Além disso, a prática da terapia em grupo na própria escola, permite a criação de um ambiente favorável para discussão, solução de problemas e estreitamento de laços entre os professores, promovendo uma rede de apoio e aprendizado compartilhado. O artigo 2 trata-se de um estudo do tipo intervencional, ensaio clínico não randomizado e comparativo. O objetivo deste foi verificar a efetividade de um Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial para professores do ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa-PB. Participaram 41 professores que foram divididos em dois grupos: presencial (Grupo Controle=18) e semipresencial (Grupo Experimental=23). Os resultados revelaram que o Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial é efetivo para o aumento dos conhecimentos em saúde vocal, diminuição do risco para distúrbio de voz e melhora da qualidade vocal. O método EAD é um recurso promissor para promover educação em saúde vocal para professores.
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Além disso, a prática da terapia em grupo na própria escola, permite a criação de um ambiente favorável para discussão, solução de problemas e estreitamento de laços entre os professores, promovendo uma rede de apoio e aprendizado compartilhado. O artigo 2 trata-se de um estudo do tipo intervencional, ensaio clínico não randomizado e comparativo. O objetivo deste foi verificar a efetividade de um Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial para professores do ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa-PB. Participaram 41 professores que foram divididos em dois grupos: presencial (Grupo Controle=18) e semipresencial (Grupo Experimental=23). Os resultados revelaram que o Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial é efetivo para o aumento dos conhecimentos em saúde vocal, diminuição do risco para distúrbio de voz e melhora da qualidade vocal. O método EAD é um recurso promissor para promover educação em saúde vocal para professores.The present work of dissertation is divided in two articles, both with the theme of intervention to the vocal health of the teacher. Article 1 is an integrative review that sought to verify the effectiveness of the speech-language pathology actions in a group focused on vocal health of the teacher. The initial search in the selected databases resulted in 1,944 articles and according to the eligibility criteria, nine studies were included. Based on the analysis of these studies, it was concluded that group speech-language actions are effective for quality of life, reducing the vocal and emotional symptoms caused by the multifactorial present in the work context of the teacher. In addition, the practice of group therapy in the school itself allows the creation of a favorable environment for discussion, problem solving and closer ties among teachers, promoting a network of support and shared learning. Article 2 is an interventional, non-randomized, comparative clinical trial. The objective of this study was to verify the effectiveness of a Vocal Counseling Program in the distance modality for elementary school teachers of the municipal network of João Pessoa-PB. Participants were 41 teachers who were divided into two groups: face-to-face (Control Group = 18) and distance (Experimental Group = 23). The results revealed that the Vocal Counseling Program in the distance modality is effective for increasing vocal health knowledge, reducing the risk for voice disturbance and improving vocal quality. The EAD method is a promising resource for promoting vocal health education for teachers.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-28T10:43:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatríciaBrianneDaCostaPenha_Dissert.pdf: 1968014 bytes, checksum: 3e03c5a809778294f47a508c6a9ff4ed (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T10:43:00Z (GMT). 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