Aspectos positivos e negativos sobre o atendimento à pessoa idosa na Estratégia de Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jéssica Lopes Serafim de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Maria Adelaide Silva Paredes (Orientadora)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28357
Resumo: O aumento da expectativa de vida e a diminuição das taxas de mortalidade e fecundidade têm produzido profundas mudanças na estrutura etária brasileira. Tal fenômeno constitui-se como alerta para a necessidade da criação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa. O presente estudo tem por objetivo conhecer os aspectos positivos e negativos sobre o atendimento à pessoa idosa para profissionais de saúde no âmbito da Atenção Básica. Trata-se, portanto, de um estudo de base de dados secundarios e abordagem mista, realizado com 204 profissionais da Atenção Básica do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A coleta de dados foi realizada entre julho/2010 a julho/2011, por meio de uma entrevista semiestruturada contemplando a caracterização sociodemográfica e questões referentes ao atendimento à pessoa idosa. Para análise dos dados, utilizou-se o software Iramuteq 0.6 alpha 3. Observou-se um número significativo de profissionais mulheres (84,8%), sendo os profissionais mais frequentes, enfermeiros (20,6%) e dentistas (20,1%) Verificou-se que os profissionais enfatizaram mais as dimensões negativas (45,7%) associadas ao atendimento a pessoa idosa, seguida das dimensões neutras (34,2%) e dimensões positivas (20,1%), sugerindo a necessidade de construir uma rede de atenção integral, capaz de suprir às reais demandas trazidas pelo envelhecimento
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