O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Cristina da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420
Resumo: Este artigo analisa a importância da comunicação para um atendimento de qualidade, prestado pelo Secretário Executivo, evidenciando que a comunicação eficiente, junto ao bom atendimento constitui-se na satisfação do público, além de contribuir para o crescimento do profissional de secretariado. Analisando e compreendendo como o bom atendimento junto com a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento eficaz da instituição. Foram realizados questionamentos aos colaboradores da instituição UFPB-Campus IV - Rio Tinto-PB, para a produção da análise do conteúdo. Os resultados dessa pesquisa apontam que um atendimento eficiente influencia direta e indiretamente nas habilidades do secretário, cumprindo de forma eficaz o objetivo de oferecer conclusões acerca da análise dos efeitos das habilidades do profissional de secretariado como agente facilitador no atendimento ao público. Sendo assim, é possível definir a harmonização de ambos na pesquisa, considerando que uma grande parte dos respondentes apresenta uma visão ampla sobre determinadas situações, bem como a qualidade do atendimento prestado pelo secretário, tendo total comprometimento com o público.
id UFPB-2_b34f0de3db6c4e840f7068dccd6c7cd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/28420
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-09-14T17:43:10Z2023-09-14T17:43:10Z2019-04-30https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420Este artigo analisa a importância da comunicação para um atendimento de qualidade, prestado pelo Secretário Executivo, evidenciando que a comunicação eficiente, junto ao bom atendimento constitui-se na satisfação do público, além de contribuir para o crescimento do profissional de secretariado. Analisando e compreendendo como o bom atendimento junto com a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento eficaz da instituição. Foram realizados questionamentos aos colaboradores da instituição UFPB-Campus IV - Rio Tinto-PB, para a produção da análise do conteúdo. Os resultados dessa pesquisa apontam que um atendimento eficiente influencia direta e indiretamente nas habilidades do secretário, cumprindo de forma eficaz o objetivo de oferecer conclusões acerca da análise dos efeitos das habilidades do profissional de secretariado como agente facilitador no atendimento ao público. Sendo assim, é possível definir a harmonização de ambos na pesquisa, considerando que uma grande parte dos respondentes apresenta uma visão ampla sobre determinadas situações, bem como a qualidade do atendimento prestado pelo secretário, tendo total comprometimento com o público.This article analyzes the importance of communication for a quality service, provided by the Executive Secretary, showing that efficient communication, together with good service, constitutes the satisfaction of the public, in addition to contributing to the growth of the secretarial professional. Analyzing and understanding how good care together with communication is a fundamental tool for the effective development of the institution. Inquiries were made to the employees at the UFPB-Campus IV-Rio Tinto-PB, for the production of content analysis. The results of this research indicate that an efficient attendance directly and indirectly influences the abilities of the Secretary, effectively fulfilling the objective of offering conclusions about the analysis of the effects of the skills of the Secretariat professional as facilitating agent in the service to the public. It is possible to define the harmonization of both in the research, considering that a large part of the respondents presents a broad view on certain situations, as well as the quality of the care provided by the Secretary, and full commitment to the public.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-14T17:42:59Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCristinadaSilva__TCC.pdf: 666375 bytes, checksum: 28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14 (MD5) AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf: 710177 bytes, checksum: b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc (MD5)Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-09-14T17:43:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCristinadaSilva__TCC.pdf: 666375 bytes, checksum: 28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14 (MD5) AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf: 710177 bytes, checksum: b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-14T17:43:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineCristinadaSilva__TCC.pdf: 666375 bytes, checksum: 28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14 (MD5) AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf: 710177 bytes, checksum: b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc (MD5) Previous issue date: 2019-04-30porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilTrabalho de conclusão de cursoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVOAtendimentoComunicaçãoExecutivoQualidadeSecretariadoO Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSilva, Aline Cristina dareponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTAlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txtAlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain30913https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/5/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txt0a34a39ff5ba6c7b367af7f9e1060beaMD55AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txtAlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/6/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/4/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/3/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD53ORIGINALAlineCristinadaSilva__TCC.pdfAlineCristinadaSilva__TCC.pdfTCCapplication/pdf666375https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/1/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14MD51AlineCristinadaSilva__TERMO.pdfAlineCristinadaSilva__TERMO.pdfTERMOapplication/pdf710177https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/2/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdfb4823997fd5454be61383c6d6b0066bcMD52123456789/284202023-09-15 03:04:38.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
title O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
spellingShingle O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
Silva, Aline Cristina da
CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Atendimento
Comunicação
Executivo
Qualidade
Secretariado
title_short O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
title_full O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
title_fullStr O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
title_full_unstemmed O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
title_sort O Secretário Executivo como agente facilitador no atendimento ao público: um estudo na universidade federal da Paraíba – campus IV
author Silva, Aline Cristina da
author_facet Silva, Aline Cristina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Cristina da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
topic CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Atendimento
Comunicação
Executivo
Qualidade
Secretariado
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento
Comunicação
Executivo
Qualidade
Secretariado
description Este artigo analisa a importância da comunicação para um atendimento de qualidade, prestado pelo Secretário Executivo, evidenciando que a comunicação eficiente, junto ao bom atendimento constitui-se na satisfação do público, além de contribuir para o crescimento do profissional de secretariado. Analisando e compreendendo como o bom atendimento junto com a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento eficaz da instituição. Foram realizados questionamentos aos colaboradores da instituição UFPB-Campus IV - Rio Tinto-PB, para a produção da análise do conteúdo. Os resultados dessa pesquisa apontam que um atendimento eficiente influencia direta e indiretamente nas habilidades do secretário, cumprindo de forma eficaz o objetivo de oferecer conclusões acerca da análise dos efeitos das habilidades do profissional de secretariado como agente facilitador no atendimento ao público. Sendo assim, é possível definir a harmonização de ambos na pesquisa, considerando que uma grande parte dos respondentes apresenta uma visão ampla sobre determinadas situações, bem como a qualidade do atendimento prestado pelo secretário, tendo total comprometimento com o público.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-14T17:43:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-14T17:43:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalho de conclusão de curso
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/5/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/6/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/4/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/3/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/1/AlineCristinadaSilva__TCC.pdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/28420/2/AlineCristinadaSilva__TERMO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a34a39ff5ba6c7b367af7f9e1060bea
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
28762c6f07214cb8292f390a9adb7c14
b4823997fd5454be61383c6d6b0066bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562309123637248