Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Inês Branco de Paiva de Jesus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24348
Resumo: O tema desta dissertação permite averiguar qual é a perceção que existe na geração Z sobre a compra de roupa sustentável, os seus padrões de consumo e as principais barreiras existentes para o desenvolvimento sustentável na indústria da roupa. Esta geração é considerada a geração do digital, onde o poder das redes sociais e das denominadas influencers traz pressão social inerente aos seus estilos de vida, sobretudo no que toca à compra de roupa, existindo ainda desafios que determinam o gap evidente entre a atitude e intenção de compra. Estes jovens não têm um poder de compra avultado e têm pouca facilidade em encontrarem lojas de roupa sustentável, remetendo-os quase sempre para as lojas de fast fashion. Os nossos objetivos da investigação passam por compreender, de forma generalizada, de que forma os jovens da geração Z se percecionam enquanto consumidores sustentáveis na indústria da roupa e quais os principais entraves que levam à existência do gap mencionado anteriormente. Foi desenvolvido um estudo qualitativo de natureza exploratória (focus groups) que permitiu apurar a perceção desta geração face à temática em estudo. Os resultados revelam que de facto esta geração apresenta uma consciencialização desta temática. No entanto é influenciada, de forma significativa, através das redes sociais no que toca aos seus padrões de consumo. Assim, esta geração apresenta características que potenciam sua suscetibilidade à compra de roupa sustentável, mas, para que tal aconteça, é ainda preciso que sejam tomadas muitas ações por parte das empresas/marcas que potenciem o consumo da roupa sustentável.
id RCAP_6c93977eed00a311c2bdfca276cd321d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24348
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?Geração ZSustentabilidade -- SustainabilityÉtica -- EthicsComportamento do consumidor -- Consumer behaviorGeração digitalInfluenciadores digitais -- - Digital influencersGeneration ZDigital generationO tema desta dissertação permite averiguar qual é a perceção que existe na geração Z sobre a compra de roupa sustentável, os seus padrões de consumo e as principais barreiras existentes para o desenvolvimento sustentável na indústria da roupa. Esta geração é considerada a geração do digital, onde o poder das redes sociais e das denominadas influencers traz pressão social inerente aos seus estilos de vida, sobretudo no que toca à compra de roupa, existindo ainda desafios que determinam o gap evidente entre a atitude e intenção de compra. Estes jovens não têm um poder de compra avultado e têm pouca facilidade em encontrarem lojas de roupa sustentável, remetendo-os quase sempre para as lojas de fast fashion. Os nossos objetivos da investigação passam por compreender, de forma generalizada, de que forma os jovens da geração Z se percecionam enquanto consumidores sustentáveis na indústria da roupa e quais os principais entraves que levam à existência do gap mencionado anteriormente. Foi desenvolvido um estudo qualitativo de natureza exploratória (focus groups) que permitiu apurar a perceção desta geração face à temática em estudo. Os resultados revelam que de facto esta geração apresenta uma consciencialização desta temática. No entanto é influenciada, de forma significativa, através das redes sociais no que toca aos seus padrões de consumo. Assim, esta geração apresenta características que potenciam sua suscetibilidade à compra de roupa sustentável, mas, para que tal aconteça, é ainda preciso que sejam tomadas muitas ações por parte das empresas/marcas que potenciem o consumo da roupa sustentável.The theme of this dissertation allows us to investigate the perception that exists in the Z generation about the purchase of sustainable clothing, their consumption patterns and the main existing barriers to sustainable development in the clothing industry. This generation is considered the digital generation, where the power of social networks and the so-called influencers bring inherent social pressure to their lifestyles, especially when it comes to buying clothes, and there are still challenges that determine the evident gap between purchase attitude and intention. These young people don't have a lot of purchasing power and find it difficult to find sustainable clothing stores, almost always referring them to fast fashion stores. Our research objectives are to understand, in a generalized way, how young people of generation Z perceive themselves as sustainable consumers in the clothing industry and what are the main barriers that lead to the existence of the gap mentioned above. A qualitative exploratory study was developed (focus groups) that allowed us to ascertain the perception of gen Zers regarding the topic under study. The results show that in fact this generation is aware of this issue. However, they are significantly influenced by social networks in terms of their consumption patterns. Thus, this generation presents characteristics that increase its susceptibility to buying sustainable clothing, but for that to happen, it is still necessary that many actions are taken by companies/brands that promote the consumption of sustainable clothing.2022-01-27T12:30:13Z2022-01-10T00:00:00Z2022-01-102021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24348TID:202888304porRodrigues, Inês Branco de Paiva de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:21.943049Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
title Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
spellingShingle Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
Rodrigues, Inês Branco de Paiva de Jesus
Geração Z
Sustentabilidade -- Sustainability
Ética -- Ethics
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Geração digital
Influenciadores digitais -- - Digital influencers
Generation Z
Digital generation
title_short Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
title_full Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
title_fullStr Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
title_full_unstemmed Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
title_sort Geração Z: uma geração de consumo sustentável na indústria da roupa?
author Rodrigues, Inês Branco de Paiva de Jesus
author_facet Rodrigues, Inês Branco de Paiva de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Inês Branco de Paiva de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Geração Z
Sustentabilidade -- Sustainability
Ética -- Ethics
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Geração digital
Influenciadores digitais -- - Digital influencers
Generation Z
Digital generation
topic Geração Z
Sustentabilidade -- Sustainability
Ética -- Ethics
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Geração digital
Influenciadores digitais -- - Digital influencers
Generation Z
Digital generation
description O tema desta dissertação permite averiguar qual é a perceção que existe na geração Z sobre a compra de roupa sustentável, os seus padrões de consumo e as principais barreiras existentes para o desenvolvimento sustentável na indústria da roupa. Esta geração é considerada a geração do digital, onde o poder das redes sociais e das denominadas influencers traz pressão social inerente aos seus estilos de vida, sobretudo no que toca à compra de roupa, existindo ainda desafios que determinam o gap evidente entre a atitude e intenção de compra. Estes jovens não têm um poder de compra avultado e têm pouca facilidade em encontrarem lojas de roupa sustentável, remetendo-os quase sempre para as lojas de fast fashion. Os nossos objetivos da investigação passam por compreender, de forma generalizada, de que forma os jovens da geração Z se percecionam enquanto consumidores sustentáveis na indústria da roupa e quais os principais entraves que levam à existência do gap mencionado anteriormente. Foi desenvolvido um estudo qualitativo de natureza exploratória (focus groups) que permitiu apurar a perceção desta geração face à temática em estudo. Os resultados revelam que de facto esta geração apresenta uma consciencialização desta temática. No entanto é influenciada, de forma significativa, através das redes sociais no que toca aos seus padrões de consumo. Assim, esta geração apresenta características que potenciam sua suscetibilidade à compra de roupa sustentável, mas, para que tal aconteça, é ainda preciso que sejam tomadas muitas ações por parte das empresas/marcas que potenciem o consumo da roupa sustentável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11
2022-01-27T12:30:13Z
2022-01-10T00:00:00Z
2022-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24348
TID:202888304
url http://hdl.handle.net/10071/24348
identifier_str_mv TID:202888304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134742349611008