Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rebeca Lira Cavalcanti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31815
Resumo: A geração Z mobile foi a primeira a nascer já inserida no universo digital e isto os afetou em diversos aspectos. Os jovens pertencentes a esta geração dedicam grande parte do seu dia ao ambiente virtual, estando sempre conectados por meio dos seus dispositivos móveis. Dentro deste universo, os jovens podem desempenhar 2 papéis: produtores e consumidores de conteúdo. Como produtores de conteúdo destacam-se os influenciadores digitais. Neste contexto, este estudo buscou compreender a influência causada pelos conteúdos compartilhados pelas celebridades digitais e o tipo de compra gerado como produto desta influência, principalmente quando foca-se entre os jovens gen Z. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre o uso de dispositivos móveis, o consumo de conteúdo de influenciadores digitais e o consumo impulsivo na geração Z mobile. Foi realizada a pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, através de entrevistas semi estruturadas. Os participantes da pesquisa foram indivíduos nascidos entre 1991 e 2010, pertencentes, portanto, à geração Z. Assim, foram entrevistados 21 adolescentes e jovens que possuem dispositivos móveis, bem como, tem perfil nas redes sociais virtuais. As entrevistas foram realizadas de maneira online via chamada de vídeo, por meio da plataforma Zoom. Além disso, foi utilizada a técnica de amostragem snowball. No que se refere a análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo, tendo como base as três fases estabelecidas por Bardin. Entre os achados da pesquisa, salienta-se a relevância dos celulares com destaque as redes sociais virtuais, ambiente digital onde despendem mais tempo conectados, e o conteúdo de influenciadores. Através dos resultados obtidos, se objetiva fornecer ferramentas para se desenvolverem ações que revertam este consumo por impulso em um consumo com planejamento, minimizando as consequências negativas envolvidas. Ao refletir sobre os impactos que esta pesquisa trará, é possível considerar implicações em diversos âmbitos, incluindo pautas que englobam assuntos significativos como saúde financeira, saúde mental afetando o bem-estar dos indivíduos, materialismo, vulnerabilidade, economia e etc.
id UFPB-2_bc9c511c357edfe0b50a54e1b7e623c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/31815
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str 2546
spelling 2024-09-11T12:01:42Z2024-02-062024-09-11T12:01:42Z2023-02-13https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31815A geração Z mobile foi a primeira a nascer já inserida no universo digital e isto os afetou em diversos aspectos. Os jovens pertencentes a esta geração dedicam grande parte do seu dia ao ambiente virtual, estando sempre conectados por meio dos seus dispositivos móveis. Dentro deste universo, os jovens podem desempenhar 2 papéis: produtores e consumidores de conteúdo. Como produtores de conteúdo destacam-se os influenciadores digitais. Neste contexto, este estudo buscou compreender a influência causada pelos conteúdos compartilhados pelas celebridades digitais e o tipo de compra gerado como produto desta influência, principalmente quando foca-se entre os jovens gen Z. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre o uso de dispositivos móveis, o consumo de conteúdo de influenciadores digitais e o consumo impulsivo na geração Z mobile. Foi realizada a pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, através de entrevistas semi estruturadas. Os participantes da pesquisa foram indivíduos nascidos entre 1991 e 2010, pertencentes, portanto, à geração Z. Assim, foram entrevistados 21 adolescentes e jovens que possuem dispositivos móveis, bem como, tem perfil nas redes sociais virtuais. As entrevistas foram realizadas de maneira online via chamada de vídeo, por meio da plataforma Zoom. Além disso, foi utilizada a técnica de amostragem snowball. No que se refere a análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo, tendo como base as três fases estabelecidas por Bardin. Entre os achados da pesquisa, salienta-se a relevância dos celulares com destaque as redes sociais virtuais, ambiente digital onde despendem mais tempo conectados, e o conteúdo de influenciadores. Através dos resultados obtidos, se objetiva fornecer ferramentas para se desenvolverem ações que revertam este consumo por impulso em um consumo com planejamento, minimizando as consequências negativas envolvidas. Ao refletir sobre os impactos que esta pesquisa trará, é possível considerar implicações em diversos âmbitos, incluindo pautas que englobam assuntos significativos como saúde financeira, saúde mental afetando o bem-estar dos indivíduos, materialismo, vulnerabilidade, economia e etc.Generation Z mobile was the first to be born already inserted in the digital universe and this affected them in several ways. Young people belonging to this generation dedicates a large part of their day to the virtual environment, being always connected through their mobile devices. Within this universe, young people can play 2 roles: producers and consumers of content. As content producers, digital influencers stand out. In this context, this study sought to understand the influence caused by the content shared by digital celebrities and the type of purchase generated as a result of this influence, especially when focusing on Gen Z. Thus, the present research aimed to understand the relationship between the use of mobile devices, the consumption of content from digital influencers and impulsive consumption in mobile generation Z. The research was carried out with an exploratory qualitative approach, through semi-structured interviews. The research participants were individuals born between 1991 and 2010, therefore belonging to generation Z. Thus, 21 adolescents and young people who have mobile devices, as well as profiles on virtual social networks, were interviewed. The interviews were carried out online via video call, through the Zoom platform. In addition, the snowball sampling technique was used. With regard to data analysis, content analysis was performed, based on the three phases established by Bardin. Among the research findings, the relevance of cell phones stands out, with emphasis on virtual social networks, the digital environment where they spend more time connected, and the content of digital influencers. Through the results obtained, the objective is to provide tools to develop actions that revert this consumption by impulse in a consumption with planning, minimizing the negative consequences involved. When reflecting on the impacts that this research will bring, it is possible to consider implications in different areas, including guidelines that encompass significant issues such as financial health, mental health affecting the well-being of individuals, materialism, vulnerability, economy, etc.Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-09-11T12:01:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf: 1080788 bytes, checksum: 36e06178da89a2621c4ad4c9dafa03b4 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-11T12:01:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf: 1080788 bytes, checksum: 36e06178da89a2621c4ad4c9dafa03b4 (MD5) Previous issue date: 2023-02-13Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)porUniversidade Federal da ParaíbaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFPBBrasilAdministraçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOGeração Z mobileInfluência digitalConsumo impulsivoGeneration Z mobileDigital influenceImpulsive consumptionConsumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBaldanza, Renata Franciscohttp://lattes.cnpq.br/414682513430935006394415480http://lattes.cnpq.br/4643211063556626Gomes, Rebeca Lira Cavalcantireponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTRebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf.txtRebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf.txtExtracted texttext/plain315382https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/4/RebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf.txteb102eb460c1dbbb82582e64c66f9450MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALRebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdfRebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdfapplication/pdf1080788https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/1/RebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf36e06178da89a2621c4ad4c9dafa03b4MD51123456789/318152024-09-12 03:05:44.011oai:repositorio.ufpb.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpb.br/oai/requestdiretoria@ufpb.bropendoar:25462024-09-12T06:05:44Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
title Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
spellingShingle Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
Gomes, Rebeca Lira Cavalcanti
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Geração Z mobile
Influência digital
Consumo impulsivo
Generation Z mobile
Digital influence
Impulsive consumption
title_short Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
title_full Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
title_fullStr Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
title_full_unstemmed Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
title_sort Consumo impulsivo na geração Z mobile: um olhar relacional
author Gomes, Rebeca Lira Cavalcanti
author_facet Gomes, Rebeca Lira Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baldanza, Renata Francisco
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4146825134309350
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 06394415480
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4643211063556626
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rebeca Lira Cavalcanti
contributor_str_mv Baldanza, Renata Francisco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Geração Z mobile
Influência digital
Consumo impulsivo
Generation Z mobile
Digital influence
Impulsive consumption
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Z mobile
Influência digital
Consumo impulsivo
Generation Z mobile
Digital influence
Impulsive consumption
description A geração Z mobile foi a primeira a nascer já inserida no universo digital e isto os afetou em diversos aspectos. Os jovens pertencentes a esta geração dedicam grande parte do seu dia ao ambiente virtual, estando sempre conectados por meio dos seus dispositivos móveis. Dentro deste universo, os jovens podem desempenhar 2 papéis: produtores e consumidores de conteúdo. Como produtores de conteúdo destacam-se os influenciadores digitais. Neste contexto, este estudo buscou compreender a influência causada pelos conteúdos compartilhados pelas celebridades digitais e o tipo de compra gerado como produto desta influência, principalmente quando foca-se entre os jovens gen Z. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre o uso de dispositivos móveis, o consumo de conteúdo de influenciadores digitais e o consumo impulsivo na geração Z mobile. Foi realizada a pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, através de entrevistas semi estruturadas. Os participantes da pesquisa foram indivíduos nascidos entre 1991 e 2010, pertencentes, portanto, à geração Z. Assim, foram entrevistados 21 adolescentes e jovens que possuem dispositivos móveis, bem como, tem perfil nas redes sociais virtuais. As entrevistas foram realizadas de maneira online via chamada de vídeo, por meio da plataforma Zoom. Além disso, foi utilizada a técnica de amostragem snowball. No que se refere a análise de dados, foi realizada a análise de conteúdo, tendo como base as três fases estabelecidas por Bardin. Entre os achados da pesquisa, salienta-se a relevância dos celulares com destaque as redes sociais virtuais, ambiente digital onde despendem mais tempo conectados, e o conteúdo de influenciadores. Através dos resultados obtidos, se objetiva fornecer ferramentas para se desenvolverem ações que revertam este consumo por impulso em um consumo com planejamento, minimizando as consequências negativas envolvidas. Ao refletir sobre os impactos que esta pesquisa trará, é possível considerar implicações em diversos âmbitos, incluindo pautas que englobam assuntos significativos como saúde financeira, saúde mental afetando o bem-estar dos indivíduos, materialismo, vulnerabilidade, economia e etc.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-11T12:01:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-06
2024-09-11T12:01:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31815
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/4/RebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/31815/1/RebecaLiraCavalcantiGomes_Dissert.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb102eb460c1dbbb82582e64c66f9450
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
36e06178da89a2621c4ad4c9dafa03b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br
_version_ 1815449124894408704