Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Miriam Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57267
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do brincar na educação infantil. Apresentando as aplicações dos direitos estabelecidos por lei que asseguram o direito ao gozo da liberdade às crianças, essencialmente, ao de brincar, apresentando conceitos essenciais quanto à importância da brincadeira na educação infantil, compreendendo a desvalorização do brincar pela família no século XXI, destacando o espaço escolar como o mais apropriado para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Através dos tempos, muitos autores argumentaram e defenderam os direitos da criança, principalmente o de brincar, retratado neste trabalho, influenciando, formando opiniões e propagando a importância da eficácia deste cumprimento de lei dentro do meio social e escolar. O brincar expressa á forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e constrói o mundo á sua maneira. São também um espaço onde a criança pode expressar, de modo simbólico suas fantasias, seus desejos, medos, sentimento agressivos e os conhecimento que vai construindo, a partir das experiências que vivem. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e, para que elas brinquem, é suficiente que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação. A imaginação é um instrumento que permite as crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que poucos conhecem; é o meio que possuem para interagir com o universo dos adultos, universo que já exista quando elas nasceram e que somente poucos puderam compreender. Os espaços físicos das escolas que promovem a educação infantil devem ser apropriados para realização das brincadeiras. Os profissionais da educação infantil devem estar preparados para a uma pratica pedagógica inovadora que traga o brincar como forma lúdica de aprendizagem e desenvolvimento. No processo de aprendizagem é necessário que a criança esteja motivada para que se interesse por uma atividade. E essa motivação influência no seu processo de aprendizagem e na construção de ideias e convicções próprias, fazendo parte integrante de sua personalidade.
id Krot_9bc0a9aa6014d97b15e6a79fbbec08f1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57267
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantilBrincarEducação InfantilLudicidadeO presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do brincar na educação infantil. Apresentando as aplicações dos direitos estabelecidos por lei que asseguram o direito ao gozo da liberdade às crianças, essencialmente, ao de brincar, apresentando conceitos essenciais quanto à importância da brincadeira na educação infantil, compreendendo a desvalorização do brincar pela família no século XXI, destacando o espaço escolar como o mais apropriado para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Através dos tempos, muitos autores argumentaram e defenderam os direitos da criança, principalmente o de brincar, retratado neste trabalho, influenciando, formando opiniões e propagando a importância da eficácia deste cumprimento de lei dentro do meio social e escolar. O brincar expressa á forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e constrói o mundo á sua maneira. São também um espaço onde a criança pode expressar, de modo simbólico suas fantasias, seus desejos, medos, sentimento agressivos e os conhecimento que vai construindo, a partir das experiências que vivem. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e, para que elas brinquem, é suficiente que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação. A imaginação é um instrumento que permite as crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que poucos conhecem; é o meio que possuem para interagir com o universo dos adultos, universo que já exista quando elas nasceram e que somente poucos puderam compreender. Os espaços físicos das escolas que promovem a educação infantil devem ser apropriados para realização das brincadeiras. Os profissionais da educação infantil devem estar preparados para a uma pratica pedagógica inovadora que traga o brincar como forma lúdica de aprendizagem e desenvolvimento. No processo de aprendizagem é necessário que a criança esteja motivada para que se interesse por uma atividade. E essa motivação influência no seu processo de aprendizagem e na construção de ideias e convicções próprias, fazendo parte integrante de sua personalidade.2023-06-21T15:21:30Z2023-06-21T15:21:30Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57267SOUZA, Miriam Alves deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T15:21:30Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57267Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-21T15:21:30falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-21T15:21:30Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
title Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
spellingShingle Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
SOUZA, Miriam Alves de
Brincar
Educação Infantil
Ludicidade
title_short Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
title_full Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
title_fullStr Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
title_full_unstemmed Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
title_sort Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil
author SOUZA, Miriam Alves de
author_facet SOUZA, Miriam Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Miriam Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educação Infantil
Ludicidade
topic Brincar
Educação Infantil
Ludicidade
description O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do brincar na educação infantil. Apresentando as aplicações dos direitos estabelecidos por lei que asseguram o direito ao gozo da liberdade às crianças, essencialmente, ao de brincar, apresentando conceitos essenciais quanto à importância da brincadeira na educação infantil, compreendendo a desvalorização do brincar pela família no século XXI, destacando o espaço escolar como o mais apropriado para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Através dos tempos, muitos autores argumentaram e defenderam os direitos da criança, principalmente o de brincar, retratado neste trabalho, influenciando, formando opiniões e propagando a importância da eficácia deste cumprimento de lei dentro do meio social e escolar. O brincar expressa á forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e constrói o mundo á sua maneira. São também um espaço onde a criança pode expressar, de modo simbólico suas fantasias, seus desejos, medos, sentimento agressivos e os conhecimento que vai construindo, a partir das experiências que vivem. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e, para que elas brinquem, é suficiente que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação. A imaginação é um instrumento que permite as crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que poucos conhecem; é o meio que possuem para interagir com o universo dos adultos, universo que já exista quando elas nasceram e que somente poucos puderam compreender. Os espaços físicos das escolas que promovem a educação infantil devem ser apropriados para realização das brincadeiras. Os profissionais da educação infantil devem estar preparados para a uma pratica pedagógica inovadora que traga o brincar como forma lúdica de aprendizagem e desenvolvimento. No processo de aprendizagem é necessário que a criança esteja motivada para que se interesse por uma atividade. E essa motivação influência no seu processo de aprendizagem e na construção de ideias e convicções próprias, fazendo parte integrante de sua personalidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-21T15:21:30Z
2023-06-21T15:21:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57267
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673025377206272