Fruição entre telas: design audiovisual aplicado ao serviço de streaming Globoplay
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26881 |
Resumo: | Essa pesquisa tem o objetivo de identificar como as interfaces de streamings podem proporcionar formas de fruição audiovisual, utilizamos como objeto dessa pesquisa o Globoplay, que é um serviço derivado da principal produtora de conteúdo do Brasil, a TV Globo. Para isso, usamos o Design Audiovisual que é um modelo teórico conceitual desenvolvido pela intersecção entre as teorias da Interação Humano-Computador e Estudos de Mídia. Esse modelo é oportuno para realizar análises acerca do consumo de conteúdos mediante os usos das interfaces, apresentando diferentes focos para planejar estratégias em produtos e serviços audiovisuais. A metodologia deste trabalho foi realizada pela análise qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados o levantamento das condições das interfaces, as avaliações dos consumidores, as relações de interação com os contéudos, o mapeamento das informações disponíveis online sobre a grade de programação e o catálogo do serviço. Os resultados apontaram que os recursos oferecidos pelo Globoplay permitem a fruição em níveis básicos, por comentários e compartilhamentos. Entretanto, há relações de consumo entre o Globoplay e a TV Globo, sites dos programas televisivos e redes sociais digitais, que expandem a interação a outros níveis, embora essas interações nem sempre ocorrem de forma planejada. Concluímos esse trabalho apresentando oportunidades para a criação de recursos nas interfaces, atribuindo os domínios de interação ao indivíduo, possibilitando o planejamento dos conteúdos junto às formas de fruição audiovisual. |
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2023-05-09T14:37:54Z2020-09-172023-05-09T14:37:54Z2020-06-19https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26881Essa pesquisa tem o objetivo de identificar como as interfaces de streamings podem proporcionar formas de fruição audiovisual, utilizamos como objeto dessa pesquisa o Globoplay, que é um serviço derivado da principal produtora de conteúdo do Brasil, a TV Globo. Para isso, usamos o Design Audiovisual que é um modelo teórico conceitual desenvolvido pela intersecção entre as teorias da Interação Humano-Computador e Estudos de Mídia. Esse modelo é oportuno para realizar análises acerca do consumo de conteúdos mediante os usos das interfaces, apresentando diferentes focos para planejar estratégias em produtos e serviços audiovisuais. A metodologia deste trabalho foi realizada pela análise qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados o levantamento das condições das interfaces, as avaliações dos consumidores, as relações de interação com os contéudos, o mapeamento das informações disponíveis online sobre a grade de programação e o catálogo do serviço. Os resultados apontaram que os recursos oferecidos pelo Globoplay permitem a fruição em níveis básicos, por comentários e compartilhamentos. Entretanto, há relações de consumo entre o Globoplay e a TV Globo, sites dos programas televisivos e redes sociais digitais, que expandem a interação a outros níveis, embora essas interações nem sempre ocorrem de forma planejada. Concluímos esse trabalho apresentando oportunidades para a criação de recursos nas interfaces, atribuindo os domínios de interação ao indivíduo, possibilitando o planejamento dos conteúdos junto às formas de fruição audiovisual.This research aims to identify how the streaming interfaces can provide forms of audiovisual fruition, we use Globoplay as the object of this research, which is a service derived from the main content producer in Brazil, TV Globo. For this, we use Audiovisual Design, which is a conceptual theoretical model developed by the intersection between the theories of Human-Computer Interaction and Media Studies. This model is opportune to carry out analyzes about the consumption of content through the uses of the interfaces, presenting different focuses to plan strategies in audiovisual products and services. The methodology of this work was carried out by qualitative analysis, using as instruments of data collection the survey of the conditions of the interfaces, the evaluations of the consumers, the interaction relations with the contents, the mapping of the information available online about the programming grid and the service catalog. The results showed that the resources offered by Globoplay allow the fruition at basic levels, through comments and shares. However, there are consumer relations between Globoplay and TV Globo, websites of television programs and digital social networks, which expand the interaction to other levels, although these interactions do not always occur in a planned way. We concluded this work by presenting opportunities for the creation of resources on the interfaces, assigning the domains of interaction to the individual, enabling the planning of the contents together with the forms of audiovisual fruition.Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2023-05-09T14:37:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandaAzevedoSousa_Dissert.pdf: 2229601 bytes, checksum: 153065901a53a15319169068a5c5713e (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-09T14:37:54Z (GMT). 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