Ludicidade e educação: a importância do brincar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Miriam Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57267
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do brincar na educação infantil. Apresentando as aplicações dos direitos estabelecidos por lei que asseguram o direito ao gozo da liberdade às crianças, essencialmente, ao de brincar, apresentando conceitos essenciais quanto à importância da brincadeira na educação infantil, compreendendo a desvalorização do brincar pela família no século XXI, destacando o espaço escolar como o mais apropriado para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Através dos tempos, muitos autores argumentaram e defenderam os direitos da criança, principalmente o de brincar, retratado neste trabalho, influenciando, formando opiniões e propagando a importância da eficácia deste cumprimento de lei dentro do meio social e escolar. O brincar expressa á forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e constrói o mundo á sua maneira. São também um espaço onde a criança pode expressar, de modo simbólico suas fantasias, seus desejos, medos, sentimento agressivos e os conhecimento que vai construindo, a partir das experiências que vivem. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e, para que elas brinquem, é suficiente que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação. A imaginação é um instrumento que permite as crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que poucos conhecem; é o meio que possuem para interagir com o universo dos adultos, universo que já exista quando elas nasceram e que somente poucos puderam compreender. Os espaços físicos das escolas que promovem a educação infantil devem ser apropriados para realização das brincadeiras. Os profissionais da educação infantil devem estar preparados para a uma pratica pedagógica inovadora que traga o brincar como forma lúdica de aprendizagem e desenvolvimento. No processo de aprendizagem é necessário que a criança esteja motivada para que se interesse por uma atividade. E essa motivação influência no seu processo de aprendizagem e na construção de ideias e convicções próprias, fazendo parte integrante de sua personalidade.
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O brincar expressa á forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e constrói o mundo á sua maneira. São também um espaço onde a criança pode expressar, de modo simbólico suas fantasias, seus desejos, medos, sentimento agressivos e os conhecimento que vai construindo, a partir das experiências que vivem. Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e, para que elas brinquem, é suficiente que não sejam impedidas de exercitar sua imaginação. A imaginação é um instrumento que permite as crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que poucos conhecem; é o meio que possuem para interagir com o universo dos adultos, universo que já exista quando elas nasceram e que somente poucos puderam compreender. Os espaços físicos das escolas que promovem a educação infantil devem ser apropriados para realização das brincadeiras. 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