O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420 |
Resumo: | Este artigo analisa a importância da comunicação para um atendimento de qualidade, prestado pelo Secretário Executivo, evidenciando que a comunicação eficiente, junto ao bom atendimento constitui-se na satisfação do público, além de contribuir para o crescimento do profissional de secretariado. Analisando e compreendendo como o bom atendimento junto com a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento eficaz da instituição. Foram realizados questionamentos aos colaboradores da instituição UFPB-Campus IV - Rio Tinto-PB, para a produção da análise do conteúdo. Os resultados dessa pesquisa apontam que um atendimento eficiente influencia direta e indiretamente nas habilidades do secretário, cumprindo de forma eficaz o objetivo de oferecer conclusões acerca da análise dos efeitos das habilidades do profissional de secretariado como agente facilitador no atendimento ao público. Sendo assim, é possível definir a harmonização de ambos na pesquisa, considerando que uma grande parte dos respondentes apresenta uma visão ampla sobre determinadas situações, bem como a qualidade do atendimento prestado pelo secretário, tendo total comprometimento com o público. |
id |
UFPB-2_b34f0de3db6c4e840f7068dccd6c7cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/28420 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-09-14T17:43:10Z2023-09-14T17:43:10Z2019-04-30https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420Este artigo analisa a importância da comunicação para um atendimento de qualidade, prestado pelo Secretário Executivo, evidenciando que a comunicação eficiente, junto ao bom atendimento constitui-se na satisfação do público, além de contribuir para o crescimento do profissional de secretariado. Analisando e compreendendo como o bom atendimento junto com a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento eficaz da instituição. Foram realizados questionamentos aos colaboradores da instituição UFPB-Campus IV - Rio Tinto-PB, para a produção da análise do conteúdo. Os resultados dessa pesquisa apontam que um atendimento eficiente influencia direta e indiretamente nas habilidades do secretário, cumprindo de forma eficaz o objetivo de oferecer conclusões acerca da análise dos efeitos das habilidades do profissional de secretariado como agente facilitador no atendimento ao público. Sendo assim, é possível definir a harmonização de ambos na pesquisa, considerando que uma grande parte dos respondentes apresenta uma visão ampla sobre determinadas situações, bem como a qualidade do atendimento prestado pelo secretário, tendo total comprometimento com o público.This article analyzes the importance of communication for a quality service, provided by the Executive Secretary, showing that efficient communication, together with good service, constitutes the satisfaction of the public, in addition to contributing to the growth of the secretarial professional. Analyzing and understanding how good care together with communication is a fundamental tool for the effective development of the institution. Inquiries were made to the employees at the UFPB-Campus IV-Rio Tinto-PB, for the production of content analysis. The results of this research indicate that an efficient attendance directly and indirectly influences the abilities of the Secretary, effectively fulfilling the objective of offering conclusions about the analysis of the effects of the skills of the Secretariat professional as facilitating agent in the service to the public. It is possible to define the harmonization of both in the research, considering that a large part of the respondents presents a broad view on certain situations, as well as the quality of the care provided by the Secretary, and full commitment to the public.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-14T17:42:59Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCristinadaSilva__TCC.pdf: 666375 bytes, checksum: 28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14 (MD5) AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf: 710177 bytes, checksum: b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc (MD5)Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-14T17:43:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCristinadaSilva__TCC.pdf: 666375 bytes, checksum: 28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14 (MD5) AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf: 710177 bytes, checksum: b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-14T17:43:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCristinadaSilva__TCC.pdf: 666375 bytes, checksum: 28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14 (MD5) AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf: 710177 bytes, checksum: b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc (MD5) Previous issue date: 2019-04-30porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilTrabalho de conclusão de cursoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVOAtendimentoComunicaçãoExecutivoQualidadeSecretariadoO Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSilva, Aline Cristina dareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTAlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txtAlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain30913https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/5/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txt0a34a39ff5ba6c7b367af7f9e1060beaMD55AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txtAlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/6/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/4/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALAlineCristinadaSilva__TCC.pdfAlineCristinadaSilva__TCC.pdfTCCapplication/pdf666375https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/1/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14MD51AlineCristinadaSilva__TERMO.pdfAlineCristinadaSilva__TERMO.pdfTERMOapplication/pdf710177https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/2/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdfb4823997fd5454be61383c6d6b0066bcMD52123456789/284202023-09-15 03:04:38.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV |
title |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV |
spellingShingle |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV Silva, Aline Cristina da CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO Atendimento Comunicação Executivo Qualidade Secretariado |
title_short |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV |
title_full |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV |
title_fullStr |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV |
title_full_unstemmed |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV |
title_sort |
O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV |
author |
Silva, Aline Cristina da |
author_facet |
Silva, Aline Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Cristina da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
topic |
CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO Atendimento Comunicação Executivo Qualidade Secretariado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Comunicação Executivo Qualidade Secretariado |
description |
Este artigo analisa a importância da comunicação para um atendimento de qualidade, prestado pelo Secretário Executivo, evidenciando que a comunicação eficiente, junto ao bom atendimento constitui-se na satisfação do público, além de contribuir para o crescimento do profissional de secretariado. Analisando e compreendendo como o bom atendimento junto com a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento eficaz da instituição. Foram realizados questionamentos aos colaboradores da instituição UFPB-Campus IV - Rio Tinto-PB, para a produção da análise do conteúdo. Os resultados dessa pesquisa apontam que um atendimento eficiente influencia direta e indiretamente nas habilidades do secretário, cumprindo de forma eficaz o objetivo de oferecer conclusões acerca da análise dos efeitos das habilidades do profissional de secretariado como agente facilitador no atendimento ao público. Sendo assim, é possível definir a harmonização de ambos na pesquisa, considerando que uma grande parte dos respondentes apresenta uma visão ampla sobre determinadas situações, bem como a qualidade do atendimento prestado pelo secretário, tendo total comprometimento com o público. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-14T17:43:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-14T17:43:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalho de conclusão de curso |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/5/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/6/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/4/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/3/license_rdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/1/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/2/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a34a39ff5ba6c7b367af7f9e1060bea 68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14 b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562309123637248 |