Atitudes frente a mídia de tela: efeitos do uso problemático em comportamento pró-social de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Thayro Andrade
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32081
Resumo: Objetivou-se verificar o efeito da mídia de tela no desenvolvimento de comportamento pró-social em crianças. Para tanto, realizamos cinco Estudos, o primeiro Estudo realizou um levantamento bibliográfico para verificar evidências da relação entre mídias de tela e comportamento pró-social de crianças. Os achados indicaram o potencial da mídia de tela como uma variável capaz de estimular o comportamento pró-social, além do controle parental frente ao uso de telas. Concomitante constitui-se três Estudos psicométricos, (2) para desenvolver a Escala de Atitudes frente a Mídias de Telas para Crianças – EAMT-C, (3) a Escala de Atitudes frente a Mídias de Tela para Pais – EAMT-P, e (4) para validar a medida de Uso Problemático de Mídias de Tela e um último estudo de caráter correlacional (5) verificou o efeito de mediação do uso problemático da mídia de tela frente as atitudes e comportamento pró-social. O Estudo 2 foi composto por duas etapas, exploratória e confirmatória, ambas com média de 200 crianças prioritariamente do estado do Piauí, respondendo a EAMT-C e questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram uma estrutura psicométrica ajustada, tanto exploratória, quanto confirmatória, com quatro itens e potencial para medir atitudes frente a mídia de tela em crianças O Estudo 3 apresentou evidências psicométricas para uma medida unifatorial capaz de avaliar atitudes frente a mídias de tela em pais (ꞷ = 0,87). No Estudo 4 a PMUM passou por tradução e testagem. A PMUM foi administrada a 400 mães e pais de crianças (entre 5 e 12 anos) de todo o Brasil, divididos de forma equitativa em dois estudos, exploratório e confirmatório. Os resultados indicaram que a medida apresentou uma estrutura unifatorial semelhante a medida original, com nove itens e índices satisfatórios (ꞷ = 0,90). O quinto estudo utilizou-se de análise correlacionais para verificar a relação entre as variáveis, sendo possível confirmar que o uso problemático de mídias de tela tem efeito negativo na relação entre atitudes dos progenitores e os comportamentos pró-sociais das crianças. Por fim, evidenciou-se o impacto que as mídias de tela podem empenhar no cotidiano das crianças, estabelecendo as mídias como uma variável de grande relevância no desenvolvimento de comportamentos infantis.
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Concomitante constitui-se três Estudos psicométricos, (2) para desenvolver a Escala de Atitudes frente a Mídias de Telas para Crianças – EAMT-C, (3) a Escala de Atitudes frente a Mídias de Tela para Pais – EAMT-P, e (4) para validar a medida de Uso Problemático de Mídias de Tela e um último estudo de caráter correlacional (5) verificou o efeito de mediação do uso problemático da mídia de tela frente as atitudes e comportamento pró-social. O Estudo 2 foi composto por duas etapas, exploratória e confirmatória, ambas com média de 200 crianças prioritariamente do estado do Piauí, respondendo a EAMT-C e questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram uma estrutura psicométrica ajustada, tanto exploratória, quanto confirmatória, com quatro itens e potencial para medir atitudes frente a mídia de tela em crianças O Estudo 3 apresentou evidências psicométricas para uma medida unifatorial capaz de avaliar atitudes frente a mídias de tela em pais (ꞷ = 0,87). No Estudo 4 a PMUM passou por tradução e testagem. A PMUM foi administrada a 400 mães e pais de crianças (entre 5 e 12 anos) de todo o Brasil, divididos de forma equitativa em dois estudos, exploratório e confirmatório. Os resultados indicaram que a medida apresentou uma estrutura unifatorial semelhante a medida original, com nove itens e índices satisfatórios (ꞷ = 0,90). O quinto estudo utilizou-se de análise correlacionais para verificar a relação entre as variáveis, sendo possível confirmar que o uso problemático de mídias de tela tem efeito negativo na relação entre atitudes dos progenitores e os comportamentos pró-sociais das crianças. Por fim, evidenciou-se o impacto que as mídias de tela podem empenhar no cotidiano das crianças, estabelecendo as mídias como uma variável de grande relevância no desenvolvimento de comportamentos infantis.The objective was to verify the effect of screen media on the development of pro-social behavior in children. To this end, we conducted five studies. The first study carried out a bibliographic survey to verify evidence of the relationship between screen media and pro-social behavior in children. The findings indicated the potential of screen media as a variable capable of stimulating prosocial behavior, in addition to parental control over screen use. Concomitantly, three psychometric studies were carried out, (2) to develop the Attitudes towards Screen Media Scale for Children - EAMT-C, (3) the Attitudes towards Screen Media Scale for Parents - EAMT-P, and (4) to validate the Problematic Use of Screen Media measure, and a final correlational study (5) verified the mediation effect of problematic use of screen media on attitudes and pro-social behavior. Study 2 consisted of two stages, exploratory and confirmatory, both with an average of 200 children, primarily from the state of Piauí, answering the EAMT-C and a sociodemographic questionnaire. The results indicated an adjusted psychometric structure, both exploratory and confirmatory, with four items and the potential to measure attitudes towards screen media in children. Study 3 presented psychometric evidence for a single-factor measure capable of assessing attitudes towards screen media in parents (ꞷ = 0.87). In Study 4, the PMUM was translated and tested. The PMUM was administered to 400 mothers and fathers of children (aged between 5 and 12) from all over Brazil, divided equally into two studies, exploratory and confirmatory. The results indicated that the measure had a single-factor structure similar to the original measure, with nine items and satisfactory indices (ꞷ = 0.90). The fifth study used correlational analysis to verify the relationship between the variables, confirming that problematic use of screen media has a negative effect on the relationship between parental attitudes and children's pro-social behavior. Finally, the impact that screen media can have on children's daily lives was highlighted, establishing media as a highly relevant variable in the development of children's behaviors.Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-10-04T11:58:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThayroAndradeCarvalho_Tese.pdf: 5738045 bytes, checksum: e4343fd63c8034e30033baea6c4a9701 (MD5)Made available in DSpace on 2024-10-04T11:58:45Z (GMT). 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