Ensino remoto em tempos de pandemia em uma escola do sistema ECIT - PB
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25645 |
Resumo: | No final do ano de 2019, devido a um surto inesperado do vírus de COVID-19, houve a determinação da suspensão de atividades presencias de um modo geral e afetou o sistema educacional público e privado, provocando o fechamento de todas as unidades escolares. Desta forma, estas unidades acadêmicas tiveram que experimentar estratégias de ensino remoto para dar continuidade ao ano letivo, uma situação desafiadora tanto para alunas/alunos quanto para professoras/professores. O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção das/dos professoras/professores sobre os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública estadual, do sistema Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT). Neste sentido, propõe-se reflexões sobre este novo processo de ensino remoto para a Educação Básica, a partir das vozes docentes de uma amostra composta por 16 docentes, sendo oito do sexo feminino e oito do sexo masculino, com idades entre e anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cujos dados foram coletados por meio de questionários, em duas etapas, entre abril e outubro de 2022. e foram analisados suas, e adequação ao novo sistema de ensino, e uso de novas tecnologias, diante da Pandemia que ainda não passou, e vivendo no chão da escola, trazemos as percepções dos docentes em relação ao déficit na aprendizagem, suas adaptações ao novo normal, a necessária criatividade para reprogramar suas aulas no sistema remoto, suas dificuldades, alterações de rotinas, no ambiente e nos horários de trabalho, como também a utilização de plataformas públicas, falhas no apoio institucional para equipamentos e problemas de conexão encontrados por docentes e estudantes e dificuldades de adaptação. |
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2022-12-29T10:23:17Z2022-12-222022-12-29T10:23:17Z2022-12-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25645No final do ano de 2019, devido a um surto inesperado do vírus de COVID-19, houve a determinação da suspensão de atividades presencias de um modo geral e afetou o sistema educacional público e privado, provocando o fechamento de todas as unidades escolares. Desta forma, estas unidades acadêmicas tiveram que experimentar estratégias de ensino remoto para dar continuidade ao ano letivo, uma situação desafiadora tanto para alunas/alunos quanto para professoras/professores. O objetivo do presente estudo foi analisar a percepção das/dos professoras/professores sobre os impactos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública estadual, do sistema Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT). Neste sentido, propõe-se reflexões sobre este novo processo de ensino remoto para a Educação Básica, a partir das vozes docentes de uma amostra composta por 16 docentes, sendo oito do sexo feminino e oito do sexo masculino, com idades entre e anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cujos dados foram coletados por meio de questionários, em duas etapas, entre abril e outubro de 2022. e foram analisados suas, e adequação ao novo sistema de ensino, e uso de novas tecnologias, diante da Pandemia que ainda não passou, e vivendo no chão da escola, trazemos as percepções dos docentes em relação ao déficit na aprendizagem, suas adaptações ao novo normal, a necessária criatividade para reprogramar suas aulas no sistema remoto, suas dificuldades, alterações de rotinas, no ambiente e nos horários de trabalho, como também a utilização de plataformas públicas, falhas no apoio institucional para equipamentos e problemas de conexão encontrados por docentes e estudantes e dificuldades de adaptação.At the end of the year of 2019, due to an unexpected outbreak of the COVID-19 virus, I had to determine the suspension of activities present in a general way and affected the public and private educational system, causing the closure of all school units. In this way, these academic units will have to experiment with remote teaching strategies to continue the school year, a challenging situation for both students and teachers. The objective of this study was to analyze the perception of two teachers on the impacts of the pandemic on the teaching-learning process in a state public school, of the Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) system. In this sense, it is proposed to reflect on this new process of remote teaching for Basic Education, based on the voices of teachers from a sample composed of 16 teachers, being a female listener and a male listener, with communities between the ages. This is descriptive qualitative research, whose data were collected by means of questionnaires, in two stages, between April and October 2022. Their analyzes were made, and their adaptation to the new teaching system, and the use of new technologies, given the Pandemic that still hasn't passed, and living in school, let's trace the perceptions of two teachers in relation to the deficit in learning, their adaptations to the new normal, the necessary creativity to reprogram their classrooms in the remote system, their difficulties, alterations of routines, no environment and work hours, as well as the use of public platforms, lack of institutional support for equipment and connection problems encountered by teachers and students and adaptation difficulties.Submitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2022-12-29T10:23:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MADS29122022-MB268.pdf: 5326444 bytes, checksum: fdd926e3e624cd8cf2271026178033dc (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-29T10:23:17Z (GMT). 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