Impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piscioneri, Letícia Gabriela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17116
Resumo: O uso de mídias digitais é um fenômeno recente e muito comum no cotidiano familiar. As telas ou mídias digitais, têm se tornado companheiras frequentes das crianças na atualidade. O acesso a aparelhos se dá cada vez mais cedo na vida das crianças, os benefícios dessa conexão constante são inegáveis, mas, ao mesmo tempo, as pessoas têm pouco conhecimento científico sobre os impactos, tanto benéficos quanto maléficos desse uso, principalmente falando sobre o desenvolvimento infantil. O presente estudo tem como objetivo compreender dos impactos gerados pela inserção da tecnologia na vida da criança de 0 a 6 anos, com a intenção de possivelmente proporcionar um conhecimento maior sobre o uso destes aparatos. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de revisão de literatura quantitativa qualitativa de caráter exploratório, com base em artigos disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, realizou-se a busca pelos descritores: “tempo de tela”, “dispositivos digitais”, “computadores”, “tecnologia”, “mídia audiovisual” e “smartphones”, juntamente da palavra-chave: “uso de telas”, colocados nas bases de dados utilizando os conectivos “AND fonoaudiologia”, “AND desenvolvimento infantil” e “AND crianças”. Houve uma dificuldade em equiparar os resultados referentes ao tempo de exposição às telas, por conta das diferentes maneiras de examinar a quantidade de tempo. As consequências do uso de mídias mais levantadas por 9 dos estudos foram: impactos para habilidades sociais e emocionais, riscos ao sedentarismo por falta de atividades físicas e lúdicas, pior perfil de consumo alimentar, implicação na qualidade do sono e dependência progressiva ao uso de telas. Em 1 artigo esses fatores não foram avaliados e apenas 1 artigo seguiu as recomendações e apresentou resultados positivos. Portanto, é de extrema importância que as recomendações sobre o tempo adequado do uso de telas pelas crianças sejam seguidas, bem como, o uso deve ser supervisionado para garantir que o conteúdo acessado seja adequado e o tempo de tela de acordo com o previsto por órgãos como a Sociedade Brasileira de Pediatria.
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Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de revisão de literatura quantitativa qualitativa de caráter exploratório, com base em artigos disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, realizou-se a busca pelos descritores: “tempo de tela”, “dispositivos digitais”, “computadores”, “tecnologia”, “mídia audiovisual” e “smartphones”, juntamente da palavra-chave: “uso de telas”, colocados nas bases de dados utilizando os conectivos “AND fonoaudiologia”, “AND desenvolvimento infantil” e “AND crianças”. Houve uma dificuldade em equiparar os resultados referentes ao tempo de exposição às telas, por conta das diferentes maneiras de examinar a quantidade de tempo. As consequências do uso de mídias mais levantadas por 9 dos estudos foram: impactos para habilidades sociais e emocionais, riscos ao sedentarismo por falta de atividades físicas e lúdicas, pior perfil de consumo alimentar, implicação na qualidade do sono e dependência progressiva ao uso de telas. Em 1 artigo esses fatores não foram avaliados e apenas 1 artigo seguiu as recomendações e apresentou resultados positivos. Portanto, é de extrema importância que as recomendações sobre o tempo adequado do uso de telas pelas crianças sejam seguidas, bem como, o uso deve ser supervisionado para garantir que o conteúdo acessado seja adequado e o tempo de tela de acordo com o previsto por órgãos como a Sociedade Brasileira de Pediatria.The use of digital media is a recent and very common phenomenon in everyday family life. Screens or digital media have become frequent companions for children nowadays. Access to devices is happening at an increasingly early age in children's lives. The benefits of this constant connection are undeniable, but at the same time, people have little scientific knowledge about the impacts, both beneficial and harmful, of this usage, especially concerning child development. The present study aims to understand the impacts generated by the introduction of technology into the lives of children aged 0 to 6, with the intention of possibly providing greater knowledge about the use of these devices. As for the methodology, it is a qualitative-quantitative literature review study of an exploratory nature, based on articles available in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde databases. The search was conducted using the descriptors: "screen time," "digital devices," "computers," "technology," "audiovisual media," and "smartphones," along with the keyword "screen use," placed in the databases using the connectors "AND speech therapy," "AND child development," and "AND children." There was a difficulty in aligning the results regarding screen exposure time due to the different ways of examining the amount of time. The consequences of media use most frequently highlighted by 9 out of the studies were: impacts on social and emotional skills, risks of sedentary behavior due to lack of physical and playful activities, poorer dietary habits, implications for sleep quality, and progressive dependence on screen use. In 1 article, these factors were not evaluated, and only 1 article followed the recommendations and presented positive results. Therefore, it is of utmost importance that recommendations regarding the appropriate screen time for children be followed, and the use should be supervised to ensure that the accessed content is suitable and the screen time is in accordance with that advised by organizations such as the Brazilian Society of Pediatrics; the use of digital devices can be beneficial.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Brocchi, Beatriz ServilhaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Piscioneri, Letícia Gabriela2024-01-15T14:30:42Z2024-01-15T14:30:42Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17116NDporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-01-15T14:30:44Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17116Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-01-15T14:30:44Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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