Estratégias socioeducativas das telenovelas em tempos de convergência: uma análise da narrativa de gênero e sexualidade na esfera ficcional de A Força do Querer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Flávio Júnior Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26095
Resumo: As reconfigurações que vêm atualizando as mídias ao longo dos anos provocam adaptações em diversos segmentos midiáticos, a exemplo da teledramaturgia, que tem na telenovela o seu maior e mais consumido produto de ficção seriada no Brasil. Este trabalho tem como objetivo geral entender como foram desenvolvidas as ações socioeducativas relacionadas à transição de gênero da personagem Ivana/Ivan geradas tanto em programas de entretenimento e jornalismo da emissora quanto nos perfis oficiais da Rede Globo nas redes sociais digitais, a partir do universo da ficção de A Força do Querer (2017), da autora Glória Perez. A pesquisa considera a lógica da cultura da participação, que molda as formas de emissão e recepção na era da convergência. Para tanto, se propôs realizar uma pesquisa qualitativa, exploratória, com revisão bibliográfica, destacando-se autores como Henry Jenkins (2006; 2008), Yvana Fechine (2011; 2013; 2014), Maria Immacolata V. Lopes (2009; 2011; 2015; 2019) e pesquisadores da Rede Obitel Brasil, braço brasileiro de pesquisadores do Obitel (Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva), entre outros. Nesta perspectiva, foram mapeados os programas televisivos e os perfis oficiais da emissora e da autora de A Força do Querer para compreender as estratégias utilizadas. Ao tratar de ações socioeducativas na teledramaturgia de A Força do Querer, tanto em espaços tradicionais como também nos ambientes on-line, constatamos que a convergência midiática propiciou uma cultura colaborativa que se entrelaça com as estratégias de marketing propostas pela emissora.
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Para tanto, se propôs realizar uma pesquisa qualitativa, exploratória, com revisão bibliográfica, destacando-se autores como Henry Jenkins (2006; 2008), Yvana Fechine (2011; 2013; 2014), Maria Immacolata V. Lopes (2009; 2011; 2015; 2019) e pesquisadores da Rede Obitel Brasil, braço brasileiro de pesquisadores do Obitel (Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva), entre outros. Nesta perspectiva, foram mapeados os programas televisivos e os perfis oficiais da emissora e da autora de A Força do Querer para compreender as estratégias utilizadas. Ao tratar de ações socioeducativas na teledramaturgia de A Força do Querer, tanto em espaços tradicionais como também nos ambientes on-line, constatamos que a convergência midiática propiciou uma cultura colaborativa que se entrelaça com as estratégias de marketing propostas pela emissora.The reconfigurations that have been updating the media over the years have caused adaptations in several media segments, such as television dramaturgy, which has in the soap opera its largest and most consumed product of serial fiction in Brazil. The general objective of this work is to understand how the socio-educational actions related to the gender transition of the character Ivana/Ivan that have taken place both in entertainment shows and news programs and in the official profiles of Rede Globo in digital social networks, from the fictional universe of A Força do Querer (The will power) (2017), by Glória Perez. The research considers the logic of the culture of participation that shapes forms of emission and reception in the era of convergence. For that, it proposes a qualitative, exploratory review, with bibliographic review, highlighting authors such as Henry Jenkins (2006; 2008), Yvana Fechine (2011; 2013; 2014), Maria Immacolata V. Lopes (2009; 2011; 2015; 2019) and researchers from Rede Obitel Brasil, the Brazilian branch of Obitel researchers (Ibero-American Observatory of Television Fiction), among others. When dealing with socio-educational actions in the television dramaturgy of A Força do Querer, both in traditional spaces as well as in on-line environments, we find that the media convergence has fostered a collaborative culture that is intertwined with the marketing strategies proposed by the broadcaster.Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-26T10:04:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FlávioJúniorFreitasFerreira_Dissert.pdf: 1967847 bytes, checksum: 90b01c0aaec615a9d20d770dc9b292ed (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2023-01-31T19:52:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FlávioJúniorFreitasFerreira_Dissert.pdf: 1967847 bytes, checksum: 90b01c0aaec615a9d20d770dc9b292ed (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-31T19:52:11Z (GMT). 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