A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação que tem como objetivo promover a construção de valores sociais, conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente e consumo responsável, visto que o consumismo contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta, aumentando a Pegada Ecológica (PE) dos indivíduos. A PE é uma ferramenta de avaliação cuja a ideia básica é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, provocam um impacto sobre a Terra através dos recursos usados e desperdícios gerados. O instrumento utilizado na pesquisa para o cálculo da PE foi o desenvolvido pela WWF. A amostra consistiu 35 estudantes de um curso de práticas educativas para sustentabilidade promovido em 2014. O trabalho demostrou que este grupo precisa rever seus hábitos e adotar medidas que reduzam seus impactos no planeta, pois seriam necessários três planetas Terra caso todos os habitantes adotassem um estilo de vida semelhante ao dos entrevistados. |
id |
IFSP-2_cb95e72e94ecceaf3e69b16649d07394 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/54 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambientalCiências Agrárias; Educação Ambiental: Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para SustentabilidadeA Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação que tem como objetivo promover a construção de valores sociais, conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente e consumo responsável, visto que o consumismo contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta, aumentando a Pegada Ecológica (PE) dos indivíduos. A PE é uma ferramenta de avaliação cuja a ideia básica é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, provocam um impacto sobre a Terra através dos recursos usados e desperdícios gerados. O instrumento utilizado na pesquisa para o cálculo da PE foi o desenvolvido pela WWF. A amostra consistiu 35 estudantes de um curso de práticas educativas para sustentabilidade promovido em 2014. O trabalho demostrou que este grupo precisa rever seus hábitos e adotar medidas que reduzam seus impactos no planeta, pois seriam necessários três planetas Terra caso todos os habitantes adotassem um estilo de vida semelhante ao dos entrevistados.Revista Brasileira de Iniciação Científica2015-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 2 n. 2 (2015)2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54/435Facchini, Yara Maria Guisso de AndradeAguiar, Laís Vitória Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-13T15:18:26Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/54Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2017-06-13T15:18:26Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental |
title |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental |
spellingShingle |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade Ciências Agrárias; Educação Ambiental : Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para Sustentabilidade |
title_short |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental |
title_full |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental |
title_fullStr |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental |
title_full_unstemmed |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental |
title_sort |
A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental |
author |
Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade |
author_facet |
Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade Aguiar, Laís Vitória Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Laís Vitória Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade Aguiar, Laís Vitória Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Agrárias; Educação Ambiental : Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para Sustentabilidade |
topic |
Ciências Agrárias; Educação Ambiental : Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para Sustentabilidade |
description |
A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação que tem como objetivo promover a construção de valores sociais, conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente e consumo responsável, visto que o consumismo contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta, aumentando a Pegada Ecológica (PE) dos indivíduos. A PE é uma ferramenta de avaliação cuja a ideia básica é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, provocam um impacto sobre a Terra através dos recursos usados e desperdícios gerados. O instrumento utilizado na pesquisa para o cálculo da PE foi o desenvolvido pela WWF. A amostra consistiu 35 estudantes de um curso de práticas educativas para sustentabilidade promovido em 2014. O trabalho demostrou que este grupo precisa rever seus hábitos e adotar medidas que reduzam seus impactos no planeta, pois seriam necessários três planetas Terra caso todos os habitantes adotassem um estilo de vida semelhante ao dos entrevistados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54/435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 2 n. 2 (2015) 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129781425504256 |