Inventários participativos : uma possibilidade de mobilização social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31299 |
Resumo: | O presente trabalho é fruto de uma reflexão acerca da produção de inventários culturais participativos nas ações de educação patrimonial, analisando seus limites e alcances, a partir de cinco experiências de ações participativas, quais sejam: Do Buraco ao Mundo, Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa, Registro do Ofício e Território do Alto do Moura, Inventários do Vale do Mamanguape e Pamin (Patrimônio, Memória, Interatividade). No ano de 2016, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o Manual de Aplicação dos Inventários Participativos. Esse material didático, de acesso livre, gratuito e de leitura acessível, se tornou mais um instrumento de salvaguarda do patrimônio cultural, tendo por objetivo a mobilização social mediante a sensibilização dos detentores da cultura para as suas referências culturais locais. Trata-se mais de um despertar para o patrimônio cultural que, em alguns casos, é tão naturalizado em suas comunidades que se torna invisível no próprio contexto social em que é produzido. Diante dessa reflexão inicial acerca dos alcances e dos limites das metodologias dos inventários nas políticas de preservação cultural, o estudo traça algumas conclusões a partir do que foi revelado nessas cinco experiências de ações participativas, tendo em vista que tanto inventariar quanto participar são exercícios de poder, em que a ação do inventário representa um poder que vem de cima — tendo em vista que há incentivo e interesse por meio das políticas de preservação da cultura para que essas ações aconteçam — enquanto que a ação participativa representa um poder que vem de baixo — dos segmentos esquecidos e desassistidos no panorama das políticas públicas —, gerando, com isso, uma tensão entre os atores envolvidos nesse processo. |
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2024-07-31T11:59:18Z2024-01-192024-07-31T11:59:18Z2018-08-23https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31299O presente trabalho é fruto de uma reflexão acerca da produção de inventários culturais participativos nas ações de educação patrimonial, analisando seus limites e alcances, a partir de cinco experiências de ações participativas, quais sejam: Do Buraco ao Mundo, Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa, Registro do Ofício e Território do Alto do Moura, Inventários do Vale do Mamanguape e Pamin (Patrimônio, Memória, Interatividade). No ano de 2016, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o Manual de Aplicação dos Inventários Participativos. Esse material didático, de acesso livre, gratuito e de leitura acessível, se tornou mais um instrumento de salvaguarda do patrimônio cultural, tendo por objetivo a mobilização social mediante a sensibilização dos detentores da cultura para as suas referências culturais locais. Trata-se mais de um despertar para o patrimônio cultural que, em alguns casos, é tão naturalizado em suas comunidades que se torna invisível no próprio contexto social em que é produzido. Diante dessa reflexão inicial acerca dos alcances e dos limites das metodologias dos inventários nas políticas de preservação cultural, o estudo traça algumas conclusões a partir do que foi revelado nessas cinco experiências de ações participativas, tendo em vista que tanto inventariar quanto participar são exercícios de poder, em que a ação do inventário representa um poder que vem de cima — tendo em vista que há incentivo e interesse por meio das políticas de preservação da cultura para que essas ações aconteçam — enquanto que a ação participativa representa um poder que vem de baixo — dos segmentos esquecidos e desassistidos no panorama das políticas públicas —, gerando, com isso, uma tensão entre os atores envolvidos nesse processo.This work, the result of the reflection about the production of participatory cultural inventories in Patrimonial Education actions, analyses the scope and limits of the inventories in the policies of cultural preservation, from five experiences of participatory actions, as follows: Do Buraco ao Mundo (From the Hole to the World); Registro do Ofício e Território do Alto do Moura (Registration of the Office and Territory of Alto do Moura); Inventários do Vale do Mamanguape (Inventories of the Vale do Mamanguape); Pamin (Programa Patrimônio e Interatividade – Heritage and Interactivity Program). In 2016, the IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – National Historic and Artistic Heritage Institute) launched the Manual de Aplicação do Inventário Participativo (Manual for the Application of Participatory Inventory). This free access and readable didactic material has become a safeguard instrument for cultural heritage. It aims at the social mobilization by sensitizing the culture holders to their local cultural references. It is an awakening to the importance of the cultural patrimony that in some cases is so naturalized in their communities that it becomes invisible in the social context in which it is produced. From the initial reflection about the scope and limits of the methodologies of inventories in the policies of cultural preservation, we can draw some conclusions from what has been revealed in these five experiences of participatory actions, considering that both inventory and participation are exercises of power, in which the action of the inventory represents a power that comes from above. This happens because there is an incentive and interest for these actions to happen, through culture preservation policies. The participatory action however represents a power that comes from below – the forgotten and unattended segments of the public policy landscape – causing a tension between the actors involved in this process.Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-31T11:59:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JessycaBarbosaMarins_Dissert.pdf: 906407 bytes, checksum: d280fd103654fa694b2ade5f3fe0abcb (MD5)Made available in DSpace on 2024-07-31T11:59:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JessycaBarbosaMarins_Dissert.pdf: 906407 bytes, checksum: d280fd103654fa694b2ade5f3fe0abcb (MD5) Previous issue date: 2018-08-23NenhumaporUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em AntropologiaUFPBBrasilEducaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAAntropologia culturalInventários culturais participativosPatrimônio culturalEducação patrimonialInventoriesParticipationCultural heritageInventários participativos : uma possibilidade de mobilização socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisChianca, Luciana de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/426406400536944307071386471http://lattes.cnpq.br/2495705673273246Marins, Jessyca Barbosareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTJessycaBarbosaMarins_Dissert.pdf.txtJessycaBarbosaMarins_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain329366https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31299/4/JessycaBarbosaMarins_Dissert.pdf.txte3a21bd69a207d6d79880cd63c6f662fMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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