As contribuições do brincar para a educação infantil com crianças de 5 anos
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27267 |
Resumo: | O brincar está presente na vida das crianças desde muito cedo e pode ser desenvolvido de várias maneiras e em diferentes espaços, tendo em vista que esta ação é primordial para o desenvolvimento da criança, esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o brincar é desenvolvido na educação infantil com crianças de 5 anos. Com os objetivos específicos procuramos, revisitar os estudos sobre o brincar na Educação Infantil, analisar a/s concepção/es das professoras e monitoras da educação Infantil que atuam com crianças de 5 anos sobre o brincar e identificar e analisar como o brincar acontece na Educação Infantil com crianças de 5 anos. Como metodologia de pesquisa, escolhemos a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de geração de dados e informações, entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Foram participantes da pesquisa duas professoras e duas monitoras que atuam na Educação Infantil com crianças de 5 anos na cidade de Conde-PB em um Centro de Referência em Educação Infantil, que fica na zona rural. Buscamos apoio teórico nos estudos de Oliveira (2014), Almeida (2012), Almeida (2013), Rau (2012) entre outros/as autores/as que contribuíram para as reflexões nos eixos da Ludicidade, do brincar e da Educação Infantil. Os resultados desta pesquisa mostram que as professoras possuem um maior conhecimento sobre o brincar, mas que ainda precisam de formação continuada, cursos, palestras que discutam sobre a temática. Da mesma sorte as monitoras, por não terem um conhecimento vasto a respeito do brincar, necessitam desse suporte. As dificuldades em relação ao espaço físico e a brinquedoteca, é notável, portanto, se faz necessário repensar acerca das estruturas físicas do Centro de Referência em Educação Infantil. Diante disso, esperamos contribuir para que todos que atuam na Educação Infantil, explorem o brincar nos ambientes dos Centros de Referência em Educação Infantil e busquem o aperfeiçoamento por meio de formações continuadas, cursos e palestras. |
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2023-06-28T13:53:25Z2023-06-202023-06-28T13:53:25Z2023-06-13https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27267O brincar está presente na vida das crianças desde muito cedo e pode ser desenvolvido de várias maneiras e em diferentes espaços, tendo em vista que esta ação é primordial para o desenvolvimento da criança, esta pesquisa teve como objetivo geral, compreender como o brincar é desenvolvido na educação infantil com crianças de 5 anos. Com os objetivos específicos procuramos, revisitar os estudos sobre o brincar na Educação Infantil, analisar a/s concepção/es das professoras e monitoras da educação Infantil que atuam com crianças de 5 anos sobre o brincar e identificar e analisar como o brincar acontece na Educação Infantil com crianças de 5 anos. Como metodologia de pesquisa, escolhemos a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de geração de dados e informações, entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Foram participantes da pesquisa duas professoras e duas monitoras que atuam na Educação Infantil com crianças de 5 anos na cidade de Conde-PB em um Centro de Referência em Educação Infantil, que fica na zona rural. Buscamos apoio teórico nos estudos de Oliveira (2014), Almeida (2012), Almeida (2013), Rau (2012) entre outros/as autores/as que contribuíram para as reflexões nos eixos da Ludicidade, do brincar e da Educação Infantil. Os resultados desta pesquisa mostram que as professoras possuem um maior conhecimento sobre o brincar, mas que ainda precisam de formação continuada, cursos, palestras que discutam sobre a temática. Da mesma sorte as monitoras, por não terem um conhecimento vasto a respeito do brincar, necessitam desse suporte. As dificuldades em relação ao espaço físico e a brinquedoteca, é notável, portanto, se faz necessário repensar acerca das estruturas físicas do Centro de Referência em Educação Infantil. Diante disso, esperamos contribuir para que todos que atuam na Educação Infantil, explorem o brincar nos ambientes dos Centros de Referência em Educação Infantil e busquem o aperfeiçoamento por meio de formações continuadas, cursos e palestras.Playing is present in children's lives from a very early age and can be developed in many ways and in different spaces, considering that this action is essential for the child's development, this research had as its general objective, to understand how playing is developed in early childhood education with children aged 5 years. With the specific objectives, we seek to revisit the studies on playing in Early Childhood Education, analyze the conception/s of the teachers and monitors of Early Childhood Education who work with 5-year-old children about playing and identify and analyze how playing happens in Education Infant with children from 5 years old. As a research methodology, we chose a qualitative approach, using semi-structured interviews and participant observation as instruments for generating data and information. The research participants were two teachers and two monitors who work in Early Childhood Education with 5-year-old children in the city of Conde-PB in a Reference Center for Early Childhood Education, which is located in the rural area. We sought theoretical support in the studies of Oliveira (2014), Almeida (2012), Almeida (2013), Rau (2012) among other authors who contributed to reflections on the axes of Ludicity, playing and Early Childhood Education. The results of this research show that the teachers have greater knowledge about playing, but that they still need continuing education, courses, lectures that discuss the theme. In the same way, the monitors, because they do not have a vast knowledge about playing, need this support. The difficulties in relation to the physical space and the toy library are notable, therefore, it is necessary to rethink the physical structures of the Reference Center for Early Childhood Education. In view of this, we hope to help everyone who works in Early Childhood Education explore playing in the environments of the Reference Centers for Early Childhood Education and seek improvement through continuing education, courses and lectures.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-28T13:53:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EBSF20062023.pdf: 882806 bytes, checksum: f22cd885d2ab955bc875258cbee6482f (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-28T13:53:25Z (GMT). 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